BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

domingo, 8 de novembro de 2009

Menina com Câncer


Aqui estou eu novamente com estas lendas e segredos da internet, que também podem ser chamados de "pulhas virtuais". E olha que você não imagina o poder que essas pulhas tem! Na barra lateral do blog, além dos mitos populares disponibilizo também algumas pulhas curtas que influenciaram o mundo. Talvez você já tenha caído em alguma ou deve ter ouvido falar. Confira no box ao lado. Bem, hoje falarei sobre mais um caso de comover o coração do internauta. É o caso da Menina com Câncer, que atormenta so usuários nas caixas de e-mail! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Leia a primeira linha do e-mail:

“Este e-mail veio do Grupo de Solidariedade do Hospital Albert Einstein. Implica no dispêndio de um pouco de tempo e não custará nem um centavo.”

O grupo de solidariedade não existe. Também a corrente não diz em momento algum em qual dos Hospitais Albert Einstein parte esse tal "grupo". Há hospitais Albert Einstein em várias cidades, inclusive nos EUA. A própria direção do hospital divulgou uma nota explicativa sobre o assunto, desmentindo o caso.

Próxima linha:

“Tudo o que precisa e de um pouco de coração....
POR FAVOR, envie este e-mail para todos aqueles que conhece.”


Na maioria das correntes falsas que se espalham pela internet, palavras como "tenha bom coração" ou "faça uma boa ação" são sempre colocadas para deixar o leitor sensibilizado e, seguidas da célebre frase que acompanham todos os e-mails desse tipo: "envie esse e-mail para todos aqueles que você conhece". No mesmo texto você poderá verificar mais uma frase que é quase padrão: "Esta não é somente carta corrente!" Se você ler uma frase dessas em um e-mail, pode ter certeza de que se trata de uma fraude! Jogue na lixeira.

Nas linhas seguintes, o e-mail torna-se meio confuso, confira alguns trechos:

"Este e o pedido de uma garotinha e brevemente deixará este mundo, pois ela tem sido vítima de uma terrível doença: o CÂNCER...mas uma escolha de salvar esta garotinha que está morrendo de uma séria e fatal forma de câncer. Esta garotinha só tem mais 6 meses de vida e como seu último desejo, ela (família) quer enviar uma "carta corrente" para dizer a todos que vivam plenamente as suas vidas,...Ela nunca chegará ao baile de formatura, ... Ao enviar este e-mail ao maior número de pessoas possível, estará dando a ela e a sua família uma réstia de esperança, porque a Associação Americana Contra o Câncer doará, para o seu tratamento, 3 centavos para cada nome desta corrente."

Primeiro, o autor diz que a menina não tem chance de sobreviver. Logo no parágrafo seguinte, diz que se você mandar esse e-mail para tantas pessoas, ela receberá 3 centavos para cada e-mail enviado. E aí eu te pergunto: a criança tem chance de sobreviver ou não?
Câncer em criança tem duas faces: ou morre rápido ou se cura rápido. Pode perguntar para qualquer médico. Já saiu há um bom tempo na Revista da Folha uma reportagem falando sobre isso. As chances de cura em uma criança são de 80%.
A garotinha só tem 6 meses de vida, não é? Então, porque as pessoas receberam esse e-mail em Janeiro de 2002 e novamente em Fevereiro de 2003? Será que a garotinha ganhou mais 6 meses de vida?

Estamos em 2009 e continuamos a receber esse e-mail! Ou seja, a garota ainda não sarou, mas também não morreu!
Na mensagem, o autor fala de um tipo sério de câncer, mas não fala qual. Numa outra variante dessa corrente (o da Raquel Arlington), o outro autor foi mais específico, dizendo que o tipo de câncer da garota é cerebral.
O e-mail fala da garotinha quatro vezes. Se refere a "ela" mais de 10 vezes, mas não fala seu nome, o nome de seus pais, ou em qual hospital está internada. Será que ela ainda está no Albert Einstein?
A "Associação Americana Contra o Câncer" existe mesmo! Por isso e esses tipos de e-mails dão um enorme trabalho para serem desmentidos.
Ninguém pode saber para quantas pessoas uma determinada mensagem foi enviada. Eu nunca ficarei sabendo se foram 4 ou 1.000 pessoas que receberão uma mensagem que eu mandar. Se isso fosse possível, depois que a "campanha" acabasse, eu e você iríamos receber um e-mail de agradecimento e isso não acontece nunca!

Sempre você receberá e-mails dizendo para repassarem essas mensagens para o maior número de pessoas, e depois, a empresa Tal irá contar por quantos e-mails a mensagem foi passada. Quer um conselho? Delete esse e-mail.
Mais uma observação: uma família com uma criança doente em casa ficaria preocupada em mandar e-mail para o Albert Einstein, que então iria passar para um monte de gente?
Porque a "Associação Americana Contra o Câncer" iria se preocupar com uma só criança? (e ainda por cima, brasileira!)

Como surgiu essa história:
É muito difícil determinar a origem dos boatos que circulam por aí. Porém, no caso desse e-mail, é bastante provável que ele seja uma variante de uma história real de um garoto inglês chamado Craig Shergold (foto acima). Em 1989, Craig foi diagnosticado com câncer e, na época com 9 anos de idade pediu para que as pessoas lhe enviassem cartões de agradecimento para que ele conseguisse entrar para o Guiness Book como a pessoa que mais recebeu cartões no mundo! A sua ideia deu certo em partes, pois até 1991, ele já tinha recebido mais de 33 milhões de cartões. Porém, apesar do garoto superar o recorde anterior, o site do livro de recordes não contém e nem menciona nada a respeito de Craig Shergold como a “pessoa que mais recebeu cartões de lembrança no mundo”.
A boa notícia é que os médicos removeram o tumor de Craig que se tornou um adulto saudável. Porém, seu pedido por cartões se transformou numa lenda na internet e, até hoje as pessoas continuam repassando essa corrente.

Conclusão: Menina com câncer, MENTIRA baseada em fatos. Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até o próximo caso!
Fonte: http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=18

Um comentário:

  1. bah cara vc e mto bom nisso por isso q acho q vc e o melhor cacador de misterios....PARABENS bjus da francyely do rio grande do sul

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative