BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sábado, 22 de maio de 2010

A Besta da Gruta


Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet! E agora, vamos falar de uma imagem que amendrontou muita gente, por motivo do relato que a acompanha. Pessoalmente me impressionei muito com esta história, quando me contaram. E isso foi há uns seis anos. Finalmente, encontrei a imagem e a publico aqui com a devida explicação!

Num momento de curiosidade, jovens fotografam uma criatura estranha numa gruta! O resultado é a imagem acima. Entra em ação o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!

Vamos ler a história original sem edições ou correções gramaticais:

"Esta é uma história verdadeira de Ras el Khaimah, Emirados Árabes Unidos. A fotografia foi liberada como evidência em um relatório policial. Um jovem foi com um amigo às cavernas desertas da região para tirar fotos, apesar de ter sido aconselhado a não ir. O companheiro disse que havia visto o flash do amigo disparar e então ouvir um grito. Chamou, mas como não houve resposta pensou que o colega havia caído, contou aos policiais. Encontraram então o cadáver do amigo, e a única imagem na câmera era esta".

Vamos ao estudo!
A imagem circulou originalmente em meados dos anos 90 na Inglaterra, com uma história um pouco menos similar a Lendas Urbanas. Um inglês, "John", de 33 anos, teria visitado a Arábia Saudita, e lá teria ouvido colegas falarem da foto tomada nas cavernas da região. O suposto fotógrafo não teria morrido, apenas pensou ter visto algo e disparou o flash, percebendo a estranha criatura em detalhe somente depois que a foto foi revelada. Os locais referiram-se ao ser como um djinn, espécie de demônio da cultura local.

Quando retornou ao seu país, "John" procurou vender a cópia que havia conseguido. Mas com a publicação da imagem no jornal Bornemouth Advertiser, o "djinn" foi logo identificado como uma escultura. E nem mesmo uma escultura árabe, mas sim parte das atrações de um parque temático nas cavernas Cheddar, em Somerset, na própria Inglaterra. Em caso de dúvida, são sim as mesmas cavernas de onde vem o fungo que dá nome ao queijo.

A revista britânica Fortean Times publicou o esclarecimento já em 1995:

Incluindo uma outra fotografia da escultura (sem vinco) e uma declaração de Bob Smart, diretor da Cheddar Showcaves & Gorge. A figura é parte da atração "Crystal Quest", que teria atraído milhões de visitantes desde sua abertura em 1991. O "djinn", na verdade um goblin (espécie de duende), está em uma gruta com figuras Tolkienescas (em referência a J.R.R. Tolkien - criador do livro "O Senhor dos Anéis") criadas por Rowland Pavey.

A explicação é simples e clara. No entanto, circula na internet o que seria uma resposta via e-mail de uma funcionária da Cheddar Showcaves & Gorge desmentindo que a horripilante criatura seja parte de sua atração. Felizmente há mais imagens da figura da atração que mostram que a funcionária pode simplesmente ter se enganado. Um jornal turco contém diversas imagens da escultura, incluindo estas:


É curioso notar, como o jornal turco assinala, que a escultura original segura uma faca na mão (mão?) direita. Em retrospecto, podemos perceber isto mesmo na imagem original vincada do "djinn".

O goblin de Cheddar, em uma nova versão digital, também circulou há pouco tempo em um website conspiracionista como sendo um chupacabras captado casualmente, na parte superior esquerda de uma foto de amigos latinos festejando:

É apenas o mesmo "djinn" inserido digitalmente.

Que a imagem tenha circulado tanto, e de tantas formas, deve-se provavelmente ao talento de Pavey, o escultor. É uma figura impressionante, encontrá-la em uma caverna deserta e sombria poderia mesmo matar alguém sensível. Um ataque cardíaco, quem sabe.

Portanto, a foto acima no início da matéria é VERDADEIRA, porém a história é FALSA. Trata-se de uma escultura de um parque temático na Inglaterra.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até mais!

Fontes e Textos Originais:
Ceticismo Aberto
Fortean Times
Yenisafak

2 comentários:

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative