BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 29 de março de 2010

MITO Nº 2 – BARBOSA NUNCA MAIS JOGOU PELA SELEÇÃO DEPOIS DO MARACANAÇO

“Do Mito nº1 ao nº 57”
MITO Nº 2 – BARBOSA NUNCA MAIS JOGOU PELA SELEÇÃO DEPOIS DO MARACANAÇO
Moacir Barbosa Nascimento, ou simplesmente Barbosa, entrou para o imaginário popular como culpado pela derrota do Brasil frente ao Uruguai, no jogo decisivo da Copa do Mundo de 1950. Naquele dia 16 de julho, em pleno Maracanã, aconteceu uma das maiores tragédias – senão a maior – na história do futebol brasileiro. Nossa seleção precisava apenas de um empate para sagrar-se campeã. Mas tomou um gol a 10 minutos do final da partida. Resultado: 2 a 1 para os uruguaios. Barbosa foi acusado de ter falhado no lance. E sua vida, tanto pessoal quanto profissional, nunca mais seria a mesma dali por diante.
Mas se engana quem acredita que, depois do Maracanaço, como ficou conhecida a derrota, o goleiro nunca mais defendeu nossa seleção. Ele voltou a ser convocado, sim, e foi titular em mais uma partida: a vitória do Brasil sobre o Equador por 2 a 0, no dia 12 de março de 1953, em jogo válido pelo Campeonato Sul-Americano (a atual Copa América). Ou seja: o gol marcado pelo atacante uruguaio Ghiggia na final da Copa de 1950 foi o último sofrido por Barbosa com a camisa da seleção brasileira.
Naquele mesmo ano, 1953, o goleiro quebraria a perna num jogo do Vasco da Gama (clube que defendia) contra o Botafogo. Parou por um tempo, enquanto se recuperava, e voltou a jogar até 1955. Daí em diante, sua carreira entrou em declínio. Barbosa morreu em 2000, aos 79 anos, em Santos, onde vivia recluso ao lado de uma filha – sem conseguir se livrar da marca de vilão do Maracanaço.

Um comentário:

  1. Olha ameiiii mesmo seu blog
    super hiper interessanti
    você devia divulga-lo mais
    pois é muitolegal!
    eu estava com dúvidas sobre o grupo rouge!pois meu irmão discutiu comigo dizendo que havi msgs subliminares e eu disse que não havia até encontra seu blog que me esclareceu tudo
    muito obrigada
    não deixe de postar!!
    pois todo dia terá minha visita =D
    grande beijo!
    paulinha ^^

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative