BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

UFO da Itália


Atenção, visitante do Caçador de Mistérios! Os UFO's novamente invadiram nossa página de curiosidades, verdades e farsas. Mas antes de nossa matéria ir ao ar, vou fazer um pequeno pedido que creio, não vai tirar muito o seu tempo. Estou pedindo mesmo uma ajuda! Embora sejam pouquíssimos visitantes que entrem aqui, sei que são fascinados pelo assunto e sedentos de explicação assim como eu. Mas eu ficaria mais motivado e contente ainda se ao visitar minha página, você pudesse postar algum comentário, elogio, reclamação ou sugestão no mural de recados na barra ao lado em cor azul. Muito mais se por um acaso meu blog merecer um selo de qualidade, ou qualquer coisa. Por mais que algumas matérias sejam tiradas de outros sites, procuro pesquisar, comparar, editar e acrescentar alguma coisa na postagem. Até meus conhecimentos eu verifico se é viável, mas meu objetivo é fazer com que o Caçador de Mistérios seja um dos blogs mais completos sobre o assunto e só você pode me ajudar nesta trajetória. Certo de que serei atendido em meus pedidos, agradeço desde já! Agora, vamos em frente que os discos somem de vista rápido! E desta vez vem da Itália. Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Até há pouco, antes dos inacreditáveis vídeos do Haiti/República Dominicana, a maior sensação OVNI no Youtube em 2007 era o infame vídeo do disco voador da Força Aérea Italiana.
O primeiro elemento esclarecido foi sua não-origem: não era da Força Aérea, como a ufóloga Paola Harris rapidamente esclareceu na lista UfoUpdates:

"Venho exibindo esse filme antigo há três anos, e nos foi dado por pesquisadores italianos… não pela Força Aérea. É nossa tecnologia. Mostrei o filme a meus amigos Rob e Rebecca Gordon, que tinham as conexões e recursos para examiná-lo em Hollywood. … Ele nos foi dado sem explicação. É um objeto real no filme. … Tudo acontece na região de Veneto na Itália em um lugar chamado Ponte di Giulio. … É um leito de rio seco onde os militares fazem manobras e o fotógrafo estava com um tripé esperando o objeto sair da floresta. Duvido que aliens apareçam por lá!"

Embora as alegações de que o disco voador seria real e “nossa tecnologia” não possam ter sido verificadas até hoje, aquelas sobre sua origem sim puderam. Os ufólogos italianos Antonio Pischiutti e Stefano Saccavino visitaram o local, próximo da Ponte de Giulio em Pordenone, e tomaram esta fotografia aproximadamente no mesmo ponto em que o cameraman do blog Ceticismo Aberto, fonte desta reportagem estava:

Muitos ufólogos italianos receberam o vídeo da fonte anônima há alguns anos, mas aparentemente apenas Paola Harris decidiu promovê-lo e vendê-lo em um DVD pelo mundo. De alguma forma, duas versões do clipe (uma convertida direto de um DVD, exibida no início do post, e outra filmada de uma projeção) acabaram no Youtube.
Dada a fonte anônima e a péssima qualidade das versões no Youtube, seria esperado que nenhuma prova definitiva de “autenticidade” ou da provável fraude fossem encontrada. Mas as pessoas, incluindo nós, continuamos a analisá-la e debatê-la de toda forma. Uma das mais interessantes evidências de fraude foi indicada por “onthefence” no OpenMindsForum:

O suposto OVNI fica borrado pelo movimento de forma notavelmente diferente do cenário ao fundo (como a chaminé). Evidência clara de que o disco voador e o cenário ao fundo são duas coisas bem diferentes. Uma é real, a outra não. Não necessariamente nesta ordem.
Mais evidência de fraude inclui um cameraman extremamente sortudo (que de acordo com Harris, usava um tripé!). O disco voador surgiu do nada, planou, e decidiu parar para poses justamente próximo da chaminé — que descobriu-se ser parte nada menos que de uma usina de energia. Muito conveniente, tanto visual como “ufologicamente”, mas não faz muito sentido porque na verdadeira geografia do local, o ponto onde o disco voador pára para fazer poses está a centenas de metros de distância da chaminé. Apenas o cameraman, vendo o disco e a chaminé daquele ponto, teria a ilusão de que os dois elementos estariam próximos. E isso se não tivesse senso de profundidade.
Mas tudo ficaria por isso mesmo, e apenas céticos ficariam satisfeitos em considerar evidência tão tênue, de um vídeo tão ruim e anônimo, como uma fraude. Felizmente, outro ufólogo italiano que recebeu o vídeo original anos atrás decidiu falar. Confira o vídeo:

Antonio Chiumento, ao contrário de Paola Harris, disse ter escolhido não divulgar o vídeo que recebeu por causa de sua origem anônima. Permaneceu guardado por anos, mas depois da sensação internacional no Youtube e ecos retornando a seu próprio país, Chiumento finalmente se manifestou a respeito.
No clipe acima você confere a mais nítida versão do vídeo já disponibilizada na internet. Provavelmente porque é o vídeo original que Chiumento recebeu diretamente da fonte anônima. Pode-se ver claramente como o disco voador se destaca do cenário ao fundo.

O pesquisador italiano recebeu o vídeo e, ao notar a diferença de nitidez entre o disco e o fundo, rapidamente o considerou uma fraude. A fonte desconhecida também o motivou a descartar tudo. Mas ele teria então recebido um email do autor confessando a fraude. Tudo isso teria sido esclarecido muito antes do vídeo chegar ao Youtube e provocar polêmica, com Paola Harris alegando que especialistas em efeitos especiais em Hollywood teriam atestado sua veracidade.
Portanto, UFO da Itália, MENTIRA! Você já me conhece: eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Para ajudar a complementar comentarios sobre o assunto OVNIs Falsos no link http://video.google.com.br/videoplay?docid=-1148579941800736378&ei=IQHwSpWgK5WmlQe0jrH4Cw&q=falso+ovni&hl=pt-BR#
    Um Webabraço
    Joao Batista (Ribeirao Preto - SP)

    ResponderExcluir
  2. esses vídeos podem até ser fraudes, mas seria muita pretensão da nossa parte pensarmos que somos as únicas formas de vida inteligentes em um universo tão grande...

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative