BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Anel de Lata por Computador


Olá! Com certeza alguma pessoa que você conhece já escutou esta história, e de repente até você já a escutou. É a famosa história da troca de anéis de latinha por computador. Quando eu soube da promoção, ainda era criança e me disseram que tinha que ser 5.000 anéis de lata! Minha mãe me ajudou a juntar, mas era anel demais. Enfim, sempre ouvia que um "colega do meu colega" tinha conseguido o computador, mas nunca via o computador! Afinal, é verdade ou não esta promoção? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Mas aí? VOCÊ JÁ VIU UM ANÚNCIO DESSE EM ALGUM LUGAR?

Eu nunca vi! Mas essa "promoção" se espalhou por todos os cantos e, como é típico em toda LENDA URBANA, ninguém sabe como, onde ou quem inventou, mas todo mundo conhece alguém que conheceu alguém que já conseguiu até trocar os seus anéis por prêmios.

Há uma versão que corre por aí que diz que uma garrafa (dessas Pet de 2 litros) cheia pode ser vendida por R$ 300,00! e em outra, você pode trocar por cadeiras de rodas.

Segundo o boato, os preciosos lacres são confeccionados com um material muito mais precioso do que o alumínio da latinha.

No site Sucatas.com, há uma explicação muito legal que comprova que a promoção é falsa:

1 - Devido ao tamanho reduzido dos anéis, muitos deles podem se perder antes de chegar ao local onde serão reciclados;
2 - No processo de reciclagem da lata, elas são peneiradas e a chance de anéis soltos acabarem indo junto com a terra da limpeza é muito grande;
3 - Pelo fato de a liga de alumínio que reciclamos ser utilizada apenas para fazer o corpo da lata e ter teor de magnésio menor que a dos anéis, o uso apenas do anel no processo de reciclagem pode contaminar o alumínio reciclado, pois o teor de magnésio fica acima do desejado, assim o material fica contaminado ou "fora das especificações";
4 - Pelas razões acima, o alumínio dos anéis, quando vendido separado, tem menor valor comercial do que as latas inteiras, ou seja, vale menos!
5 - Pior ainda que as razões acima, é a frustração de ter tido o trabalho para ter a latinha na mão, arrancar o anel, guardá-lo e depois descobrir que ele não vale mais que a lata, ao contrário, com muito menos latas você consegue a mesma coisa.
6 - Se a intenção é ajudar alguém a ter uma cadeira de rodas, saibam que juntando as latinhas com anéis você precisará de 6.020 latas, mas para conseguir a mesma cadeira de rodas só com anéis, você vai precisar de 286.667 deles!
7 - Com 70 latas você tem 1kg, para ter 1kg em anéis são necessários 3.333 anéis!!!

Ainda, no site Sucata.com, há uma seção onde o visitante pode anunciar sua preciosa coleção. É claro que ninguém consegue vender!
No site do Jornal O Estado de São Paulo, também há uma reportagem sobre essa Lenda Urbana.

Essa lenda não é exclusividade do Brasil. De acordo com a jornalista Patrícia Lattavo, da Latasa, essa lenda dos anéis existe em vários outros países, "Cada um com sua versão própria: Na Noruega, por exemplo, dizem que os lacres são trocados por cachorro para cego."

Num outro caso real um garoto passa 4 anos juntando anéis de alumínio e, na hora de trocar pelo tão esperado computador, descobriu que a promoção não existia! Essa notícia foi publicada no Jornal Cruzeiro. Veja a reportagem:

Então, resumindo, como já sabemos que é lenda ou puçha virtual o melhor a fazer ou é juntar latas e vender ou confeccionar objetos com os anéis de lata, que além de ser um ótimo trabalho artesanal pode render algum dinheiro extra. Confira nas criações abaixo:


Promoção de troca de anéis: FALSO! Mais uma lenda urbana. Se quiser reciclar, prefira juntar a lata inteira! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima!

Um comentário:

  1. O tio do vizinho do dono da mae do cachorro do meu afilhado conseguiu trocar dez garrafas pet por um tk 95 com um gravador de fita cassete e a tv de tubo de 14 polegadas preta e branca

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative