BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Aranha Camelo - A Mais Mortal do Mundo


Boa noite a todos! Chegou a hora de desvendar os Mistérios da Internet!
Este artigo será publicado em especial aos novos Seguidores do Caçador: Beto e Feehlypy. Sejam bem-vindos!

Que imagem pavorosa é esta acima? Parece que um soldado capturou uma aranha das grandes e pela aparência, não parece muito ofensiva. Porém, o texto que acompanha a foto informa que se trata da "Aranha Camelo", a mais mortal do mundo! Será mesmo que este soldado está diante da morte ou só mais uma farsa da web? Coloquem suas proteções de deserto, pois entra em ação o Caçador de Mistérios!

Esta notícia interessante está circulando na internet através de corrente de e-mail. Não possui a característica de "letras alarmantes" nem o célebre pedido de "repassar a mensagem para quantas pessoas puder", mas somente a informação já é capaz de nos despertar a vontade de repassar. A imagem vem acompanhada de um texto, que colocarei sem edições ou correção gramatical abaixo:

"Esta foto acima pertence à 'doce' 'Aranha Camelo' fotografada pelas tropas americanas
no Iraque. Elas correm a 20 Km/h, são noturnas, a menos que fiquem à sombra. Saltam a grandes alturas e se alimentam referencialmente de estômagos e genitálias de camelos e dromedários.... Quando elas mordem, é injetada uma alta dose de 'Novacaina', que paralisa e anestesia quase que instantaneamente o membro, e, como nos morcegos, você não sente a picada pois uma 'baba' anestesia o local antes. Assim, se for picado a noite você nem sente, então quando você acorda parte do braço ou perna estará faltando pois
as aranhas os ficaram literalmente mastigando durante todo seu sono. E mais, há relatos
de recrutas que tropeçaram em 'algo' que à sombra (cor da areia) sob o sol literalmente
correram atrás de suas sombras e tiveram de ser abatidas a tiros... Imagine que sensacional acordar e achar uma dessas na sua tenda..."


Bem, a fotografia, ao que tudo indica, não é fruto de manipulação digital. Pelas sombras e luzes podemos perceber que ela não foi forjada. A foto foi tirada bem próxima ao aracnídeo para que ele pareça maior. Na realidade, esse bicho tem em média 10 cm.

A fotografia que mostra dois aracnídeos "engatados" vem com essa história que têm fortes indícios para não ser verdadeira.

Procurando pela Rede, descobrimos no site Nature Blog e no da Universidade de Washington que a Aranha Camelo é também conhecida como Scorpion Sun ou Spider Sun.

Ela na verdade é uma "prima" da aranha. É um animal que pertence a ordem dos solifugae. Estes aracnídeos recebem o nome comum do "solífugos", são invertebrados de oito patas, uma das ordens menores da Classe Arachnida, Subfilo Chelicerata, Filo Arthropoda, que inclui cerca de 900 espécies descritas, 67 conhecidas da América do Sul.

O nome científico Solifugae vem do latim e significa "os que fogem do sol". O nome não reflete o conhecimento atual do grupo,pois muitas espécies são diurnas e crepusculares. As noturnas também não apresentam fotofobia e, ao contrário, são atraídas por luz artificial. Os solífugos são também conhecido com solpugídeos, também uma palavra latina de sigficado semelhante a solifugae.

Se alimenta de escorpiões, aranhas menores e - de vez em quando - pequenos roedores. Conforme afirmam especialistas do site Frgnews, estes solífugos chamados de "Aranhas Camelo" não são venenosos e não causam nenhum mal aos humanos. Especialistas já conhecem cerca de 37.000 espécies mas há indícios de que existam ainda 40.000 a serem descobertas.

A maioria das espécies corre muito rapidamente, com movimentos bruscos, o que torna sua captura uma tarefa muito difícil. Podem escalar árvores e muros até vários metros de altura. Alguns podem subir mesmo em placas de vidro, devido aos órgãos adesivos dos pedipalpos. Algumas espécies africanas porém, andam lentamente sobre a areia.

Espécies de grande porte podem ser agressivas e assumem uma postura com prossoma elevado, quelíceras abertas e produzindo ruídos para intimidação de um inimigo em potencial. Podem morder o homem, e a mordida é bastante dolorida graças à robustez das quelíceras, porém não possuem qualquer tipo de peçonha, para alívio de vocês, leitores.

Confiram abaixo algumas imagens do Solífugo, onde começamos a perceber que não se parece muito com uma aranha:



Veja alguns dos mitos desvendados, pesquisados em outros sites especializados nesses bichinhos:

A Aranha Camelo é a maior do mundo?
Falso! A maior aranha do mundo é a Theraphosa blondi, conhecida por lá como "Goliath" ou "Bird-eating Spider" (Segundo o colaborador da postagem original, Hes Vital, o nome popular da maior aranha do mundo é Tarântula Gigante).

O CAÇADOR DE MISTÉRIOS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Como já aconteceu em outras matérias, aproveito esta também para ajudar na Responsabilidade Social, pois quando falamos de perigo próximo, a prevenção pode se tornar o passo definitivo para sobreviver. Por isso, o Caçador possui esta vantagem de comentar sobre diversos assuntos sem sair do tema central que são os Mistérios da Internet. Portanto, acompanhe na íntegra esta parte da matéria que considero de suma importância para todos os Seguidores e Leitores do Caçador de Mistérios.

De acordo com site Guia dos Curiosos, de todas as espécies conhecidas, as que têm veneno nocivo ao ser humano pertencem ao gênero Latrodectus, Loxosceles e Phoneutria – encontrados no Brasil -, além das espécies Atrax. As Latrodectus são as temidas "Viúvas-negras" (foto abaixo).


As Loxosceles são chamadas de "Aranhas-marrons" (foto e vídeo abaixo).



As do gênero Phoneutria são conhecidas como "Aranhas-armadeiras" (foto e vídeo abaixo).



A maior espécie viva é Theraphosa blondi, uma aranha-caranguejeira que, esticada, chega aos 26cm de comprimento (foto abaixo). Ela vive nas Guianas e nos estados do Amazonas, Amapá e Pará. Predadoras, todas se alimentam de insetos.

A Aranha Camelo é a mais feroz do mundo?
Mentira! As mais vorazes que existem são as Aranhas que fazem suas teias em forma de funil.


A Aranha Camelo injeta "Novacaina" nas suas vítimas para devorá-las?

Falso! Na página da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas podemos ler sobre a história da anestesia no mundo. Lá descobrimos que a Novacaína foi sintetizada pela primeira vez em 1905 por Alfred Einhorn, ou seja, a Novacaína é artificial e é usada, principalmente por dentistas - que antes utilizavam anestésico à base de cocaína. Não foi encontrada nenhuma evidência de "fábrica" de veneno em nenhuma parte do corpo da Eremobates.


A Aranha Camelo tem esse nome porque come os intestinos dos camelos?

Falso! Ela é chamada assim porque, assim como os camelos, ela também vivem bem em regiões áridas. Diz a lenda que ela usa o pêlo dos camelos para fazer seus ninhos. Mas isso não se tem certeza! - O colaborador, Airon Luis Pereira, diz que o escorpião-do-vento (outro nome popular da arannha da foto) é conhecido como Aranha Camelo no norte da África e no Oriente Médio devido à corcunda que apresenta, assim sendo também chamada em inglês de camel spider.

Essa foto pode ter sido tirada no Iraque?
Provavelmente sim. A foto pode sim ter sido tirada no Iraque, ou outro país do oriente médio, levando em conta que os uniformes dos soldados na foto começaram a ser usados na invasão do Iraque em 2003. Porém, David Emery - o maior colecionador de Lendas Urbanas do mundo - diz em seu site que essa aranha é encontrada em regiões áridas - incluindo à sudoeste dos Estados Unidos!
Segundo uma reportagem publicada pela revista National Geographic, esses bichinhos são conhecidos dos militares desde a Primeira Guerra Mundial, onde soldados posicionados no Egito, os capturavam e os faziam lutar, inclusive apostando nos resultados. Seres Humanos, lamentavelmente...

Mas, sendo do Iraque, dos Estados Unidos, do Golfo, do Oriente, pouco importa. O mais importante é que o texto é FALSO, mas o aracnídeo é VERDADEIRO!

Agradecemos aos colaboradores da postagem original: Marco Antonio S. Silva - RJ, Airon Luis Pereira e Hes Vital.

QUEREM MAIS CURIOSIDADES SOBRE INSETOS E PEÇONHAS?

Então vamos lá, porque o Caçador está inspirado!

Vou colocar abaixo o TOP 5 dos insetos mais temíveis e o que eles fazem, apenas para acompanhar nossa "amiga" Aranha Camelo e suas primas mortais:

1- Vespa mandarina (vespa mandarinia japonica):

Porque ter medo:
- Ela é do tamanho de um dedo polegar de um adulto.
- Ela solta ácido que corrói carne (veja próxima foto).
- O ácido contém feromônio, que faz as outras vespas te caçarem até a morte se uma morrer.
- Elas vivem em qualquer lugar independente da altitude.
- Acha que pode correr mais? Elas voam 80km a cada dia.

A coisa mais absurda:
Quando saem para o passeio matinal de 80km e passam por uma colméia de pelo menos 30.000 abelhas e resolvem destruir por diversão! É exatamente isso que fazem.

Uma única vespa mandarina solta feromônio para vir um reforço de mais 30 vespas da mesma espécie. E com isso dizimam a colméia inteira. Sim, 30 contra 30.000. Veja um belo vídeo ilustrativo do poder destrutivo delas:


2- Formiga Tucandeira (Paraponera clavata):

Porque ter medo:
- Ela tem cerca de 3cm, que é um tamanho inaceitável para uma formiga.
- É famosa por ter a picada mais dolorosa que existe.
- Nos EUA é conhecida por "Bullet-ant" porque a picada se assemelha a um tiro.
- Elas vivem em árvores e, literalmente, caem em cima de você.

A coisa mais absurda:
O que é ser "homem" para você, leitor/leitora? Pois é, a Comunidade Indígena Mawé, localizada às margens do Tarumã, especificamente no rio Tiú, tem um ritual muito interessante que vai fazer você repensar. Eles põe centenas dessas formigas numa luva e levam picadas por 10 minutos. Isso serve para mostrar a bravura, valentia e dignidade diante da índia pretendida e de toda a aldeia - uma passagem de infância para a maturidade de guerreiro:



3- Abelhas africanas (Apis mellifera scutellata):


Porque ter medo:
- Não dá para diferenciar uma abelha africana de um abelha normal, o que é ruim demais.
- O comportamento delas é tão desvairado que só de olhar torto para a colméia já era.
- Correr? Elas podem te perseguir por praticamente 1 kilômetro inteiro, então haja fôlego.

A coisa mais absurda:
A existência dessas criaturas mortíferas se deve à ciência, exatamente ao "genial" Warwick E. Kerr que praticamente condenou a todos nós. Ele realizou um cruzamento entre abelhas da europa e abelhas da áfrica, e advinha onde foi o palco dessa experiência sem lógica e desastrosa? Aqui no Brasil.

O que ele não sabia era que as abelhas se adaptariam tão bem em qualquer lugar, principalmente florestas, e ainda hoje continuam aumentando seu território. Veja um pequeno documentário:


4- Formiga legionária (Eciton burchellii):

Porque ter medo:
- Elas tem patas longas demais para um inseto onde o seu alcance é incrível.
- Volte na imagem e veja as garras na boca. Preciso prosseguir?
- Elas são cegas, o que é muito ruim pois elas só andam com mais centenas de outras formigas do lado.
- Existem registros de animais do tamanho de cavalos que foram dilacerados por essas formigas.

A coisa mais absurda:
Por essas formigas serem cegas, elas andam em bandos gigantescos. E também por essa mesma razão elas usam seu corpo como arquitetura. Sim, não falei errado. Elas podem até fazer pontes imensas para chegar a um ponto.

Veja um vídeo de diversos animais fugindo desesperadamente do ataque das Formigas Legionárias:


5- Mosca da Bicheira (família oestridae, genus e espécie variada):

Porque ter medo:
- Elas são terrivelmente feias.
- Elas tem apelidos horríveis como: Mosca Nariz de Ovelha ou Mosca Estômago de Cavalo.
- Se elas não botarem o ovo diretamente em você, elas botam o ovo em outro inseto, que acha você.
- A larva pode crescer em qualquer parte do corpo. Qualquer.

A coisa mais absurda:
Como dito, a larva cresce em qualquer lugar do seu corpo. Mas qualquer mesmo, como dentro do seu duto lacrimal, ou dentro do seu cérebro. Sério, já aconteceu.

ATENÇÃO:
Deixei esse vídeo por último por uma razão: ele é extremamente nojento. É uma cirurgia de 3 minutos onde mostra a remoção de uma larva diretamente do duto lacrimal do paciente.

Para quem for cardíaco, sensível, se impressiona com qualquer coisa, for criança ou por ventura defensor de larvas de mosca, não recomendo assistir, mas como eu sei que você vai, por favor almoce ou jante antes:

Bem, creio que depois disso, possamos cuidar mais de nosso lar, impedindo a entrada destes "bichinhos"...

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados:
Wikipedia - Solifugae
National Geographic
Urban Legends
Abra Brasil
Hangar Net
Guia dos Curiosos
E-Farsas
Universidade de Washington
Natureblog

7 comentários:

  1. Eu sabia que Aranhas-Camelos existiam, mas já estava desconfiando disso aí.
    Atirar nelas,kkk.
    Corrente de E-Mail é demais, as pessoas caem e repassam, mas as estórias são até interessantes...

    ResponderExcluir
  2. Tenhõ pavor de aranhas e formiigaaaaaaas meu Deus
    que horror!

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, um dia estava la no clubhe abb( clube onde tinha piscina), sai da piscina, fui na mesa lá fora para comer alguma coisa, e para minha supresa, tinha um bicho do tamanho da minha costa, nas minhas costas, eu sai correndo devolta para a piscina, e sem eu ver o bicho saiu, não tenho foto ou qualquer coisa, mas me lembro disso, ele tinha pelo, parecia uma formiga e tinha um ferrão, tó falando serio, essa investigação me ajudou a saber desse bicho que eu vi.

    ResponderExcluir
  4. QUE HOOORROR, eu mal consegui ver a noticia toda por causa das fotos, morro de medo de aranha ou qualquer bicho parecido a ela. D:

    ResponderExcluir
  5. Será verdade essa aranha?
    http://www.oversodoinverso.com/wp-content/uploads/2009/08/aranha5.jpg

    obrigada.

    ResponderExcluir
  6. (OFF TOPIC) Ledo engano... Nosso caçador se equivocou apenas com a data dos uniformes americanos. O uniforme de deserto já existe ha tempo no US Army mas se toronou conhecido na "1a guerra do golfo" em 1991 quando da invasão do kwait pelo Iraque e da posterior operação americana "tempestade no deserto". Esse uniforme foi substituido gradativamente apos a "2a guerra do golfo" em 2003 pela atual "camuflagem digital" que tb é padrão da nossa Força Nacional de Segurança".

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative