BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sucuri Engole Pescador


Boa noite, leitores do Caçador de Mistérios!
A foto acima mostra um um pescador que possivelmente foi engolido por uma Sucuri! A história da caçada a este animal é digna de entrar para as "Histórias de Pescador". Mas não restará dúvidas sobre a veracidade do caso, pois neste momento entra em ação o Caçador de Mistérios!

Os títulos desta histórias são muitos. Entre eles, podemos encontrar na internet os seguintes nomes: "Sucuri (ou anaconda) assassina engole pescador em Barra do Garças", "Sucuri Assassina", "Anaconda Assassina", "A Cobra Devoradora de Homens".

Para que vocês conheçam uma das versões, publicarei abaixo o e-mail original, sem edições ou correções gramaticais:

"Sucuri de 12 metros
É... parece que essa história de pescador é verdadeira... (infelizmente) Uma História De Pescador Para Ninguém Desacreditar.

Nem todo o mundo acredita em estórias de pescadores.
No fundo as estórias São verídicas e a fama de que os pescadores são mentirosos é pelo fato de eles aumentarem em muito suas aventuras.
Aqui no entanto uma estória verídica, sobre uma cobra que engoliu um dentista pescador identificado como sendo José Ronaldo. O fato verídico aconteceu em Mato Grosso, mais precisamente as margens do rio Araguaia.
Um grupo de quatro pescadores do interior paulista dentre eles o dentista José Ronaldo, se aventurou como faziam já há tempos, nesta época do ano, a uma pescaria nas águas do famoso rio, em busca de grandes pintados, pirarucus, pirararas, tucunarés e piraíbas.
Mas na verdade acabaram encontrando uma sucuri de 12 metros e meio que pôs fim a sua pescaria.
Tão logo chegaram as margens do rio, escolheram uma clareira para montar acampamento e ao entardecer, resolveram tentar descobrir pesqueiros.
Os quatro se separaram ao anoitecer, apenas três retornaram, ao acampamento. Preocupados os três começaram a gritar mato afora, o nome do dentista. Nenhuma resposta e a mata fechada, aliada á falta de luz fez com que voltassem ao acampamento, e esperaram pelo amanhecer.
Os três passaram a noite acordados. Acreditavam que José Ronaldo tinha sido atacado por uma onça ou qualquer outro animal, com os primeiros raios de sol deram continuidade as buscas. Bateram vários quilômetros e somente no final da tarde encontraram a primeira pista para localizar o dentista.
Eram pedaços de suas roupas que estavam a margem do rio.
Havia sinais de luta. Logo dois pescadores pensaram que se tratava de um assalto, ou seqüestro e ressurgiram as esperanças de que José Ronaldo ainda estivesse vivo.
O terceiro pescador mais experiente viu o mato amassado e afirmou que aquele rastro era de uma cobra provavelmente uma sucuri ( * ) e ela deveria de ter mais de dez metros. Com a aproximação da noite os três voltaram ao acampamento, e somente no dia seguinte seguiram o rastro encontrado. Na tarde do terceiro dia eles avistaram uma grande cobra sucuri deitada dormindo ao lado do rio. Era enorme tinha parte do corpo deformado. Logo eles suspeitaram ser o corpo do dentista.
Usando um revolver e pedaços de paus eles atingiram a cabeça da cobra, matando-a e em seguida a carregaram até o acampamento, onde a colocaram na carroceria de um caminhão e foram para Barra do Garça.
A cobra foi aberta e o corpo do dentista retirado.
A estória não teve que ser aumentada e ao contrario de outras contadas por pescadores não teve um final feliz.(*)
A sucuri é uma cobra que não possui veneno, ela se enrola na vitima. Sufoca-a, quebra-lhe todos os seus ossos e a engole deslocando suas mandíbulas."


Vamos ao estudo do caso!
A história de uma cobra gigante que engoliu um homem percorre o mundo e a Internet. O trágico acidente teria acontecido em Bornéu, na Venezuela ou em Barra do Garças, às margens do Rio Araguaia, estado do Mato Grosso, conforme a versão e o contador da história.
A vítima pode ter sido o doutor José Ronaldo, dentista de São Paulo.
Essa é versão da mensagem que remete para o site Uma Estória De Pescador Para Ninguém Desacreditar. Outro site, o Feira Náutica, não mais contém a história.
Vamos aos fatos e às fotos.

Os títulos das páginas são bem sugestivos: história de pescador. Mesmo como história de pescador o exagero é muito grande.
A história diz que o doutor José Ronaldo foi pescar no Rio Araguaia com três amigos, se afastou deles e não voltou ao acampamento. Os três amigos o procuraram, sem sucesso, até que avistaram rastros de cobra. Seguiram os rastros do animal.

Três dias depois, avistaram uma enorme sucuri de 12 metros dormindo placidamente às margens do rio. A cobra tinha uma parte do corpo deformada e logo os amigos desconfiaram que o pior havia acontecido: o José Ronaldo fora engolido pela sucuri!

Eis o relato:
“Usando um revólver e pedaços de paus eles atingiram a cabeça da cobra, matando-a e em seguida a carregaram até o acampamento, onde a colocaram na carroceria de um caminhão e foram para Barra do Garças.”

Aí começam a surgir as evidências de que se trata realmente de mais uma história de pescador.

Vamos analisar as seguintes fotos:



O Tamanho da Sucuri
Primeiramente, a cobra das duas primeiras fotos não é uma sucuri. As manchas na pele indicam que se trata de uma píton. Para os herpetólogos, é uma Python reticulatus natural da Ásia.

A terceira foto não mostra muitos detalhes e, provavelmente, trata-se de outra cobra fotografada em outras circunstâncias. Talvez produto do Photoshop em mãos de pessoa habilidosa.

Continuemos.
Os narradores falam em 12 metros de cobra. Esse seria o tamanho da Eunectes murinus, a sucuri que, segundo a foto, não é uma sucuri mato-grossense, mas uma píton asiática.
E o que uma píton asiática estaria a fazer às margens do Rio Araguaia no continente americano? Seria uma píton desorientada? Uma serpente extraviada? Nada disso.
Veja nesta outra página duas fotos de cobras sendo carregadas. Na primeira, sete homens seguram uma enorme serpente. As duas linhas brancas, a horizontal e a vertical, têm o mesmo tamanho da altura do homem mais alto, o do centro da foto. Considere que ele tem 1,90 m de altura.


O esforço dos sete homens parece não ser muito grande, mas a cobra mediria duas ou no máximo três vezes a altura do homem.

Comprimento total da cobra:
Na maior das hipóteses, pouco menos de seis metros.
A segunda foto mostra seis homens carregando outra cobra grande. Aqui também as duas linhas, horizontal e vertical, têm o mesmo tamanho de um dos homens. O tamanho da cobra seria cerca de seis metros considerando que o homem tem 1,70 m de altura.

Imagine agora uma cobra com 12 metros de comprimento. Será que apenas três homens conseguiriam transportá-la até o acampamento?
Os pescadores não dizem qual a distância desde o acampamento até o lugar onde a cobra foi encontrada mas, segundo a narrativa, dá pra inferir que foi um pouco longe. Eles contam que passaram três dias no rastro da cobra.
Mesmo considerando que ela estivesse a apenas cem metros do acampamento, não dá para acreditar que três homens tenham conseguido transportar uma cobra de doze metros de comprimento. Não só devido ao peso, mas também devido à distribuição desse peso.
De qualquer forma, o peso da cobra seria igual ao peso do pescador engolido mais o peso de uma cobra muito grande. Isto é peso demais.

O Caminhão e o Fotógrafo
Segundo o texto, a cobra teria sido morta nas proximidades da cidade de Barra do Garças - MT, Brasil. Veja os detalhes da placa da caminhonete e do rosto do fotógrafo:


Um dos caracteres da placa, o segundo, não está muito legível mas os demais são D_2259AI.

Pelo formato da placa e pelos caracteres percebe-se que não é placa de veículo matriculado no Brasil. Qual país adota esse formato de placa?

Quanto ao rosto do fotógrafo:
As suas feições não são exatamente as de um brasileiro.
Ainda quanto ao tamanho da cobra. Compare o tamanho da cobra com o tamanho da caçamba da caminhonete - e não em um caminhão como diz a história. Ou é uma caminhonete muito grande ou então a cobra não tem doze metros de comprimento.

O formato da barriga da cobra
Compare a barriga da cobra enquanto o almoço (ou jantar) ainda estava dentro dela com o formato do homem com parte do corpo dentro da cobra - terceira foto.
O formato da barriga sugere a existência de um animal, talvez um porco ou um veado. Mesmo se fosse um homem, as pernas do homem não estariam lá dentro da cobra e só aparecem na terceira foto.

Tem mais.
Os pescadores levaram a cobra para a cidade de Barra do Garças e lá abriram a barriga do animal (terceira foto).
Fica a pergunta: já que eles levaram a cobra para a cidade, por que abriram a cobra no meio do mato e não num lugar mais adequado? Talvez até no IML.

A serpente no mundo
Em vários pontos da Terra, existem histórias sobre serpentes engolidoras de homens. Versões descrevem ocorrências desse tipo em Bornéu, Mauritânia, Equador, Peru, Indonésia, Cingapura, Venezuela e no estado do Amazonas, Brasil.
No sítio Urban Legends as mesmas fotos da cobra de Barra do Garças são apresentadas e o fato teria ocorrido nos mais variados lugares. Nos Estados Unidos, no Amazonas, na Venezuela, em Nouakchott (Mauritânia) e nas Filipinas.
A vítima era um caçador (Amazonas), uma criança, um petroleiro (Venezuela), um soldado (Cingapura).

Nos EUA, o caso teria ocorrido em Palo Duro Canyon, Texas.
O nome da cobra pode variar. Pode ser uma píton, uma anaconda ou uma sucuri sendo que anaconda e sucuri são o mesmo animal e a cobra das fotos 1 e 2 é uma píton.
Em alguns dos casos descritos, a cobra tem 17 pés o que fica meio esquisito, pois, além de ser um número ímpar, segundo especialistas cobra não tem pés. Mas é que, nesse caso, o pé é uma unidade de medida igual a doze polegadas. Dezessete pés equivalem a pouco mais de cinco metros (exatamente 5,18 m). Bem menos que os doze metros da cobra de Barra do Garças.

Mais uma curiosidade
Segundo a história do pescador:
“Na tarde do terceiro dia eles avistaram uma grande cobra sucuri deitada dormindo ao lado do rio.”
Uma cobra deitada! Isto é inacreditável!

Em pouquíssimas ocasiões uma cobra será vista sobre os próprios pés. Essa da história estava, evidentemente, deitada. E dormindo.

Tudo bem, ela estava dormindo. Mas como os pescadores descobriram que a cobra dormia? Pelo ronco? Ela estava de olhos fechados? Com as pálpebras fechadas? Cobra tem pálpebras?

Uma observação científica com relação ao corpo dentro da cobra:
Se a vítima tivesse ficado mesmo 3 dias dentro da barriga do animal como diz o texto, teria sido encontrado com o corpo e a pele carcomidos pelos ácidos digestivos da cobra e já estaria em processo de decomposição. Nunca a pele estaria lisinha como mostra a foto. Repare na coxa do suposto engolido.

Conclusão:
o caso descrito não aconteceu nem em Barra do Garças nem em nenhum outro lugar do mundo. As duas primeiras fotos mostram uma grande píton cruelmente assassinada, logo após um farto almoço, por caçadores desalmados. Como toda cobra que se preza, essa aí também costuma repousar após bem alimentada. Certamente ela foi morta durante o repouso.

Quanto à foto do homem com parte do corpo dentro de uma cobra: a cobra não é a mesma das fotos anteriores, pois o "desenho" da pele é diferente.
A terceira foto provavelmente é um arranjo feito com o Photoshop. Embora a luz seja muito difusa, parece que a sombra nas pernas do homem não corresponde à direção da luz que incide sobre a parte inteira da cobra.
Uma outra observação sobre esta terceira foto é que ,sendo real existem alguns índios que entram em cobras já abertas deixando parte do corpo de fora para serem fotografados e ganharem dinheiro com os turistas.

O texto da mensagem finaliza com a pérola:
"Sufoca-a, quebra-lhe todos os seus ossos e a engole deslocando suas mandíbulas."
A cobra engole a vítima deslocando as suas mandíbulas. Mandíbulas de quem? Da vítima ou dela mesma? Mas é o de menos neste caso, onde as fotos junto com o texto é MENTIRA.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até mais!

Fontes e Textos Originais:
Terra Vista
Urban Legends
Quatro Cantos
História de Pescador Para Ninguém Desacreditar

20 comentários:

  1. Legal mesmo!!! Senão couber o contraditório, então ....

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso!!!!!eu mesma xeguei a aacreditar nessa mentirada toda!!!parabens !!

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKK ai ai . Faz todo sentido mesmo , é obvio que essa é mais uma PSEUDOMENTIRA !

    ResponderExcluir
  4. Luiz ramos vc é demais!!! grande caçador de mistérios parabéns....

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Luiz Ramos pela ótima postagem!
    É com certeza um grande Caçador de mistérios! Abraços!!! Continue assim!

    ResponderExcluir
  6. “Na tarde do terceiro dia eles avistaram uma grande cobra sucuri deitada dormindo ao lado do rio.”
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Noossa!!
    Ps:Estóriaas né??

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde...Bom primeiro eu acho SIM é verdade...,,Achei legal ter colocado as duas fotos da caminhonete...pois ajudar vc explicar que é mentira...Mas foto de baixo é totalmente diferente...Ela é bem verdadeira quem iria entrar numa cobra...rá´ra´ra..alouuu...

    ResponderExcluir
  9. KKKK
    O melhor foi a cobra dormindo deitada. HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Truco ladrao isso e uma montagem..
      vai gosta de cobra ....
      Isso nao e uma cobra e um cobraço.....

      Excluir
    2. Truco ladrao isso e uma montagem..
      vai gosta de cobra ....
      Isso nao e uma cobra e um cobraço.....

      Excluir
  10. Parabéns! Este contos só servem para fazerem as pessoas se assustarem ainda mais com estes animais. Já ñ bastando o medo q as pessoas têm de cobras, isso ainda contribui e muito para q as pessoas ao verem uma cobra pensem logo em matá-las.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante o seu site. vou me tornar assídua, pois acho que muitas notícias que me chegam por e-mail são mentiras e costumo buscar informações sobre os assuntos no google. Foi dessa forma que cheguei ao seu site, pois achei a história mentirosa, e observei o detalhe da placa e a fisionomia das pessoas que aparecem nas fotos. parecem asiáticos ou índios. Parabéns por suas investigações!

    ResponderExcluir
  12. VCS SÃO TOLOS...AQUELA COBRA É SUCURI DO TIPO BOI JAGUA... ELA CRESCE MENOS ATE POREM A MAIS GROSSA QUE ENGOLI UM BOI. TEM VARIOS TIPOS DE SUCURIS TEM A DE PAPO AMARELO, A TRADICIONAL A SULMATOGROSSENSE ETC... A BOI JAGUA É MAIS PERIGOSA. VÃO DESACREDITANDO VÃO!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom trabalho... Eu também gosto muito de analisar fotos de qualquer gênero, até mesmo dentro de residências. Certa vez eu recebi algumas fotos de uma mina que conheci pelo MSN, dizendo que ela mora em São Paulo. Mas na hora que eu vi nas fotos os padrões da tomada e o interruptor... Então, em seguida eu respondi: "mora em São Paulo. né? Como você me explicaria os padrões norte-americanos da tomada e do interruptor de luz? ...E a sua fisionomia não possue traço de garota brasileira..."
    -Voltando ao assunto: parabéns pelo seu esforço de desmascarar as histórias "verdadeiras" que os "pescadores" contam. Eu também sou pescador mas garanto que eu não contaria uma história tão "criativa" assim e se fosse contar, eu daria um geito de mudar ou ocultar a carroçaria daquela camionete na foto com jeitão de "forasteiro".

    -Abraço e fique com Deus...
    Atenciosamente: Joel A. Malaquias.

    ResponderExcluir
  14. maravilhoso!! otimo meeesmo!!

    ResponderExcluir
  15. Não entendo porquê existem babacas querendo enganar outras pessoas. Em vez de usar a comunicação para que possamos aprender sobre vários assuntos.

    ResponderExcluir
  16. Kkkkkk muito bom, eu já tava acreditando kkkkk mais q bom q é mentira né kkk

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative