BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Papa-Figo


Olá, internauta! Chegou a hora de desvendar os mistérios e lendas da internet! A pedido do meu superior no meu trabalho vamos até o interior do nordeste brasileiro, averiguar uma tal lenda sobre a terrível e pavorosa criatura chamada Papa Figo! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Papa figo é uma figura lendária do folclore brasileiro, conhecida principalmente em Pernambuco.

Há relatos em que ele se parece com uma pessoa normal; para outros, teria unhas de ave de rapina, e orelhas e dentes de vampiro.

Segundo a lenda, ele matava meninos e meninas mentirosos para chupar-lhes o sangue e comer-lhes o fígado (daí o nome, corruptela de papa-fígado). Isso porque ele sofria de uma doença rara (para alguns, o mal de Hansen, o que explicaria sua aparência grotesca), e acreditava que sangue e fígado de crianças o curariam. O mal de Hansen (também chamado de lepra) foi uma doença que matou muita gente no início do século 20, uma das influências que criou a lenda.

Outros relatos dão conta de que pessoas acometidas do mal de Chagas eram confundidas com o papa-figo, por causa do inchaço em algumas partes do corpo e no fígado.

Mas, o que isso tem a ver com Mistérios da Internet?
Pois bem, volto a lembrar que este blog irá tratar de assuntos relativos a lendas da rede, virais, pulhas virtuais e todo tipo de fraude ou verdade que circule na rede. Porém, esta lenda lembra muito a lenda urbana das vítimas de maníacos que retiravam os rins das pessoas e as colocavam numa banheira cheia de gelo. Daí, é bem capaz de alguém imaginar que acontecia isso no nordeste brasileiro.

Mas o caso é bem mais alarmante do que isso. Esta tal lenda na verdade, foi criada para encobrir os seqüestros e mutilação de crianças na região, muito comum na época. Aconteciam outros crimes que também eram camuflados com lendas, para despistar as autoridades e ludibriar as pessoas do local. Uma delas é a Lenda do Boto, que falarei em outra ocasião.

Lenda explicada? Bem, infelizmente é uma parte manchada de nossa cultura, que no imaginário e na ignorância popular torna-se um folclore nacional. Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima postagem! Cuidado com o papa-figo...

10 comentários:

  1. Para quê essas pessoas mutilariam uma criança? Não entendi também a ligação com o "mistério". Acho óbvio (como o nome já disse) que seja apenas uma lenda do folclore. ^^
    Gostei do post, mas ainda fiquei com algumas dúvidas que não desejam ser sanadas, para que eu possa ter alguma coisa para pensar nessa noite. Obrigada, adoro o blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai morou no bairro graças e falava que na casa da madrinha tinha um homem preso que comia figo de crianças que ele muitas vezes ajudou pessoas a fugirem tinha um mangue e o muro era muito alto meu pai hoje falecido nos contou que ele tinha orelhas compridas parecia um porco.

    ResponderExcluir
  3. o.o
    essa história do papa-figo é verdadeira?

    ResponderExcluir
  4. ele ja comeu meu figdado!

    ResponderExcluir
  5. Bom eu Anonima estou perguntando para o caçador de misterios se essa lenda e verdade e se a gente deve acreditar ou nao?Bom eu sou a Anonima !!!

    Beijoss para todos.

    ResponderExcluir
  6. cara me desculpa mais não falase nada com nada....
    pra mim tu não tem conhecimento nem em parapscologia e nem em folclore nacional.
    cara fico muito vago muito vago mesmo estuda mais um pouco e para de fala bobagem..
    valeu...

    ResponderExcluir
  7. Mensagem ao último anônimo:
    1 - Não posso forçar você a crer em nada;
    2 - Se não conseguiu ou não teve capacidade de entender o que foi colocado, também não posso fazer nada;
    3 - Se você voltou em meu site para ler outras matérias ou ver se te respondi, quem não "falastes" nada com nada foi você mesmo;
    4 - Para seu conhecimento, sei de coisas muito além do que imagina, mas não convém pôr aqui. Este blog não é nem 10% do que eu poderia falar;
    5 - Quem precisa estudar e parar de falar bobagem, lamentavelmente é sua pessoa. Nem ao menos conseguiu escrever seu comentário direito, tais como as palavras "falase" (ao invés de FALASTES - embora o emprego da 2ª pessoa esteja empregado errado), "parapscologia" (ao invés de PARAPSICOLOGIA), "fico" (ao invés de FICOU), "para" (ao invés de PÁRA),"fala" (ao invés de FALAR). Sem contar as vírgulas, que pelo menos você não pôs em 4 situações. Ainda sem contar os pontos, que esqueceu de colocar depois de "mesmo". Ainda tem dois pontos depois de "bobagem", tem quatro pontos nas reticências da primeira linha; empregou errado o "pra mim', o "tu" e o "tem". Não usou maiúsculas no início das frases. E ainda tem a cara de pau de terminar com "valeu"?
    Se nem ao menos soube me escrever um comentário, quem dirá criticar meu trabalho.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Mensagem à penúltima Anônima:
    Como o nome já diz, "Lenda", é falsa. Não existe tal criatura, além de eu ter conhecidos de família na região da lenda.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  9. Caro Luiz Ramos, Se possível fale a respeito do
    número 23! abração!

    ResponderExcluir
  10. Gostei dessa postagem, infelizmente é uma vergonha que assasinatos ocorram e a polícia tenha que disfarçar o caso para não ocorrer indignação geral da população.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative