BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sábado, 7 de novembro de 2009

A Menina Queimada


Olá, amigos! Desta vez pegaram pesado. Essa imagem circula pela internet desde 2005 e mostra uma criança com o rosto queimado. Junto com a imagem um texto bastante comovente, dizendo que a cada e-mail repassado, a probrezinha ganhará três centavos de euro, para ajudar em seu tratamento. Será que é real? Entra aqui o Caçador de Mistérios com o caso da Menina Queimada!

Essa é uma daquelas histórias que classificamos como "meio mentira, meio verdade", pois a foto é real, mas a história é falsa!

Já recebi muitas correntes desse tipo aqui no Rio de Janeiro. Por aqui, é mais conhecida por "Ação entre Amigos". Quando a coisa tende a apenas ganhar dinheiro rápido e fácil, se torna uma corrente de ajuda mútua, onde recebe diversos nomes como Pirâmide, Jogo da Roda, Roda da Fortuna (foto abaixo), etc. Normalmente a mania passa em três meses, onde as pessoas envolvidas não têm mais como contribuir, fazendo quebrar a corrente prejudicando diversas pessoas - crime de estelionato.


Neste caso, é inofensivo, desde de que o e-mail não contenha spam ou vírus. Muitas vezes, a foto é verdadeira, porém as histórias que acompanham certas fotos as transformam em mentira.

No caso desta foto da pobre bebezinha, o texto que a acompanha diz que ela teria sofrido queimaduras gravíssimas por todo o corpo e que necessitaria de uma operação e que, para cada e-mail repassado, ela ganharia três centavos de euro para ajudar no tratamento.

Ao ler esse e-mail, a primeira pergunta que vem a mente é:

A foto é real?
SIM, a foto é real e não há indícios de manipulação digital.

A garota que aparece queimada na foto se chama Aleksandra Kuczma, ou simplesmente "Ola" (diminutivo, em polonês, de Aleksandra). Em junho de 2005, quando tinha apenas 1 ano e dois meses de vida, o nenêm ficou seriamente ferido, depois de ficar presa em um incêndio na casa em que morava, na Polônia. Felizmente, seus pais conseguiram salvar a pequena Ola em tempo e, graças imediato socorro e aos cuidados dos médicos, a menina foi salva em um hospítal na cidade de Cracóvia. Apesar da medicina conseguir salvar-lhe a vida, o fogo havia conseguido queimar os cabelos e parte do rosto do bebê.

Essa foi a parte real da história. Agora vem a parte falsa:

Como em muitos outras histórias que já pesquisamos, essa também pede para que repassemos adiante e que para cada e-mail repassado, a garotinha receberá algum dinheiro para ajudar em seu tratamento. Mas vamos analizar essa parte:

Ao repassar o e-mail, alguém teria que pagar pelo três centavos, não é?

Quem é a empresa ou pessoa que estaria pagando por tal tratamamento?

Como saber para quantas pessoas teria sido repassado esse e-mail?

Isso é impossível de se saber. Apenas ficamos sabendo para quem o e-mail já foi repassado se quem o reapassar não deletar os e-mails anteriores. Se o remetente do e-mail resolver enviá-lo com cópia oculta? Não dá para saber.

Outra questão: Como será (ou seria) feito o pagamento? Essa também é uma pergunta sem resposta! O e-mail não informa como que a garotinha receberia essa ajuda.

De acordo com o site Hoax Slayer, o e-mail original continha um número de uma conta em um banco da Polônia, onde os interessados em ajudar poderiam fazer depósitos em nome da menina. Com o tempo, o e-mail foi alterado, transformando-se nesse que conhecemos.

Abaixo, podemos ver outras fotos da pequena Aleksandra, depois de ser atendida pelos médicos:

Conclusão: Foto REAL, história FALSA!
Fonte: http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=124
Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Volto em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative