BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Pé Grande


Chegou a hora de desvendar mais um caso misterioso da internet! E desta vez, esta história ganhou o mundo e impressionou diversos pesquisadores e cientistas, além de despertar opiniões em céticos. Hoje vamos falar sobre o famoso Pé-grande. Entra em ação o Caçador de Mistérios!
O Pé-grande, também conhecido pelos seus nomes em inglês de "Bigfoot" ou "Sasquatch" (termo derivado do halkomelem, um idioma do grupo linguístico salishan, natural do sudoeste da Columbia Britânica), é descrito como uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Reivindica-se que seria um animal aparentado do Iéti tibetano (o "Abominável Homem das Neves").
Esta história surgiu após uma gravação atormentadora de um monstro gravado em 1967 por um produtor de documentários amador chamado Roger Patterson. O vídeo rapidamente ficou famoso e causou polêmica até os tempos atuais.
Depois da gravação, muitas pesquisas, procuras e supostos vídeos foram feitos por cinegrafistas amadores e exploradores, a fim de ganharem também fama, porém muitas das criaturas filmadas não passavam de ursos ou fraudes.

Em um dos casos, fotos noturnas tiradas por um caçador americano em parque na Pensilvânia provocaram debates sobre se o animal fotografado seria um Pé Grande. Alguns dizem que a pose, com inclinação diferente de um animal quadrúpede, indica que se trata da lenda, já outros afirmam que seria um urso com problemas de pele.
"Não dá para dizer o que era", diz Rick Jacobs, que tirou as fotos em 16 de setembro. "Eu caço há anos e nunca vi algo como isso", afirma. A câmera foi montada em uma árvore na Floresta Nacional de Allegheny, com um disparador automático. Jacobs queria tirar fotos de um cervo.
Ele contatou a Organização de Pesquisa de Pé Grande, que investiga relatos da legendária criatura que algumas pessoas acreditam que viva em parte dos Estados Unidos e Canadá. "Parece um primata. Na minha opinião, parece um jovem Sasquatch (Pé Grande)," diz Paul Majeta, integrante do grupo.
Já a Comissão de Caça da Pensilvânia tem uma outra opinião. O porta-voz da agência, Jerry Feaser, diz que os funcionários rotineiramente capturam ursos que se parecem com o animal das fotos. "Não há dúvida que é um urso com um caso grave de sarna", afirma Feaser.

Em 15 de agosto de 2008, Dois caçadores afirmaram em uma conferência de imprensa em Palo Alto, Califórnia que possuiam em sua guarda o corpo de um “Sasquatch” também conhecido como “Bigfoot” ou “Pé Grande” mas, mostraram apenas 2 fotos e 3 exames de DNA inconclusivos. A conferência não foi aberta ao público, somente a membros da imprensa credenciados.

Conforme contam os caçadores Matthew Whitton e Rick Dyer, o “Pé Grande” foi encontrado morto em uma floresta no Norte da Georgia, EUA. Os dois homens mais o “showman de Las Vegas” e pesquisador profissional de “Bigfoots”, Tom Biscardi, disseram que o corpo é genuíno, e que vão efetuar uma autópsia na próxima semana.

O criptozoologista Loren Coleman, autor de vários livros sobre o “Bigfoot”, que pesquisa o assunto desde os anos 60, ceticamente chamou a descoberta de “Gorila da Georgia” e descreveu a conferência de imprensa como um “show de carnaval”. Na conferência, entre centenas de jornalistas céticos havia uma pessoa em uma fantasia de “Chewbacca”. Quando foi perguntado a Biscardi quanto dinheiro ele esperaria ganhar com o corpo, ele disse: “O quanto Eu puder”.
Coleman disse que Biscardi é um “hoaxer”, conhecido por já ter perpetrado várias fraudes.

O “Bigfoot Field Research Organization” um grupo que tenta ratificar avistamentos do “Bigfoot”, publicou um release classificando a coisa toda como um “trote” e chamando Biscardi de “abutre barato”. “O propósito desta grande artimanha,” diz o release, “é atrair muita atenção para ele mesmo…ter a atenção da grande mídia enquanto ele fecha negócios para documentários, livros, etc…”

As versões contadas pelos dois homens mudaram várias vezes desde o início. Na primeira o animal teria sido baleado por um ex-criminoso e os dois homens o teriam seguido pela floresta. Em uma segunda versão, eles o encontraram quando estavam em uma expedição procurando por uma família de “Bigfoots” que eles dizem ter visto nas montanhas do Norte da Georgia. Em uma terceira versão, eles estavam fazendo “hiking” na floresta e encontraram o animal morto por ferimentos na floresta.

Na sexta-feira, Matthew Whitton disse que ele mesmo nem acreditava no “Bigfoot” e que foi apenas sorte, embora descreva a si mesmo como sendo o “melhor rastreador de Bigfoot do mundo”.

Algumas características do suposto Pé Grande:

O corpo tem 7 pés e 7 polegadas de tamanho (2,27 Mts).
Pesa mais de 500 libras (+250 Kg).
Aparenta ser meio humano meio macaco – É um macho.
Tem pêlos avermelhados e olhos preto-acinzentados.
Tem 2 braços e 2 pernas com 5 dedos nos pés e mãos.
O pés são chatos e similares aos de humanos.
Sua pegada tem 16 polegadas e 3/4 de comprimento. (41,87 cms)
Suas mãos medem 11 polegadas e 3/4 de comprimento (29,37 cms) e 6 polegadas e 1/4 de largura. (15,62 cms)
A criatura anda ereta (supostamente vários foram vistos no dia em que o corpo foi encontrado).
Seus dentes são mais similares aos de humanos do que aos de macacos.

Chegaram a especular que o corpo era a fantasia acima vendida US$ 449,99 na loja on line "The Horror Dome"(http://thehorrordome.com).
Porém, após a análise do "corpo", foi descoberto que o suposto cadáver do monstro realmente não passa de uma fantasia de macaco congelado, a mesma de cima. Em defesa, os dois caçadores disseram terem sido enganados e comprado o corpo de dois outros caçadores por um preço "inacreditavelmente baixo". Eles tentaram levar a farsa adiante, mas acabaram por confessar a fraude e disseram que criaram toda a estória apenas para ganhar dinheiro e promover a empresa de Tom Biscardi.

Muitas expedições foram realizadas atrás de encontrar provas ou até o próprio pé-grande em pessoa. Mas nada foi encontrado.

Finalmente, durante 36 anos muitas pessoas estudaram o filme de 60 segundos na tentativa de descobrir a verdade, mas quem teve sucesso em resolver a questão foi o investigador paranormal Greg Long(foto abaixo), que conta toda a verdade no seu livro "The Making of Bigfoot".

Greg estudou durante 4 anos o filme e o que estava por detrás dele, e conseguiu uma entrevista bombástica com Bob Heironimus, que confessa: “Eu era o Pé Grande”. Bob, 36 anos apos o fato, confessou haver usado um traje de gorila e aparecido no famoso filme gravado em 1967. “Já é hora das pessoas saberem que foi uma mentira”, Heironimus disse ao jornal Washington Post. Abaixo, Bob Heironimus (de camisa laranja), com a fantasia que vestiu para filmar:


“É tempo de deixar a consciência limpa. Estou carregando este peso por 36 anos e já vi o filme na TV numerosas vezes. Muita gente ganhou muito dinheiro com isso, menos eu. A minha confissão é para as pessoas finalmente conhecerem a verdade.”
A roupa de Big Foot foi desenhada por Philip Morris, um renomado especialista em gorilas da Carolina do Norte. Ele vendeu esta roupa por $ 435,00 para Roger Patterson (que morreu em 1972), de acordo com o jornal. Abaixo a foto de Roger:

O jornal Washington Post, publicou uma matéria sobre o assunto e informa que uma associação do falecido produtor do filme esta desafiando a veracidade da história de Heironimus. O jornal diz que foi contatado pelo advogado Tom Malone, trabalhando ao lado de Bob Gimlin, integrante da associação de Patterson.

“Eu estou autorizado a dizer a vocês que ninguém vestiu uma roupa de gorila ou de macaco e que a posição de Mr. Gimlin é que a história é absolutamente falsa e mentirosa”. Disse Malone ao jornal.

Parece que o mistério foi revelado, assim como o caso do monstro do Lago Ness, que brevemente irei postar no Caçador de Mistérios, mas as pessoas, que ganharam e ganham dinheiro com o assunto, não vão entregar o jogo facilmente.

"Patterson era o cameraman" disse ao jornal. Ele fez Bob aceitar e vestir a roupa, além de caminhar na frente da câmera por $ 1,000. Mas Bob fala “Eu nunca fui pago um centavo por aquilo, não senhor”, ele diz, completando. “claro que eu queria fazer algum dinheiro. Eu senti que depois de 36 anos eu não obteria”. Na confissão, Bob aproveitou que estava com a fantasia e apresentou a prova prática: vestiu a roupa e caminhou assim como no filme que virou lenda, tirando a sua última foto na posição que virou um ícone do assunto:

A mentira foi encenada perto de Bluff Creek no norte da California, de acordo com Heironimus. Abaixo, o filme original que ganhou o mundo e foi inspiração para diversos filmes americanos:

Mais um caso misterioso e famoso resolvido! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Fontes e Textos Originais:http://www.worldnetdaily.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=37507
http://www.unexplained-mysteries.com/newsarchive11-20.php

3 comentários:

  1. Este video enganou milhões de pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Eu mesma assisti em alguns canais fechados, eles fazem muito sensacionalismo, gosto de investigar cada e-mail que recebo, geralmente a pessoa encaminha sem comprovar sua veracidade, obrigada pelo blog Luiz Ramos, parabéns por suas investigações, gosto muito dos seus textos inteligentes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lia Ribas!
    Muito obrigado pela consideração pelo blog.

    Esteja a vontade para opinar sobre este espaço que também é seu. Bem vejo que já possui um senso preventivo e investigativo, cujo eu gostaria muito que a maioria das pessoas tivessem. Talvez dessa forma, não cairíamos tanto nestas fraudes tão recorrentes.

    Um grande abraço!
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative