BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mito nº 1 - O Futebol foi Inventado na Inglaterra


"Do Mito nº1 ao nº57"
Por Eduardo Lima, editor da revista Superinteressante.
"Uma porção de Besteiras"
Noite dessas, eu estava na casa de uma amiga que esteve na China anos atrás. Álbuns para cá, álbuns para lá... De repente surgem as primeiras fotos da Grande Muralha. Não demorou um segundo até que alguém ao redor da mesa disparasse: "A única obra do homem que pode ser vista do espaço, né?"
Há certas coisas que a gente ouve por aí a todo instante, mas nunca parou para pensar sobre elas. A história da muralha é uma. Quem garante que dá para vê-la do espaço? A olho nu, de jeito nenhum! E quem falou que existe relação entre tamanho dos pés e do pênis? Ou que os solteiros transam muito mais que os casados?
Aprendi ainda criança que o futebol foi inventado na Inglaterra. E que não corro o risco de pegar uma gripe se me agasalhar bem no frio. Mais tarde, já adolescente ensinaram-me que chocolate provoca espinhas.
Recentemente, fui incentivado a comprar um carro flex, porque álcool polui menos que gasolina. Toda vez que vou abastecê-lo, uma plaquinha me avisa que posso explodir o posto caso resolva usar meu celular.
Tudo isso não passa de lenda, sem qualquer fundamentação científica. Mas acaba virando verdade, de tão repetido sem jamais ser questionado. A quantidade de bobagens desse tipo circulando pelo mundo é enorme. Tão grande que daria para fazer uma coleção de revistas como esta. Aqui reunimos 57, agrupadas em 8 categorias. Não fique surpreso se, ao chegar na última parte (Mito nº 57), você descobrir que passou a vida inteira acreditando numa porção de besteiras. Felizmente, chegou a hora de enterrá-las para sempre. Boa leitura.

Mito nº 1 - O FUTEBOL FOI INVENTADO NA INGLATERRA
Não foram os ingleses que inventaram o futebol. O que eles fizeram, quando criaram a primeira associação de clubes no século 19, foi organizar e inventar regras para um esporte que já era praticado desde a Antiguidade. Na China e Japão, por exemplo, jogava-se algo parecido havia mais de 2 mil anos. Gregos antigos também batiam uma bolinha com os pés, assim como os romanos da época do império.
O mais remoto ancestral do futebol moderno no Oriente talvez seja o tsu Chu, jogado na China pelo menos desde o século 3 a.C.
Fazia parte do treinamento militar e tornou-se tão popular que até a realeza o apreciava. Registros históricos dão conta de que, na dinastia Han, o imperador Wudi (156 a.C – 87 a.C.) ordenou a mudança de todos os melhores jogadores para a capital do império – só para que ele pudesse assistir a jogos de alto nível. Fica provado, portanto, que futebol é um fenômeno de audiência desde os seus primórdios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative