BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Segredo da Levitação


Como vai, visitante? Agora é a vez do Ilusionismo. E antes de iniciar esta nova matéria, vou recomendar uns filmes que creio, você irá gostar, pois justamente ilustram este novo tema, além de render uma boa sessão de entretenimento e mistério. Os filmes são ótimos e falam sobre a vida de um ilusionista. Sobre o mesmo tema indico "O Ilusionista" e "O Grande Truque". O primeiro conta uma história pensativa e estratégica sobre o romance proibido entre um ilusionista e uma mulher casada da alta sociedade e um homicídio. O segundo revela uma concorrência entre ilusionistas em busca do melhor truque, onde mostra que nem sempre a mágica é tão benéfica assim. Bem, no tema de hoje, um dito "médium" e um "guru" afirmam levitarem em público! E para piorar, apareceram também os mágicos de rua, com seus números de levitação ao ar livre! E agora? Será mesmo a Levitação? Entra em ação o Caçador de Mistério!

Alguns médiuns físicos dizem ter experimentado levitações. Um dos mais famosos é Colin Evans. A fotografia foi capturada em infravermelho durante uma sessão em 1938. Comparando com várias outras fotos deste evento mostra que ele permaneceu no ar por um bom tempo!

Ou não. Observando bem a fotografia podemos verificar que possui características bem estranhas dando a entender que é fraude e o sujeito provavelmente estivesse suspenso por um cabo invisível ou apagado da imagem. Algo similar a uma outra foto famosa do “médium” brasileiro Mirabelli.

Infelizmente estamos errados. Em verdade Evans “levitou”, porém através de outro método. Você pode adivinhar qual foi? Verifique mais fotos de suas levitações que podem ajudar a desvendar este mistério nada profundo:

Desconfiou de algo? E que tais estas:

Notou como os pés parecem desaparecer? Talvez algum tipo de distorção gravitacional? As fotos tomadas lateralmente também revelam a curiosa posição de seu corpo, e todas elas (que registram pelo menos duas levitações diferentes) mostram algum tipo de cordão branco em sua mão esquerda. Ectoplasma?
E você, já solucionou o “mistério”?

E quem comenta é o investigador Joe Nickell em Camera Clues: A Handbook for Photographic Investigation:
“A fotografia é simplesmente hilária. É uma imagem capturada com flash de uma sessão realizada no Wortley Hall em Finsburg Park, Londres, mostrando uma platéia segurando as mãos e o médium Colin Evans ‘levitando’. Um cordão saindo de um dispositivo na mão de Evans indica que foi ele que ativou o flash – um detalhe crítico já que a evidência da própria foto revela o mecanismo da ‘levitação’ e indica assim sua natureza momentânea: os pés de Evans são um borrão acima do encosto de sua cadeira, seu corpo está em uma posição parcialmente curvada e seu cabelo está desarrumado. Se pular no ar de uma posição curvada (sobre uma cadeira) é levitar…”.

E isso é tudo, pessoal, as fotografias mostram Evans pulando. Seu movimento foi congelado pelo flash, que ele mesmo ativou com aquele cordão, mas o efeito não foi perfeito, uma vez que seus pés ainda ficaram borrados pelo movimento.
Uma dúvida que pode pairar, não exatamente sobre a levitação, é como a multidão não denunciou a fraude. Seriam todos cúmplices?
Em verdade, o parapsicólogo caçador de fantasmas Harry Price já sabia a resposta pouco depois das apresentações de Evans. Pode-se ler em “Fifty years of psychical research: a critical survey”, publicado em 1939, poucos meses após as fotografias:
“Outra sessão insatisfatória foi conduzida … no Regent’s Park, em 27 de maio de 1938 com o senhor Colin Evans. Este médium alega que, em completa escuridão, ele é ‘levitado’. As senhoras A. Peel Goldney, Henry Richards e outros pensam que neste teste particular nenhuma levitação ocorreu e o cheque pago ao médium foi devolvido aos espectadores. Uma fotografia da suposta levitação psíquica deste médium foi publicada no Daily Mirror de 13 de junho de 1938. Veja também Photography de janeiro de 1939: “Como fotografias podem ser obtidas de um homem aparentemente levitando, mas em verdade pulando”, é registrado graficamente (com ilustrações) em Proc., SPR, Vol. XLV, Part 158, pp. 196-8”.

Pois é. Colin Evans conseguiu encher um salão, mas só podia “levitar” em escuridão completa! Por isso nenhum dos presentes na fotografia está olhando para o homem flutuando no ar. Ou pulando. Ninguém estava vendo nada, e em retrospecto pode-se notar como os olhos de todos fixam o vazio. Não foi usada fotografia infravermelha: as imagens foram capturadas com flashes, que congelaram o movimento de um charlatão pulando do alto de uma cadeira no escuro.

As fotos eram tudo que Evans queria, e foram publicadas em um jornal de grande circulação. Ainda que mesmo alguns dos presentes provavelmente tenham percebido o que havia ocorrido, ou no mínimo não se tenham satisfeito em não ter visto nada, o resto virou história, ou melhor, ainda outra comprovação de que uma imagem enganadora acaba ecoando muito mais do que a explicação completamente sem graça.

Fotografias de Evans pulando têm sido reproduzidas há 70 anos, com rara menção ao que realmente registram. No trecho em que citamos Nickel, o cético critica como a fotografia é exibida no livro de Joyce Robins, “The World’s Greatest Mysteries” (1989), ou “Os Maiores Mistérios do Mundo”, com a legenda: “prova irrefutável de que a força da gravidade pode ser desafiada”. Enquanto possuir pessoas ingênuas que se influenciam e acreditam em tudo, continuarão existindo também os enganadores.

Alguns outros segredos da levitação
Pode-se pensar que o caso de Evans é um exemplo singular e particularmente ruim, e que mesmo nesse caso um parapsicólogo notou a fraude imediatamente após o evento. O que é bem verdade. Infelizmente, nem todos pesquisadores de supostos fenômenos paranormais são tão perspicazes, e casos de pessoas pulando promovidos como levitações não são tão raros.
Basta mencionar, por exemplo, o famoso caso do Poltergeist de Enfield, de 1977:


Note como a fotografia também foi capturada com flash (a sombra da garota projeta-se na parede oposta ao fotógrafo). O caso Enfield não consiste apenas dessas fotos, mas fotografias como esta são evidência muito duvidosa de fenômenos paranormais.

Nesta imagem, grosseiramente pode-se notar as cordas amarradas e entrelaçadas no homem que balança no ar. Aqui, alerto sobre outras características que aparentemente identificam fraude: normalmente pode-se notar uma anormalidade, um fio, uma posição corporal estranha, expressões estranhas, sombras, borrados, objetos apagados das fotos, coloração, alteração de cor, enfim diversas formas que em uma primeira visão você já pode desconfiar de fraude. Até é possível assistir a um documentário sobre o caso, onde é tratado como caso real. Confira:

Isso para não mencionar truques ainda mais antigos, e que ainda assim continuam sendo explorados, como no caso do indiano abaixo:

O segredo indiano já foi abordado pelo programa Fantástico em 2007, quando o mágico (?) holandês Ramana o realizou em frente à Casa Branca. Um dos supostos “gurus” afirmaram de cara lavada aos repórteres que o cajado era preciso para “canalizar” as ondas positivas e dar o poder de levitar. Tinha que ser feito com o cajado. Como o tal homem alegou ser uma verdade paranormal, caracteriza charlatanismo (ato de ludibriar, enganar ou fraudar alguém ou alguma coisa), crime previsto no artigo 283 do Código Penal Brasileiro. Seria melhor se esta técnica fosse utilizada apenas para entretenimento público.

Finalmente, ao discutir alegações de levitação, é obrigatório mencionar o “médium” vitoriano D.D. Home e a conhecida história de que teria flutuado entre janelas de uma mansão em frente a quatro testemunhas. Até hoje não se sabe como ele teria realizado o feito, se é que realmente o fez. O mágico e cético Harry Houdini (foto abaixo), famoso por desmascarar médiuns, prometeu reproduzir o truque, mas por um problema com seu assistente acabou não o fazendo, para alegria dos crentes. Afinal, Home teria realizado o feito, truque ou não, sem nenhum assistente. No mínimo seria um ilusionista ainda mais competente que Houdini.

Ou não, claro. O fato de que mesmo um ilusionista competente como Houdini não tenha descoberto como Home efetuou a façanha não significa que ela seja tão elaborada, muito menos que tenha sido mesmo sobrenatural. Significa apenas que Houdini não descobriu qual era.

Desde então, e dentre as sugestões para como Home poderia ter iludido suas testemunhas, a que pareceu mais interessante envolve um efeito literalmente fantasmagórico: o Fantasma de Pepper. Utilizado em atrações da Disney, como a Casa Assombrada, o efeito é um jogo de luzes e vidros semi-transparentes que ainda hoje é saudado como ultra-moderno em pseudo-holografias.


Por vezes, os truques mais simples podem produzir os resultados mais impressionantes: mais do que o truque, o segredo seria a sua apresentação. Seria mesmo esta a explicação para a levitação de Home? Bem, até hoje não se sabe como ele teria realizado o feito, se é que realmente o fez.
Talvez o mais estranho e impressionante seria alguém descobrir que seu cão também levita!

E as “street magic” de David Blaine, Criss Angel ou Cyril Takayama? Aqueles mágicos de rua que costumam aparecer em programas de TV deixando pessoas de boca aberta com seus ilusionismos ao ar livre? Como explicá-los? No vídeo abaixo, o próprio Criss Angel mostra o truque:

David Blaine também já usou um efeito ainda mais simples, a “Levitação Balducci“, que não precisa nem mesmo de calças e sapatos especiais.

Vale alertar também que os programas em que os truques são apresentados também contam com truques de edição, ou simplesmente com comparsas: transeuntes inocentes nas ruas ou lojas por vezes são atores. Simples assim. No caso da levitação de David Blaine, por exemplo, no programa exibido na TV houve uma edição misturando o truque Balducci com transeuntes provavelmente reais, desavisados e genuinamente impressionados, com uma rápida tomada em que Blaine é exibido levitando a uma grande distância do chão, esta feita com cabos de suspensão e filmada separadamente.

Outros truques supostamente improvisados de Blaine, Angel e Takayama contam com aparatos preparados elaborados (como um aquário ou vitrine de loja) e espectadores contracenando.

Perde toda a graça, não é? É provavelmente por isso que D.D. Home nunca revelou como realizou suas façanhas.

O que pode-se dizer mesmo que houve levitação sobre uma nova descoberta que revolucionará o mundo. Confira a foto abaixo:

É isto mesmo! O objeto está flutuando na mão de um de seus inventores. E como aconteceu isto? Vamos acompanhar a matéria:

Físicos acreditam terem desvendado os mistérios da levitação descobrindo como fazer objetos e até pessoas flutuarem em pleno ar. De acordo com os cientistas o estranho fenômeno que segura as moléculas juntas é chamado de Efeito Casimir. Agora físicos britânicos tentam descobrir como reverter o efeito fazendo com que os objetos provoquem repelência entre si e esperam utilizar a técnica primeiramente para reduzir a fricção em nanomáquinas e, talvez algum dia, levitar pessoas.

Isso é feito utilizando lentes especialmente construídas que podem reverter o Efeito Casimir fazendo objetos se repelirem ao invés de se atraírem. Os pesquisadores também estão inventando maneiras de ligar e desligar a força de atração e repelência, um fator chave para fazer com que o maquinário nanométrico trabalhe sem atrito. O efeito das lentes pode ser poderoso até em grandes distâncias abrindo a possibilidade de que, em algum dia, alguém levite sendo controlado de locais remotos. Estes pesquisadores podem estar no processo de mudar o mundo. Então, gurus que levitam paranormalmente: MENTIRA! Nova tecnologia que explora a levitação física: VERDADE! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima investigação!

2 comentários:

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative