BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sábado, 7 de novembro de 2009

O Turista Azarado


Bom dia, amigos visitantes do Caçador de Mistérios! Hoje pude conferir a frequência deste blog e fiquei muito honrado com a quantidade de visitas! Até o momento pude contar 40 visitantes. A cada dia aumenta mais a busca pela resposta ao desconhecido e isso tudo é graças a você, visitante! Em especial, quero agradecer ao amigo João Batista, de Ribeirão Preto/SP, que postou seu comentário na matéria do UFO da Itália. Muito obrigado, João! São pessoas como você que fazem os escritores de blog sonhar cada vez mais alto e se orgulhar de postar para o mundo ler! Continue postando e também coloque seu recado no Mural de Recados! Desejo que todos os visitantes também coloquem sua sugestão, crítica ou elogio, o blog é para vocês! Bem, vamos lá, que hoje tem foto polêmica na rede! Um turista azarado tirou uma foto no topo das Torres Gêmeas justo nos últimos momentos de existência! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

A foto que circula pela rede mostra os últimos momentos da vida de um turista que estava em uma das torres do World Trade Center.
Será real? Foto montagem?

Essa fotografia tornou-se um dos trotes mais famosos que circularam pelo mundo, depois dos ataques terroristas, em 11 de setembro, às Torres Gêmeas. A primeira vista, a foto parece real porém, ao se analisar mais a fundo todo o enredo da foto, percebem-se as falhas da fraude:
1 - Primeiro, observe o detalhe da data colocada na foto. Numa fotografia real, a data é "impressa" direto no papel fotográfico e, nesse caso, a data se sobressai do resto da figura, além de que, se aumentá-la, os números permanecerão nítidos;
2 - O dia 11 de Setembro estava ensolarado e esse tipo de roupa que ele estava usando é típico de se usar no inverno. Apesar de se fazer muito frio naquela altura;
3 - O horário de visitas ao deck de observações do World Trade Center funcionava das 9:30 até as 21:30, e o horário do primeiro impacto aconteceu as 8:47 hs;
4 - O avião possivelmente estava numa velocidade alta (entre 300 e 600 milhas por hora! Cada milha equivale a 1.609 metros. Nenhuma câmera é boa o bastante para conseguir capturar o avião e o turista naquele ângulo, sem se perder o foco;
5 - Ao se observar os prédios ao fundo, pode-se perceber que a foto foi tirada virada para o norte. Podemos, então presumir que o avião veio a se chocar pelo lado norte da torre. Sabemos também que um avião se chocou na Torre Sul pelo norte, mas essa torre não tem um parapeito para observação!
6 - Vamos supor que tudo isso seja verdade. Como que uma máquina fotográfica conseguiu resistir a todos os impactos e quedas e variações de temperaturas (é sabido que os negativos não suportam variações bruscas de temperatura)para serem distribuídas pela internet?
7 - Além disso, supondo que isso aconteceu, como os bombeiros conseguiram achar essa bendita câmera tão rápido?
8 - Ainda supondo que seja verdade: a pessoa que tirou a foto não iria se assustar e perder o foco (como qualquer reação humana) ao avistar o avião se aproximando da torre?
9 -Por fim não é que existe mesmo uma outra foto do avião na mesma posição (observe a foto abaixo)?

Mas, se a foto é falsa, quem é esse cara?

O comerciante brasileiro José Roberto Penteado, 41 anos (Campinas -SP), ficou muito famoso dizendo que foi ele o "modelo" para a foto. Isso rendeu-lhe até uma matéria na TV americana CNN e no Jornal da Globo!

Em pouco tempo José viu sua vida de pernas para o ar. Ele se reconheceu na fotomontagem do turista no topo do World Trade Center, minutos antes do choque do primeiro avião em 11 de setembro, brincadeira que foi parar em vários sites. Casado, com uma filha de 9 anos, ele nem se interessava por internet. Seu negócio é esporte, de esqui a motociclismo. Recorre a mantras e incenso para não ficar louco com o assédio. Ele prestou uma entrevista à revista "Gente" sobre o "Tourist Guy", como é chamado na rede. Confira a matéria abaixo:

Como começou a história?
"Recebi um e-mail com a tal foto e me reconheci nela. O e-mail foi se espalhando, até que sites como www.touristguy.com, www.touristofdeath.com e www.touristguybr.hpg.com.br foram criados. Trata-se de uma montagem".

O que você sentiu quando se reconheceu na montagem?
"Me senti violado. Não queria ser vinculado aos ataques. Só fiquei tranqüilo quando vi que os sites eram bem-humorados. Mas resolvi mostrar que o turista era eu e que estava vivo".

Você sabe quem fez a brincadeira?
"Tenho desconfiança de que foram alguns amigos, que ainda não confessaram, mas estão quase..."

O que mudou na sua vida?
"Muita coisa. Dei entrevistas, as pessoas me pedem autógrafo. Fui até chamado para fazer uma propaganda para a Volkswagen, que no fim foi cancelada. Minha vida virou uma loucura. Mas foi ótimo, porque acho que eu estava desacreditado por mim mesmo".

Além da famosa foto, também colocaram o suposto "turista" em diversas situações:

O que parecia um flagrante de alguns segundos antes de um avião se chocar com a torre em que ele estava era, na verdade, uma montagem muito bem feita. Era para ser uma foto de humor mas muita gente acreditou. É o caso de uma apresentadora brasileira (que eu não vou nem falar o nome!) que ficou horrorizada com essa imagem.

Acontece que o cara NÃO ERA O CARA!

Segundo o jornal Wired News, o verdadeiro turista azarado é um húngaro de 26 anos chamado Peter (ele não contou seu sobrenome aos repórteres). O maluco contou que, pouco depois dos acontecidos de 11 de setembro, ele se lembrou de uma fotografia sua (batida no topo de uma das torres, no dia 28 de novembro de 1997). Então, colou um avião nela e mandou para os amigos via e-mail. Em questão de dias sua cara ficou conhecida no mundo todo. Em pouco tempo, Peter foi transformado no Forrest Gump da internet, aparecendo do lado de figuras famosas como o Papa, o presidente dos EUA e presente no naufrágio do Titanic.

Vejamos aqui mais uma das brincadeiras com a fotografia:

Agora olhe a foto do brasileiro que se fez passar por "Tourist Guy"! Parece, não é?

O turista real é esse: Com vocês, Peter!!!


Você pode conferir mais fotos no site meio oficial do Waldo: www.touristofdeath.com
Turista Azarado: MENTIRA! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima!

Um comentário:

  1. ao menos não são aquelas pessoas que ficam vendo sinais na fumaça de fogo na torre.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative