BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Cobra com Pata


Olá, amigo do Caçador de Mistérios! Outro bicho incomum insistiu comigo quando pus os olhos nele na Internet. Não me contentei e trouxe-o para o blog. Hoje, quem nos faz visita é uma cobra chinesa um tanto exótica. E ela apareceu pouco antes da preguiça do Panamá, que foi confundida com um ET. Só que esta cobra tem um pequeno detalhe que para aqueles que conhecem a Bíblia ou não, tem semelhança com a serpente do Paraíso (conferir o livro de Gênesis, capítulo 3, do versículo 1 ao 14): ela possui uma PERNA! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

“Uma habitante da cidade chinesa de Suining levou o susto de sua vida ao encontrar uma cobra na parede de seu quarto. Detalhe: a cobra era dotada de uma perna. Duan Qiongxiu, 66 anos, entregou o animal para cientistas, que se surpreenderam com o fato do animal ter aparentemente desenvolvido uma pata completa, com quatro dedos. ‘Eu acordei e ouvi um barulho estranho. Quando acendi a luz, vi o bicho rastejando na parede’, conta Duan. Ela pegou um sapato e matou o animal, mas guardou o corpo em um pote com álcool”.

Cobras com pernas, membros vestigiais, não são tão incomuns: descendentes de ancestrais com patas, assim como pessoas com rabos por vezes cobras apresentam tais apêndices. São, contudo, geralmente muito pouco desenvolvidos.

Algo não parecia certo, e Roberto Takata, do Gene Repórter(http://genereporter.blogspot.com), embasou a estranheza com comentários mais fundamentados:
“A perna destoa. Se fosse um caso de atavismo (reaparecimento de alguma característica física num ser, mesmo que sendo de origem ancestral), esperaria que a perna tivesse uma orientação correta – mas ela parece apontar para o lado errado, além disso a posição não parece correta – a julgar por fósseis e o gancho sexual de jibóias, pernas atávicas deveriam surgir perto do ânus. O padrão da coloração, embora parecido, não bate muito bem. (Em sendo atavismo, talvez o mais normal fosse esperar duas pernas e não apenas uma, embora uma combinação com má-formação congênita pudesse explicar a unilateralidade.)”

Qual seria então a explicação para o estranho caso da cobra com perna? O mesmo Takata parece matar a charada:

“Eu chutaria que o pobre animal teve um rompimento lateral e a perna de sua última refeição ficou exposta. Ou melhor dizendo, o braço. Eu chutaria que é o braço de um sapo – sapos e anfíbios modernos com patas em geral possuem quatro dedos nos membros frontais e sem garras – talvez (especulando na especulação) um parente do sapo cururu (Bufo spp.). O posicionamento parece bater com uma presa engolida pela cabeça: como é de hábito das cobras. O corpo está mais expandido um pouco à frente e um pouco atrás de onde sai a perna/braço, sugerindo a presença de um objeto em seu interior: o restante da presa”.

Takata menciona como exemplo o caso da cobra que “explodiu” após engolir um jacaré nos Everglades, EUA:

Aí também, é um tanto complicado perceber aonde termina a cobra e começa o jacaré. Mesmo a perna do jacaré também acabou saindo, e é provável que tenha sido a perna, com suas unhas, que tenha rompido a cobra nos dois casos.

Um estranho caso com uma inusitada explicação, que pode ser ainda mais curiosa que uma cobra atávica. Abaixo, Takata envia um gráfico com sua interpretação da fotografia:

Cobra que nasceu com perna, MENTIRA! Apenas uma desafortunada e dolorosa digestão. Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima!

8 comentários:

  1. Luiz,

    Legal, parabéns pelo blogue e pela iniciativa.

    Só acho que seria importante mencionar a fonte do texto, o sítio web Ceticismo Aberto:
    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2581/o-estranho-caso-da-cobra-com-perna
    ----------------

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. Tu metes-me nojo!!!

    Tu não sabes do que estas a falar e nem reparas nos promenores!! meu deus que borrisse!!!

    Primeiro a pata de um sapo nao tem garras , segundo como é que um sapo, mole como é rompiria a pele de uma cobra??!??!?!

    Vai-te tratar, bem precisas e para de postar coisas que nem sabes se são verdade ou nao!!!


    QUE VERGONHA DE BLOG MEU DEUS!!!

    ResponderExcluir
  3. Ao último e ilustre "irmão português" Anônimo:
    Em sua concepção, meu blog é tão ruim que você adora ler e postar nele.
    Grato pelas visitas, comentários e considerações.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro a pata de um sapo nao tem garras , segundo como é que um sapo, mole como é rompiria a pele de uma cobra??!??!?!

    Chupa essa manga Luiz Ramos!

    ResponderExcluir
  5. É lógico que isso é a pata da cobra!
    Não tem mesmo com ser consequencia de uma má digestão!
    Aonde é q já se viu???
    tou com o portuga aí de cima!
    Esse aqui é um link que mostra um fóssil de uma cobra com patas q por sinal,é muito semelhante a essa da foto,pode conferir:
    http://migre.me/54FOz
    Aposto que depois dessa,não vai haver mais nenhuma dúvida!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu blog! mas existe a possibilidade da cobra ter uma multação genética, assim como o bebe q nasceu com cara de sapo, a tartaruga de duas cabeças e etc...

    Ass:Jéssica Caroline.

    ResponderExcluir
  7. acredito que seja uma mutação genética, cobras são répteis e a possibilidade de ter uma mutação. Agora sapo com garra?
    Mas estava visualizando o blog e descobri algumas coisas interessantes muito legais, parabens, mas essa da cobra não foi feliz.

    ResponderExcluir
  8. Ao portuga mais respeito ao comentar no blog dos outros, se vc não acredita não deveria se mal educado.
    mas referente ao post, acredito que seja uma mutação, pois as cobras são repteis e tais de acordo com cientistas provem com patas, existem lagartos com minusculas patas que ao verem parecem com cobras, não o caso desta mas acho que seja essa uma mutação.
    Demai coisas no blog achei interessante, parabens.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative