BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sábado, 28 de novembro de 2009

A Verdade Sobre o ACTIVIA


Olha o Caçador de Mistérios aí! Tem notícia nova chegando aqui! Talves nesta postagem, logo de início você se assuste com as declarações diretas de uma Nutricionista que explica o que é realmente o Activia, aquele iogurte com sabor de ameixa que estimula o organismo a funcionar bem... e fazer você ir correndo para o banheiro! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Antes de começar, uma coisa deve ficar bem clara aqui: NÃO estou fazendo propaganda de nenhum produto ou de nenhuma marca nesta postagem.
Como faço desde o início do blog Caçador de Mistérios, estou apresentando os fatos e tentando desmistificar os boatos que rodam as nossas caixas de entrada. Nesse caso, a Danone está sendo a "vítima" do boato e, por isso, seu nome e as imagens de seus produtos aparecerão nessa pesquisa, além de que sem imagens, o texto torna-se cansativo e monótono. Então vamos lá!

Afinal, o que é o Activia?
Quais são os seus componentes?
O que são os bacilos DanRegularis?
Confira no e-mail (em sua forma original, sem edições ou correções gramaticais) abaixo estas declarações bombásticas sobre este produto tão comercializado nos mercados que vendem laticínios:


“Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."
Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?
NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS. SIM, SIM E SIM!
Mas o absurdo não para aí.

"Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing, renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos."

A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de:
Bifidus Digestum (Reino Unido),
Bifidus Regularis (EUA e México),
Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá),
DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis
(Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha).

Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp. animalis, strain DN-173.010.

O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.

Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?

Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing??

A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.

Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.

EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!!

Marília C. Duarte
(Nutricionista)
São Paulo – SP”


Em forma de artigo, assinado por uma nutricionista, o texto afirma que o iogurte Activia, da Danone, que auxilia no funcionamento regular do intestino, seria feito a partir de fezes humanas.

Esta mensagem ainda circula pelas caixas de e-mail. Este texto possui informações desencontradas, citando nome de uma empresa conhecida e assinado por uma nutricionista que não existe. Parágrafos inteiros escritos em letras maiúsculas dão um tom alarmista ao conteúdo. Tudo isso nos leva a crer que, mais uma vez, estamos lidando com uma típica Corrente de e-mail ou hoax da internet.

Logo nos primeiros parágrafos temos:
"Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."

E em um outro parágrafo mais abaixo:
"Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing,renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos."

O autor do texto não disse de onde ele tirou essas duas afirmações. Apenas jogou um texto entre aspas e o leitor menos atento aceita os parágrafos sem se questionar da veracidade. Se você quiser testar, copie um dos dois parágrafos acima e cole no Google. O resultado mostrará apenas os blogs e sites que reproduziram o texto, ou seja, é uma cópia da cópia.

O leitor dessa nossa pesquisa poderia estar pensando: "Puxa! Mas o autor pode ter retirado essas citações de algum livro! Por isso não aparece no Google!".

Bem pensado, querido leitor do Caçador de Mistérios! Mas você não acha que uma nutricionista formada, que tantos trabalhos acadêmicos já deve ter feito em sua vida, não teria o cuidado de colocar o nome do autor ou nome do livro em seu "artigo", assim com eu coloco as referências e fontes das postagens? Isso ajudaria até mesmo para dar mais credibilidade ao texto.

Na verdade, a Bifidobacterium animalis é uma bactéria que realmente está presente no intestino humano, mas isso não quer dizer que colocaram fezes no iogurte. Conforme a própria Danone afirma em seu site, "é obtido da replicação em meio de cultura estéril, da mesma forma que outros fermentos utilizado em iogurtes, queijos, pães e etc. Não é absolutamente obtido de fezes.". Também o site E-Farsas entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Danone, e a resposta foi a mesma (o nome do responsável pelas pesquisas do site e-farsas é Gilmar):

"Sr Gilmar, bom dia!
Sobre seu contato, a Danone gostaria de esclarecer que:
- O Dan regularis é o nome comercial do bacilo exclusivo da Danone, registrado com nome científico Bifidobacterium animalis, cepa DN 173 010, no Instituto Pasteur em Paris, onde estão depositadas as amostras deste bacilo
- O Danregularis que você encontra em Activia é obtido da replicação em meio de cultura estéril, da mesma forma que outros fermentos utilizado em iogurtes, queijos, pães e etc. Não é absolutamente obtido de fezes.
- O Bifidobacterium animalis não apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal, já que outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no trato intestinal de indivíduos saudáveis. Não seria possível "viciar" o organismo em um bacilo, já que este é um ser vivo e não um produto químico."


De acordo com o excelente blog Alimentação sem Mitos(foto acima), em seu artigo sobre o Bifidobacterium animalis, Gaby, Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos mostra que "Todos os iogurtes têm bactérias, pois são elas que fermentam o leite para que ele se transforme em iogurte. E esse tipo específico de bactérias contidas nesse iogurte apresenta alguns outros benefícios à saúde, o que caracteriza o alimento que contém esse tipo de bactéria como probiótico: alimento que além de nutrir por si só, oferece benefícios à saúde."

E mais: em um outro artigo publicado pela professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Susana Saad, explica que "Os microorganismos probióticos sobrevivem ao trato gastrintestinal humano e ocupam o intestino. Eles produzem compostos inibidores como as bacteriocinas, proteínas que inibem a proliferação de microorganismos patogênicos, causadores de diarréia e outras doenças."

Em um dos parágrafos, o texto afirma:
"NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS., SIM, SIM E SIM!"

Como já mostrei em várias pesquisas aqui no Caçador de Mistérios, a prática de se utilizar letras maiúsculas dentro do texto dá um tom alarmista ao assunto, é feito para se chamar a atenção. Afinal... você acha que fariam iogurte de fezes humanas e ninguém tomaria nenhuma providência até hoje?

Prosseguindo no texto:
"O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal."


Pense comigo: Se no começo do texto, a autora (ou o autor) afirma que o Bifidobacterium animalis já está presente em nosso intestino, por que mais abaixo é dito que a bactéria causa irritação na mucosa intestinal?
Ah! Porque é uma cepa mais irritante da bactéria! Sei...
Então, nesse caso, o autor estaria afirmando que a tal bactéria seria um tipo tratado, ou seja, não é um "bichinho" simplesmente tirado de um cocô e colocado no iogurte. Ou então, o tal do Bifidobacterium animalis que é usado para se fazer o Activia estaria sendo retidado das fezes de pessoas que já estariam com diarréia? Difícil de acreditar!

De qualquer maneira, o texto não é de todo perdido. Num dos parágrafos, o autor (ou autora) aconselha:

"Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce."
Segundo a mutricionista responsável pelo blog Alimentação sem Mitos, uma alimentação saudável, a base de verduras e legumes e rica em fibras, em conjunto com a prática de exercícios físicos ajuda bastante no bom funcionamento do intestino. "Mas," - afirma a nutricionista - "em algumas fases da vida, em que o intestino fica mais preguiçoso, como durante a gestação e pessoas com idade mais avançada, eu acho que é melhor usar esse tipo de iogurte do que o uso de laxantes."

Nas últimas linhas:
EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!!

Outra vez, o uso de letras maiúsculas chama a atenção. Também é difícil de se acreditar que uma pessoa com nível superior escreveria um texto com um linguajar tão chulo, tão baixo.

E para encerrar com chave de ouro, quem assina o "artigo" é uma nutricionista de São Paulo. "Marília C. Duarte" é o nome que está sendo colocado no e-mail. Em minhas pesquisas encontrei um artigo no próprio site da DANONE BRASIL (foto abaixo da página do site) que informa o seguinte:



“Comunicado Danone
São Paulo, novembro de 2009

A Danone tem como missão levar saúde e nutrição, por meio de seus produtos, ao maior número de pessoas.

A empresa tem conhecimento das falsas informações que circulam pela internet sobre a origem do fermento específico de Activia, o DanRegularis, e sobre sua ação.

O texto, com falso conteúdo, é assinado por “MARÍLIA C. DUARTE (NUTRICIONISTA), SÃO PAULO – SP”. Contudo, de acordo com a informação obtida junto ao CRN 3E – Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região, este nome não possui registro nesta entidade. Essa informação pode ser verificada através da newsletter publicada pelo CRN 3E e pode ser acessada no link: http://www.crn3.org.br/atualidades/newsletter.php.

Com relação à divulgação dessas informações, a Danone está tomando as medidas legais cabíveis junto às autoridades competentes. Além disso, gostaríamos de esclarecer que Activia é um leite fermentado, com cepas de iogurte tradicional e um fermento específico: o Bifidobacterium animallis DN-173 010, subsp lactis, que leva o nome comercial de DanRegularis. Esse fermento se mantém vivo e presente (em níveis adequados) durante todo o período de validade do produto.

Assim, Activia ajuda a regular o tempo de trânsito intestinal, diferentemente do que tem sido divulgado em alguns blogs e correntes de email.

Na atual literatura científica, o Bifidobacterium animalis subsp lactis (ou b.lactis) não apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal. Existem estudos científicos mostrando que Activia melhora a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino irritável. Outro ponto importante é que outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no trato intestinal de indivíduos saudáveis.

A atual nomenclatura taxonômica para essa cepa de bactéria probiótica é o Bifidobacterium animalis subspécie lactis (Masco et al., 2004), protegida pela patente EP1297176B1(Antoine et al., 2002).

Esta cepa probiótica alimentar está depositada na Collection Nationale de Cultures de Microorganismes (CNCM) em Paris, França, que é uma autoridade internacional, criada de acordo com o tratado de Budapeste.

O DanRegularis que você encontra em Activia é obtido a partir da replicação em cultura estéril dessa cepa. O processo de replicação de fermentos é largamente utilizado, não só na produção de iogurtes e leites fermentados, mas também de queijos, vinhos, pães etc. O leite fermentado Activia também está registrado no Ministério da Agricultura do Brasil e, por se tratar de um alimento funcional, também foi avaliado pela CTCAF (Comissão Técnico-Científica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos da ANVISA).

Activia possui 17 estudos clínicos, comprovando seu efeito benéfico. Esses estudos foram realizados pelo departamento de Pesquisas da Danone e por diversas universidades do mundo e foram publicados nas mais reconhecidas revistas científicas.

O leite fermentado Activia está presente em mais de 70 países e, aqui no Brasil, desde janeiro de 2004. Reafirmamos que a Danone, empresa líder mundial de produtos lácteos frescos e água mineral, presente em mais de 120 países, tem o compromisso de levar saúde e nutrição aos seus consumidores e o leite fermentado Activia é um exemplo disso.

Para mais informações sobre o produto, acesse www.activiadanone.com.br ou entre
em contato com o nosso DAC no número 0800 701 7561.

DAC- Departamento de Atenção ao Consumidor da Danone Brasil”



No site do Conselho Regional de Nutricionistas(foto acima), encontrei um comunicado sobre o assunto que diz:

"ESCLARECIMENTO
ref.: e-mail de Marília C. Duarte sobre o bacilo DanRegularis
Dando continuidade ao assunto (1ª newsletter abaixo), informamos que este Conselho, efetuou representação junto à Delegacia de Crimes Eletrônicos do DEIC/SP em outubro p.p. requerendo a instauração de inquérito policial contra “suposta nutricionista” Marília C. Duarte para apuração de crime de falsidade ideológica.

Aguardamos providências da referida Delegacia.
_______________________________________________________
De: CRN-3 Newsletter [mailto:crn3.envio@hnet.com.br]
Enviada em: terça-feira, 6 de outubro de 2009 13:53
Para: comunicacao@crn3.org.br
Assunto: ref. e-mail de Marília C. Duarte sobre o bacilo DanRegularis

ESCLARECIMENTO
ref.: e-mail de Marília C. Duarte sobre o bacilo DanRegularis

O Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região esclarece que MARÍLIA C. DUARTE não é inscrita neste Regional.
Por outro lado, informa que está envidando esforços para entrar em contato com a pessoa em questão, a fim de verificar a utilização do nome da profissão e, consequentemente, para que as devidas medidas legais possam ser tomadas.
_______________________________________________________
CRN-3
Colegiado 2008-2011
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461, 3º andar, Torre Sul - Jd. Paulistano
São Paulo - SP
E-mail enviado automaticamente por isso não utilize os botões "Reply" ou "Responder". As dúvidas ou comentários devem ser enviadas para
comunicacao@crn3.org.br"


Os outros resultados para esse nome foram todos de blogs e sites que haviam reproduzido esse mesmo boato a respeito do iogurte.

Veredito Final: Os iogurtes probióticos NÃO são feitos de fezes! Também não fazem milagres. Junto com os probióticos, hábitos alimentares mais saudáveis e atividades físicas ajudarão no bom funcionamento do intestino. História FALSA! E na dúvida, pergunte paro seu médico! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até mais!



Fontes e textos originais: www.e-farsas.com
Conselho Regional de Nutricionistas
DANONE BRASIL
Blog Alimentação sem Mitos

6 comentários:

  1. Mel dels, cada coisa que as pessoas inventam para sujar a imagem de um produto!
    Eu adoro esse danone! u_ú
    UAHSAU, ótimo post, e amo o blog! *--*

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que é pior, o nêgo que inventa isso à toa ou o que acredita... sério, se algum alimento tiver apenas rastros de coliformes fecais vai fazer um mal tao grande pra pessoa que nao fica no mercado nem 1 semana, imagina se fosse DE FATO feito das fezes...
    ai, cada coisa...

    ResponderExcluir
  3. UFA quase vomitei aq :/ nuss
    mas enfim o povo inventa coisa msm viu nunca vi AFF !!

    ResponderExcluir
  4. Ao último Anônimo:
    KKKKKK
    Você precisa ver a postagem "Pães em Forma de Pessoa". Recomendo ler sem estar comendo nada...

    ResponderExcluir
  5. Camila, só pra você não ficar triste, a legislação brasileira permite a presença de coliformes fecais sim em diversos alimentos frescos, existe um limite máximo, mas, acredite, você já comeu muito coliforme industrializado.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative