BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

domingo, 22 de novembro de 2009

O Feitiço do Rá Tim Bum


Abram alas, internautas! Chegou a hora de desvendar os grandes segredos da internet! Hoje o Caçador de Mistérios vai invadir a sua casa!!! Como? Através do "PARABÉNS PRÁ VOCÊ". É isso mesmo! O alvo deste tema são aqueles inocentes e sinceros votos de felicidade cantados em uma melodia universal. Segundo informações que andam soltas pela internet e pararam nas bocas de muitos companheiros de trabalho, escola, igreja e vizinhança esse tal de "RÁ TIM BUM" seria na verdade maldições proferidas de quem canta! Você já ouviu essa história? Eu já! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Tenho ouvido falar há algum tempo acerca do RÁ TIM BUM cantando logo após o “parabéns prá você”. Essas histórias e e-mails falam acerca de um significado do tipo "está amaldiçoado"!

Leia o seguinte e-mail em sua forma original, sem correções gramaticais ou edições:

“RÁ-TIM-BUM
É uma palavra mágica usada pelos magos pérsias na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.
Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" pra alguém que está aniversariando. Mas até aqui tudo bem.
O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de ratimbum
(isso significa: eu amaldiçoo você) muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs.
Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno.
Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.
Deixo aqui o meu alerta a todos os que leem essa mensagem porque a obra do maligno é essa: festejar a ruína do homem.
Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora de TV (castelo ratimbum) que significa "castelo da maldição".
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoa-la? Irmãos tomemos muito cuidado. Passem isso adiante.
Que Deus nos guarde!

Detalhe que depois de dizer ratimbum, se pronucia o nome do aniversariante várias vezes...
Vamos nos atentar para isso irmãos.”


Sinceramente, de cara ninguém vai dizer que simples honomatopéia (ruídos ou sons de objetos representados por letras ou palavras) dizem tantas coisas além do que realmente significam. Bem, sobre esse tema fiz algumas pesquisas:

Alguns textos fazem referência a um antigo ritual dos Druidas Celtas, onde a palavra era pronunciada ao contrário para a evocação dos espíritos da natureza. Porém os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação, etc. ou seja, não são fontes confiáveis.

Alguns dicionários brasileiros confirmam que essa palavra é uma onomatopéia que imita o som de uma bandinha de percussão. Na abertura ou final de uma apresentação (isso antigamente) a banda tocava um “TARÁRÁ – TIM – BUM”! Convencionou-se usar essa expressão na hora do parabéns pra você, sugerindo que um novo ano se inicia para a pessoa em questão. Com o tempo a palavra “TARÁRÁ – TIM – BUM” foi adaptada (por ser muito grande) para o termo “RATIMBUM” que é de pronúncia mais fácil. Ou seja, essa expressão é nada mais que representação de sons. Por exemplo:

Rá, reco-reco.
Tim, sino.
Bum, tambor.


Na verdade, esse termo é ainda mais antigo. Observe a marcha carnavalesca de Braguinha, que recomendo lê-la junto de alguém que conheça a teoria da música e tenha um violão ao lado – será melhor de entender:

“Pa”= primeiro toque da caixa;
“Rá”= rufar da caixa;
“Ti” = contratempo/pratos;
“Bum”= bumbo.


Toureiro de Madrid
Tom: Em

Em B7 Em B7 D7 G
Pa ra ra ti bum bum bum, Pa ra ra ti bum bum bum...
D7 G D7 B7 Em
Pa ra ra ti bum bum bum, Pa ra ra ti bum bum bum...
B7 Em B7
Pa ra ra ti bum bum bum, Pa ra ra ti bum bum

Em B7 Em B7
Eu fui as touradas em Madri, pa ra ra ti bum bum bum, pa ra ra ti bum bum
D7 G B7 Em
E quase não volto mais aqui Pra ver Peri beijar Ceci,

B7 Em B7
Pa ra ra ti bum bum bum, Pa ra ra ti bum bum

E B7
Eu conheci uma espanhola natural da “Catalunha”
F#m B7 Eº E
Queria que eu tocasse castanhola e pegasse um touro a unha
C#7
Carambas, caracoles, sou do samba, não me amoles
F#m A#º E C#m F#7 B7 Em
Pro Brasil eu vou fugir, isso é conversa mole para boi dormir

B7 Em B7 D7 G
Pa ra ra ti bum bum bum, Pa ra ra ti bum bum bum...
D7 G D7
Pa ra ra ti bum bum bum, Pa ra ra ti bum bum

No texto enviado por e-mail se fala acerca de um tal significado de “está amaldiçoado”, bem, com base no que vi, li e pesquisei digo que isso é MENTIRA! Não existe nada que comprove essa história.

O programa que o autor do e-mail menciona é o "Castelo RÁ TIM BUM", originário da TV Educativa ou TV Brasil (Canal 2). Confira a bertura abaixo:

Mais uma coisa, se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas, porque só existe no Brasil? Ou seja, o termo é do Brasil, baseado nas explicações já expostas acima.
Outra coisa que fica sem lógica é o emprego do significado falso: primeiro, o autor do e-mail afirma que RÁ TIM BUM sigifica "eu amaldiçoo você". Depois afirma que "Castelo RÁ TIM BUM" significa "Castelo Amaldiçoado"? Não deveria se chamar "Castelo Eu Amaldiçoo Você", se fosse ao pé da letra segundo o autor? Pois é!

Pois bem, RÁ TIM BUM é uma forma de encantamento amaldiçoado? MENTIRA! Apenas onomatopéias que designam o ruído dos instrumentos de uma banda brasileira. Pode cantar tranqüilo seu parabéns na festa. Se algo de estranho acontecer, talvez seja mais pelo mal estar provocado pela comida. Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até mais!

12 comentários:

  1. O Amigo se decide!
    É maldição,
    Ou não?

    ResponderExcluir
  2. Se vc ler com mais atenção a conclusão, perceberá que trata-se apenas de onomatopéias!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! rsrs! Não tenho paciência pra esses blé, blé, blé... Acho q muito mais do q o significado, vale a intenção!

    Gostei da explicação!

    Rá!!! [sergio mmallandro!]

    tim!! [operadora de telemóvel.]

    bum! [explosão...]

    Se o cel do sergio malandro explodir, isso sim é maldição (ou excesso de sorte!)kakk!

    ResponderExcluir
  4. CARA EU FICO INDIGNADA COM TANTA GENTE FALANDO EM NOME DE DEUS PERDENDO TEMPO COM BABACADAS, PRA MIM SÃO UM BAQNDO DE FANATICOS QUE NUM TEM O QUE FAZER E TENTAM ATINGIR PESSOAS MAIS DESINFORMADAS OU QUE NÃO SE PREOCUPAM EM PESQUISAR SE O QUE ESSES BABACAS FALAM É VERDADE OU NÃO!
    GOSTEI DA PUBLICAÇÃO MAIS QUEM NUM SABE LER FICA MEIO CONFUSO COM O PRIMEIRO TEXTO, VC PODERIA CITÁ-LO COMO O E-MAIL QUE TÁ CIRCULANDO.
    VALEU

    ResponderExcluir
  5. Isso não é verdade eu fiz varias pesquisas e comprovei que é sim amaldiçoado"!!!!!!"

    ResponderExcluir
  6. uma coisa eu sei...quando era menino nos nossos aniversários só cantavámos parabéns pra vc e pronto....De uns tempos para cá é q percebo em todos os aniversários essa babaquice de ratimbum...eu até hoje n entendi porque o povo brasileiro gosta de trazer tanta cópia imunda lá de fora....já n basta as imundícies que nós temos aqui.....

    ResponderExcluir
  7. PARABENS PELA PESQUISA E POR AJUDAR A LIBERTAR AO MENOS ALGUMAS PESSOAS DE SUPERTIçOES INVENTADAS E ABSURDAS DIFUNDIDAS PELA INTERNET SEM NENHUMA PESQUISA E SEM ABSOLUTAMENTE NENHUMA BASE BIBLICA. ME ENTRISTECE TANTO VER TANTOS CRISTAOS FANATICOS, QUE SE TORNAM ESCRAVOS DE INVENçOES INFUNDADAS E AINDA "BATEM NO PEITO" PARA AFIRMAR ESTAS COISAS, COMO SE ISSO FOSSE ALGUM SINAL DE SANTIDADE. "CONHECEREIS A VERDADE, E AVERDADE VOS LIBERTARà", DISSE O SENHOR.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde pessoal, bom nao acredito muito nesse caso do castelo ra-tim- bum, mas pense cmg, se realmente segnifica 'Castelo da Maldição' ou 'Castelo eu Amaldiçoo voce', nao e muito estranho que no centro do castelo exist uma arvore que tem uma cobra falante, que as vezes induz as decisoes da pessoas no castelo?Pense em uma situação parecida'Adão e Eva no eden com uma cobra falante numa arvore'!!!pois é e ainda mais, no castelo existe bruxaria e magia , pode ser ela tanto do bem como do mal se vc olhar o lado da moeda.Bom nao estou criticando nada , mas acho que tem coisa nos panos, pense nisso e faça perguntas a si mesmo sobre o que nos rodeia.Vlw

    ResponderExcluir
  9. eu posso ficar tranquilo pois nunca cantoparabéns apenas fic abrindo e fechando a boca rsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei dizer se é ou não verdade, mas como eu quero sempre saber toda a verdade, eu pesquisei e acabei descobrindo coisas interessantes.Por exemplo descobri que os persas adoravam um deus chamado Mithraeum, e se vc notar ao embaralhar as palavras e colocá-las ao contrário elas podem ficar assim; mit ra um, que ficaria paracido com rá tim bum. Levando em considerção que eu não sei a pronúncia correta dessa palavra em persa pode ser que haja um som b como em bum.Mas veja que estou apenas supondo, não estou dizendo que é verdade, mas que é curioso, e é importante saber a verdade, ah isso é. Não podemos ficar dizendo coisas sem saber o significado. Que cada um tire suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  11. Todo fanatismo é fruto da ignorância. Toda supertição é fruto da falta de fé. Quem acredita nessas bobagens precisa, urgente, de Deus e de um Psiquiatra!!!

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative