BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Falando de Hoax e Correntes de E-Mail


Olá, leitores do Caçador de Mistérios! Este novo guia sobre HOAX os ajudará na identificação destas falsas Correntes de E-mail. Como foi explicado anteriormente na matéria "Falando de Lendas Urbanas e Pulhas Virtuais", todos os artigos publicados de título iniciando com o termo "Falando de..." serão um tipo de guia complementar de nosso blog. Cada guia falará mais detalhadamente dos termos utilizados ao longo das matérias do Caçador de Mistérios. E neste aqui, falarei sobre o que é um HOAX. Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Muitas pessoas que costumam acessar as caixas de e-mail, infelizmente têm que lidar com aquelas famosas mensagens ou histórias incríveis e alertantes chamadas de Corrente. E dentre estas pessoas existem aquelas que são mais sensíveis e acabam por acreditar em cada palavra que estiver contida nas mensagens. O problema é que estas pessoas acabam acatando o desejo do criador da história e repassam a mensagem para a maior quantidade possivel de amigos.

Quantos internautas já se emocionaram com a história contada sobre uma criança que tem câncer?
Ou se felicitaram com a notícia de que a AOL vai pagar centavos por cada e-mail enviado?
E pior ainda se alguém precisa de um coração e recorre à internet para pedir que familias permitam doação dos órgãos de seus entes queridos que sofreram morte cerebral e podem doar coração e outros órgãos...

Mas precisamos saber diferenciar a VERDADE de um SPAM ou de um HOAX , que se trata de um boato mentiroso ou meia verdade virtual, pois esses são os agentes do mal que se utilizam da boa vontade humana e dos nossos corações moles para disseminar pragas virtuais em todos os computadores.

Os criadores coletam dados nesses e-mails, como endereços eletrônicos, IP's e outros que porventura os desavisados venham a permitir a divulgação.

Mas, nada melhor do que explicar detalhadamente o que significa cada termo: Vamos lá?

SPAM
Esta palavra origina-se no inglês e significa uma mensagem eletrônica contendo propaganda de produtos ou serviços enviada a uma ou mais pessoas sem que essas pessoas tenham solicitado as informações contidas na mensagem. Também pode ser inter´retada como uma mensagem eletrônica geralmente enviada, indiscriminadamente, a milhares de pessoas, de forma invasiva, intrusiva e abusiva sem que os destinatários a tenham solicitado, tais como propaganda comercial, correntes da felicidade, correntes do tipo "solução para os seus problemas financeiros", "ganhe dinheiro navegando na web", "ganhe dinheiro fácil" ou "trabalhe em casa".

SPAMMER

Também originada do inglês, significa pessoa desagradável, empresa ou entidade que envia spam, ou "lixo virtual".

Foi da constante repetição da palavra "spam" num sketch do grupo humorístico inglês Monty Python que se originou o seu significado associado às irritantes mensagens não solicitadas enviadas pela Internet a fora. O sketch é divertido o que não ocorre com os spams, com as mensagens de propaganda comercial ou política enviadas a quem não as solicitou nem tampouco se interessa por elas.

HOAX
Esta palavra significa "embuste", numa tradução literal. É uma mensagem cujo conteúdo é "alarmante". A definição mais real sobre hoax é que é um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. De forma mais simples, hoax é um boato intencional e falso. Dá-se o nome de hoax a histórias falsas recebidas por e-mail, que geralmente ameaçam o destinatário com a destruição, contaminação, formatação do disco rígido do computador, ou qualquer outra desgraça, caso não faça o que for solicitado na mensagem.
A palavra hoax veio do pretenso encantamento hocus pocus. "Hocus pocus", por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina "hoc est corpus" ("este é o corpo") proferido durante a Missa Cristã. O assunto ainda é controverso entre os etimologistas.

Hoaxes Típicos
Eis algumas notícias muito estranhas mas que foram exaustivamente enviadas. Todas são inteiramente falsas:

1 - A Seleção Brasileira vendeu a Copa do Mundo do 1998, num esquema milionário, que envolveu a Nike, a Adidas, a Fifa, a CBF e os jogadores;
2 - A Ericsson e a Nokia estão distribuindo celulares grátis;
3 - Bill Gates está oferecendo a você US$1000;
4 - A Disney está dando a você férias grátis;
5 - Uma companhia de alimentos infantis está enviando cheques;
6 - A Procter & Gamble faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo é satânico;
7 - A Mirabilis vai lhe enviar o ICQ 2000 se você enviar mensagens para todos seus amigos e seu ICQ irá mostrar rostinhos diferentes em cada nome;
8 - A MTV lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você enviar correspondências para um grande número de pessoas;
9 - A Nestlé enviará um cesta com produtos se você reenviar o e-mail para 15 pessoas;
10 - O MSN passará a ser pago. É um abaixo assinado contra isso;
11 - O Orkut será pago (outro abaixo assinado contra isso);
12 - O Windows possui um arquivo chamado Jdbgmgr.exe, cujo ícone é um urso, que na verdade é um vírus. Observação: esse arquivo realmente existe no Windows, mas faz parte do sistema, ou seja: não é um vírus - se você deletá-lo, irá danificar o sistema;

O reenvio deste tipo de mensagens é geralmente considerado sinal de pouca sofisticação e experiência no uso de computadores. Muitos dos utilizadores mais antigos tendem a encarar quem participa deste tipo de coisa com algum desprezo.

Uma dica simples é sempre acessar o site da empresa envolvida no hoax e verificar a autenticidade das mensagens. As empresas nunca fazem alterações nos seus serviços sem um aviso prévio aos seus usuários.

Adicionalmente, quando em dúvida sobre um determinado arquivo de seu sistema operacional, o usuário do computador deve procurar informações em diversos sites na Internet antes de remover algum arquivo desconhecido, além de também solicitar o auxílio de um técnico autorizado e experiente.

E uma dica minha: quando receber um Spam ou um Hoax, antes de repassar, procure saber da veracidade das informações. Seja também um Caçador de Mistérios e diminua o índice de computadores infectados e notícias falsas, pois existem mensagens que prejudicam empresas, pessoas ou vetam as vítimas de fazerem algo primordial para sua saúde e segurança. Chega de sermos explorados pelos Hoax, Correntes e Pulhas Virtuais.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até mais!

Fonte:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative