BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Burlando o Bafômetro


Olá amigos do Caçador de Mistérios! Primeiramente quero agradecer ao e-mail enviado pela Andreia Smile, de Portugal, que comentou na postagem Rato no Sorvete. Em agradecimento, divulgarei na barra lateral o seu blog e espero mais e mais comentários!
Pois é, hoje apareceu por aqui um e-mail um tanto estranho e irreverente sobre uma grande fórmula que vai livrar os "cachaceiros" na hora da blitz. É a história do Burlando o Bafômetro! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

O e-mail que anda circulando na rede é o seguinte (deixei ele escrito originalmente, mesmo com erros de português, erros de concordância ou gírias):

"Parece que funciona, tem fundamento, mas faça um teste antes com um policial amigo.

Meu nome é Bruno Barreto Alvez. Sou formado em Química pela PUC de Campinas e vou deixar uma dica para escapar do teste do bafômetro desde que você não esteja muito bêbado e não consiga seguir as dicas abaixo:

1) No final da balada seja no bar ou em alguma festa antes de sair peça ao garçom um copo descartável com COCAL COLA com bastante gelo.

2) Vá embora com o seu copo embora no carro vá dando umas goladas de vez em quando.

3) Chegou na BLITZ maior comandão tome um gole bom de COCA COLA garantindo que as pedras de gelo menores fiquem em sua boca.

4) Se o do policial pedir primeiro documentos e coisa e tal tome outro gole seguindo o mesmo procedimento 3.

5) Finalmente o Bafômetro sopre devagar e no mesmo ritmo, mesmo que você tenha tomado um monte mas se sente legal o teste vai dar negativo ou abaixo dos 0,02 mg/l de sangue.

Isto acontece pelo fato do hidrogênio liberado pelo gelo anular a maior parte da associação do álcool no ar do seu pulmão, esta dica é velha e foi descoberta por estudantes de Química Americanos que tiveram que enfrentar o mesmo tipo de punição nos anos 70 e 80. Agora no EUA não se usa mais o bafômetro e sim o teste da faixa que ai não tem estudante, professor, PHD que de jeito.

A COCA COLA para que serve? você não vai querer ser parado com um copo de WISKY com gelo[HIC!!!] , então bota qualquer refrigerante menos água pois demora mais para retirar o hidrogênio do gelo."


Essa história absurda está circulando pela internet desde o começo de julho de 2008, um pouco antes do aniversário de um mês da vigoração da chamada "Lei Seca". De acordo com o texto, basta fazer o teste do bafômetro com a boca cheia de gelo para que o aparelho não detecte o álcool ingerido.
Para quem ainda não sabe o que é a nova Lei Seca, trata-se da Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, que alterou a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que "instituiu o Código de Trânsito Brasileiro". Essa nova lei de "tolerância zero" pune quem estiver dirigindo embriagado com, além do pagamento da multa de R$ 955, a perda da carteira de motorista por 12 meses e, segundo Marcos Pantaleão, advogado da Comissão de Direito de Trânsito da OAB de São Paulo, - em entrevista ao G1 - o motorista que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades do artigo 165, do CTB. "Este dispositivo, em tese, fere o princípio constitucional que ninguém é obrigado a produzir prova contra si próprio", afirma.

É bom lembrar que o policial está "habilitado" a encaminhar o motorista suspeito de estar bêbado à delegacia, este fazendo ou não o teste do bafômetro! Mesmo que o motorista cachaceiro consiga usar de algum artifício para dar uma enganada no aparelho, havendo fortes indícios de bebedeira, o espertinho pode ser levado para o Departamento de Polícia.

Resumindo: o cara assopra no canudinho e, se tiver uma quantidade acima do normal no sangue, o aparelho detecta!

Vamos analisar: São várias as versões que estão rondando por aí (uma delas usa e abusa dos palavrões!). Destacarei a versão que está no topo desse nosso mistério. Nela um suposto aluno da PUC de Campinas ensina como fazer para "escapar" do bafômetro com um texto muito mal escrito e cheio de erros e contradições, como veremos abaixo:
"Meu nome é Bruno Barreto Alvez. Sou formado em Química pela PUC de Campinas e vou deixar uma dica para escapar do teste do bafômetro desde que você não esteja muito bêbado e não consiga seguir as dicas abaixo: "

Quem é esse Bruno? Será que ele foi aluno da PUC mesmo?
Bom, uma pessoa formada em uma tão conceituada universidade como a PUC não escreveria "esteje", como está escrito em algumas versões;
Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas e a assessora, Adriana Furtado, em resposta ao nosso e-mail, avisa:

"Informamos que a referida pessoa não é, nem foi, aluno da PUC – Campinas."

A suspeita se confirmou! E talvez esse cara nem exista!
Caso você seja abordado, é quase certo que não dê tempo de tomar um copo de coca-cola e sair com a boca cheia de gelo. É bom lembrar que beber ou comer ao volante constitui infração média, ou seja, o infrator se for pego leva multa de R$ 128 e quatro pontos na carteira.
Em um dos parágrafos o texto afirma:

"4) Se o do policial pedir primeiro documentos e coisa e tal tome outro gole seguindo o mesmo procedimento 3."

É claro que o policial vai pedir os documentos e "coisa e tal", afinal, não foi para isso que ele te parou?
Mais abaixo, o e-mail diz:

"5) Finalmente o Bafômetro sopre devagar e no mesmo ritmo, mesmo que você tenha tomado um monte mas se sente legal o teste vai dar negativo ou abaixo dos 0,02 mg/l de sangue."

Assoprar o bafômetro devagar invalida o teste! O próprio aparelho avisa da necessidade de se refazer o teste, assoprar de novo. E você pode ter certeza de que o "seu guarda" não vai deixar você dar um pulo lá no carro pra tentar encher a boca de gelo de novo (caso você tenha conseguido encher da 1ª vez!). Nesse momento, a paciência do policial já deve ter chegado ao limite, não é?
Nas próximas linhas:

"Isto acontece pelo fato do hidrogênio liberado pelo gelo anular a maior parte da associação do álcool no ar do seu pulmão, esta dica é velha e foi descoberta por estudantes de Química Americanos que tiveram que enfrentar o mesmo tipo de punição nos anos 70 e 80. Agora no EUA não se usa mais o bafômetro e sim o teste da faixa que ai não tem estudante, professor, PHD que de jeito."

Os "Caçadores de Mitos", programa australiano popular dos EUA - que, assim como o Caçador de Mistérios, procura desmentir boatos e lendas - fez um teste em sua primeira temporada - no episódo sexto - provando que é impossível burlar o bafômetro.
O hidrogênio (ou hidrogênico, como descrito em algumas versões!) liberado pelo gelo é tão insignificante que nem se coubesse duas toneladas de gelo dentro da sua boca não surtiria o efeito desejado.
O e-mail termina dizendo:

"Ps: Em Campinas já passamos por 03 blitzes usando este método, e lembrando que esta dica não adianta no caso de amostra de sangue."

De acordo com o jornal Correio Popular do dia 01/08/2008, a primeira blitz realizada depois da vigoração da lei seca ocorreu no dia 31/07/2008, será que teria dado tempo do rapaz do e-mail (e seus amigos) ter(em) passado por 3 "blitzes" antes mesmo da lei seca entrar em vigor? É bem provável que não, pois a mesma reportagem afirma que não havia bafômetros no perímetro urbano de Campinas. Segundo o jornal, havia apenas os aparelhos nos postos policiais do Km 85 da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e do Km 120 da Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros, que liga Campinas a Mogi Mirim (SP-340).
Concluindo, gelo burla o bafômetro? MENTIRA! O melhor a fazer é quando for beber, não dirija e, quando estiver dirigindo, não beba! Nem coca-cola com muito ou pouco gelo! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até já!
Site pesquisado: www.e-farsas.com

Um comentário:

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative