BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Volta do Carro Preto


Bom dia, leitores do Caçador de Mistérios!
Esta Lenda Urbana voltou para aterrorizar os pais e crianças principalmente na cidade de São Paulo. Quem não se lembra do famoso caso do Carro Preto, que era visto rondando escolas para raptar crianças? Pois é, ele está de volta! Entra em ação o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!

No estado de São Paulo, a lenda ganha vida novamente. Apesar das centenas de queixas feitas diariamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), até recentemente não existia nenhuma evidência concreta que atestasse a veracidade da informação de que um carro preto anda rondando as escolas de São Paulo com o intuito de raptar crianças e adolescentes. Em resposta ao pânico generalizado decorrente da situação, o comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), capitão PM Márcio Alves, decidiu reforçar o trabalho preventivo que já vem sendo desenvolvido nas escolas da Capital desde o ano de 2003.

“Estamos 100% em alerta, mesmo não existindo nenhum caso concreto, a gente não pode menosprezar as informações que são repassadas pela população. Pode ser alguém querendo assediar estudantes, aliciar para prostituição ou mesmo querendo brincar. Nenhuma versão pode ser descartada”, observa.

Rio Branco dispõe atualmente de 120 escolas, incluindo estabelecimentos das redes pública – estadual e municipal – e privada. O público estimado é de aproximadamente 120 mil estudantes. Para dar conta do trabalho, a Cipe conta com o apoio das bases da Polícia Militar fixadas nas cinco regionais da cidade.

De acordo com capitão Márcio o policiamento é feito em dupla. Uma para cada regional. Os policiais ficam em constante vigília em todas as imediações da escola, reforçando a atenção durante os horários de entrada e saída. A partir do momento em que percebem algo errado são acionados e entram em ação.

Os homens do Grupo Águia e do Serviço de Inteligência da PM também estão em campo fazendo o trabalho de investigação. “Estamos em alerta e pedimos aos pais que também façam sua parte, principalmente em relação às crianças menores. É importante que eles estejam acompanhados de uma pessoa responsável na entrada e na saída da escola”, orienta.

O capitão alerta ainda aos adolescentes para que eles evitem ficar em praças ou mesmo na frente da escola após o término das aulas. No caso de solicitação de emergência, as chamadas devem ser destinadas ao 190 da PM ou a Companhia de Policiamento Escolar, através dos telefones: 3213-2405, 9971-6756, 9971-8904 e 9971-8985.

Diretores são orientados a redobrar vigilância
O diretor de Gestão Institucional da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Jean Mauro de Abreu Morais, oficiou os diretores de escola esta semana, fazendo uma série de orientações em relação à entrada e permanência dos estudantes nos estabelecimentos de ensino.

“Quando um pai deixa o filho às 7h15 na escola, ele espera que o mesmo esteja lá às 11h45 quando ele for buscá-lo”, exemplifica Jean Mauro, ao falar da importância dessa interação entre a escola e a família.

No ofício encaminhado aos diretores, o diretor solicita especial atenção na identificação de pessoas estranhas ao ambiente escolar ou nas proximidades da unidade de ensino. O acesso e a saída de alunos só devem ser autorizados mediante a presença de um responsável.

Os diretores também foram orientados a fazer o controle da freqüência escolar, observando se os alunos realmente estão presentes nas unidades de ensino nos horários destinados às atividades escolares. Caso seja detectada a ausência, os pais devem ser comunicados imediatamente.

Mas, afinal, como se originou essa lenda?
Nos anos oitentas, circulava a história de que um homem, num Opala Preto de vidros escuros, estaria rondando a cidade a fim de seqüestrar as crianças que perambulassem pelo meio da rua. O motivo do rapto estava relacionado ao roubo e tráfico de órgãos humanos.
Esta Lenda Urbana ganhou força principalmente nas cidades do interior do Rio de Janeiro. Eu mesmo pude vivenciar mais esta lenda, onde todos ficavam atônitos quando chegava a hora da saída. A maioria dos pais estavam aguardando do lado de fora e se por acaso alguém percebesse um carro preto suspeito era um desespero.

Mas desta vez, como vimos na notícia, a história ressuscitou na Zona Sul de São Paulo, tirando o sono de paulistanos. Considerado uma Lenda Urbana, esse boato afeta diretamente a rotina de pais e filhos. Segundo a Polícia Civil, nunca foi feito nenhum boletim de ocorrência desse tipo de sequestro na região.

A desempregada Maria Luiza Isaias da Silva é uma das que ficou assustada com o boato. “Ele corre, ele chega em casa assustado (quando vê um carro preto).” A dona de casa Maria da Gloria Alves de Andrade afirma estar com medo dos supostos sequestros. “Só que eu não posso deixar o medo me vencer. Eu tenho que tomar cuidado, eu tenho que levar minha filha para a escola, vou buscar.”

A criançada também está apreensiva. “De noite, tenho medo de passar no meio dos becos”, disse Rafael Martins Rocha, de 13 anos.

Segundo o presidente da União de Moradores de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, não há motivo para pânico. “Uma história que foi criada, que tomou uma proporção maior e que as pessoas acabam acreditando que é verdade. Mas, na verdade, não existe carro preto, não existe sequestrado.”

As Lendas Urbanas sempre começam com um boato e são passadas para frente. O fato é que nenhuma dessas histórias foi confirmada até agora.

Segundo o pesquisador de cultura popular Carlos Renato Lopes, essas histórias surgem do imaginário popular. “Muitas vezes são fatos concretos que adquirem uma estatura de lenda. Ela vai se repetindo, se transformado.” Para o especialista, as pessoas devem permanecer calmas. “Isso não precisa fazer mudar nossa rotina, fazer mudar nossos hábitos.”

Confira a reportagem sobre o tema no Jornal Hoje, que destacou a entrevista acima com o pesquisador Carlos Renato Lopes:


Portanto, a história do Carro Preto é MENTIRA. Embora seja tratada como Lenda Urbana, é sempre bom que redobremos a atenção, pois da mesma forma que estes boatos causam pânico na população, também nos alerta e nos previne de possíveis psicopatas que queiram se aproveitar das Lendas Urbanas para transformá-la em realidade.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até mais!

Fontes e Sites Pesquisados:
Acre Notícia
Clica Piauí
Opaleiros do Paraná

2 comentários:

  1. Meu Deus ressuscitaram essa asneira!!!! Gente quando alguem quiser seqüestrar crianças vai vir com carro discreto, se bobear até van escolar!!! hoje em dia todo cuidado é pouco e temos que estar atentos a qualquer cor de carro ou pessoas em atitudes suspeitas. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. PÕ CARA MUITO BACANA ESSA LENDA

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative