BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Tazo de Ferro


Olá amigos do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar mais um mistério que rodou não somente na internet, mas em todos os lugares. O tema de hoje vai ser uma lembrança inesquecível às crianças que jogaram TAZO na escola, como eu! Vamos falar dos TAZOS e da lenda do TAZO DIAMANTE, do TAZO DE FERRO e do TAZO RUBI! Para isso, precisamos conhecer a história paralela destes objetos que dominaram o mundo e pouca gente se deu conta. Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Assista o comercial abaixo:


Eles mudaram o rumo da história...
Despertaram o sonho de muitas crianças.
Se tornaram desejo de consumo durante muito tempo.
Eles foram os criadores de uma guerra terrível!
Se tornaram Relíquias!
Eles são os eternos Tazos!!!


Os Tazos podem não ser necessariamente brinquedos, mas a febre que tomou conta das crianças brasileiras no ano de 1997 (inclusive eu) foi tão grande que muitas preferiam brincar com eles do que com os brinquedos tradicionais. É por isso que eles estão aqui neste post. Essas fichas chegaram ao Brasil dentro dos pacotes de salgadinhos da Elma Chips, que aumentaram suas vendas em 100% graças aos Tazos. Abaixo, está um vídeo dos Tazos no México:


Os Tazos surgiram nos Estados Unidos, mas certamente o Brasil foi o país onde mais fez sucesso entre todos os estados brasileiros onde essa coleção foi lançada. Houve até um livro ilustrado dos Tazos onde você os guardava para coleção e conhecia mais sobre os personagens Looney Tunes (foto abaixo).


Eu até sei onde encontrar mais livros, porém os preços variam entre 50 e 60 reais completos. Abaixo, você pode ver uma foto minha segurando dois ábuns da coleção Máskara (completo) e Yu-Gi-Oh.

Todavia, por ser um brinquedo de competição, os Tazos se tornavam causadores de várias brigas, roubos e espancamentos. Ná época do auge foi sucesso nas principais escolas de todo Brasil e para obter um tazo era muito simples: bastava comprar um salgadinho da Elma Chips (que custava muito barato, até o ano 2000) que dentro da embalagem vinha como surpresa um tazo aleatório. No começo, mas bem no começo mesmo, no primeiro e segundo dia após a estréia, eles eram apenas para coleção, porém após isso, foram objetos de jogatina desvairada, como menores de idade não podiam jogar baralho, sinuca, etc., o tazo foi o escape para a situação.

A Revolução de 90
Neste momento, a verdadeira revolução escolar começou! alunos e mais alunos se aglomeravam em volta de duelos, trielos, quadrielos, e assim por diante, todos torcendo para alguém ganhar, ou para alguém perder, é claro, haviam aqueles que torciam para alguém dar uma dormida para roubar mesmo(sim, assim como em qualquer outra jogatina, no tazo havia roubo sim).

A Grande Guerra dos Tazos
Grupos foram se formando, pessoas ficando com os bolsos cheios, não era mais preciso gastar com salgadinhos, aliás no auge do Tazo ninguém comia o salgadinho. Porém com o alto índice de criminalidade a guerra foi iminente. Todo dia, na diretoria da escola haviam alunos assinando o livro negro! Tudo tornou-se um caos, os fabricantes vendo uma oportunidade única lançaram o atira-tazo, uma arma que atirava tazos! Pode não existir em livros de história, mas a Guerra do Tazo, foi a maior guerra já travada pelos menores de idade! Podemos até pensar em um livro de História Paralela intitulado "História da Infância Inesquecível".


Fim da Era Tazo

Com o passar do tempo, surgiu o tráfico de tazos, o sequestro de tazos, e as recompensas eram caras, variavam de balas até lanches da mamãe. As escolas recorreram até os fabricantes, pedindo o fechamento das fábricas.

Assim, após anos de luta e soberania do Tazo, o fechamento das fábricas acabou com a ditadura, impérios cairam, e a guerra terminou, hoje em dia apenas colecionadores possuem alguns desses objetos em seus cofres (eu sou um deles). Quem vivenciou nunca esquecerá, Lonney Tunes, Animaniacs, Master Tazos, Pokémon, Máskara, Animais em Extinção, Tazos Americanos(que só vinham em Baconzitos), serão nomes que jamais serão esquecidos. Por enquanto...

Utilidades dos Tazos Veteranos de Guerra e Sobreviventes
Hoje em dia, algumas pessoas que ainda possuem tazos, transformaram esse pequeno objeto em palhetas para instrumentos de corda, o que torna o som muito mais bonito e agradável, é uma palheta colorida e com desenhos, sem falar que é personalizada. O que deixa o ambiente muito mais agradável aos olhos. Sendo que em meu ponto de vista de colecionador, pode ser uma falta de respeito com objetos tão preciosos...

Para que você possa entender e quem sabe um dia, reviver esta lenda, aqui passo uma das heranças mais raras destes objetos que nos trouxeram muitas alegrias e emoções: O Vocabulário do TAZO - pode conter termos desconhecidos, pois varia de região para região!

Bater tazo: Expressão usada para iniciar um jogo de tazo. Ex.:"Vamos bater tazo?"
Casear/Casar: Ato de apostar uma quantidade de tazos. Ex.:"Vamos casear 3 tazos!"
Gasear: Forma errada de dizer casear, mas todo mundo falava dessa forma.Ex.:"Vamos gasear 3 tazos."
Montinho: Era a pilha de tazos, onde ficavam dispostos um em cima do outro.
Fianco: Era uma jogada ridícula, sem a mínima chance de virar algum tazo, só era utilizada por jogadores desesperados.
Martelada: Essa era A jogada. Era bem pouco eficiente, mas era humilhadora, apenas jogadores trogloditas executavam a martelada perfeitamente.
Puxada: A jogada mais efetiva, virava vários ou todos os tazos, bater puxando era extremamente apelativo, levando muitos a protestarem por estar perdendo de primeira.
Mãozada: Jogada de porco, era uma puxada só que desleal, o jogador batia com a mão ao mesmo tempo. Muitos usavam nojentamente chiclete nas mãos para puxar os tazos. Caiu em desuso, porque normalmente quem fizesse isso apanhava na hora.
Fazer a rapa: Técnica usada por jogadores noobs, sem tazos e medíocres. Era comum ocorrer um ato de luta ou carnificina após o uso dessa técnica. Ex.:"Olha o RAPA?"
Rapelar: O sonho de qualquer jogador, rapelar nada mais é que você ganhar TODOS os tazos de seus adversários! Sua moral subia a cada rapelada! Agora, se você fosse rapelado podia esquecer, ninguém nunca mais te emprestaria algum tazo.
Bundiar: Para quem tinha medo de jogar, ou caseava 1 ou 2 tazos, normalmente esse tipo de atitude também era opr muitos, digna de soco na cara. Os chamados CDF's eram os maiores bundiadores.
Peidolar: O mesmo que bundiar, só que mais suave, você podia peidolar, mas não bundiar, peidolar era para jogadores mais experientes, que após várias partidas tinham que descansar, ou que tinham que parar porque não cabiam mais tazos no bolso.Sinceramente, eu fazia muito isso. Era questão de estratégia, pois depois de quase rapelar o adversário, ele poderia virar o jogo no desespero.
Afinar: O cara que fizesse isso era motivo de problemas no ato, e muitos. Afinar era a pior de todas as coisas a ser feita; era fugir antes mesmo de jogar uma partida. Eram aquelas pessoas que compravam seus salgadinhos, faziam a maior algazarra para reunir todos, atiçava e no final não batiam o tazo, inventando desculpas.
Fiscal: Talvez o jogador mais difícil do Tazo. Ele chegava de mansinho nos jogos e quando via um montinho pegava tudo e saía correndo gritando: "fiscal fiscal fiscal!!!!", fazendo todos correrem pelo colégio atrás del. Os mestres nessa arte nunca eram pegos sabendo todos os cantos mais sorrateiros do colégio.
Catiça: Tentativa de distrair os jogadores, para que eles errassem sua jogada. Sempre feita com um gesto parecido com Hang Loose, seguido de vários "Catiça". Esta técnica se compara ao termo "catimba", utilizado no futebol. Era aquele agouro apelativo do adversário, dizendo coisas que não davam para entender, balançando as mãos. Muitos também protestavam quando erravam, repetindo a jogada. Eu usava isso contra meu irmão, quando a aposta era valendo (chamada de "À VERA". Ex.: "Vamos jogar à vera!").
Ventinho: manobra muito rara nos jogadores de tazos, somente os melhores conseguem executar o ventinho com perfeição, apartir do ponto em que o ventinho vira todos os tazos ele foi bem utilizado. Existiam alguns noobs que usavam utensílios para aprimorar o seu ventinho. o ventinho quando mais evoluído virava o furacão.
Confira agora o comercial dos Tazos Arma-e-Voa Animaniacs:


Tipos de Jogadores
Batedô
Esse era o cara! Simplesmente o melhor jogador que existia. Ser um batedô de tazo era o ápice para qualquer jogador. Eram fáceis de serem identificados entre a multidão, pois bastava olhar o bolso das calças ou, se ele estivesse sem jogar dava para perceber pela quantidade de emprestadores a sua volta. Jogava apenas com puxadas perfeitas.
Furacão
Uma variante do batedô. Era o cara que só jogava com ventinhos já evoluídos em furacões. Eles viravam tudo em uma rodada, sem nunca perderem um jogo.
Batedor
Não confundir com o Batedô. O Batedor era um jogador amador, que jogava de vez em quando, nem perdia, nem ganhava, mas era um bom adversário. Jogava com puxadas e marteladas.
Cacetero
Era um bárbaro quando jogava. Pouca inteligência e muita força, incrivelmente esse tipo de jogador que se dava muito bem, batendo de frente com os Batedô. Porém se cansavam rapidamente, e o nível de rapelação era consequentemente menor. Jogavam apenas com marteladas perfeitas.
Bafer
Era mais um jogador de bafo do que de tazo. Dificilmente virava algum tazo, pois era um jogador tosco. Jogava com marteladas muito fracas.
Mão Rápida
Era o odiado, bancava o espertão, muito ágil. Era capaz de criar ilusões de ótica para conseguir vencer. Felizmente esse tipo de jogador sempre tinha o que merecia. Não duraram muito tempo. Jogava com Mãozadas.
Bocó
Jogador que não sabia jogar. Apostava muito pouco e não sabia bater tazo definitivamente, não tinha nenhum estilo, não acertava o montinho, não sabia nada, era um inútil, era um ótimo adversário, pois sempre perdia. Jogava sem jogadas.
Afinão
Os jogadores mais detestados, se é que dava para se chamar um afinão de jogador, pois atiçavam todos e no final não jogavam. Perdiam seus tazos brigando e em assaltos. Estudiosos afirmam que os afinões só compravam o salgadinho por causa do salgadinho mesmo, ao contrário dos outros.
Pescoço
Quase tão detestados quanto os afinões. Eram os ladrões. Viviam na espreita esperando uma marcada na fita de alguém para poderem surrupiar os tazos. A maioria hoje cresceu, e são políticos, pois continuam ganhando sem fazer nada. Porém, a justiça nas escolas era muito melhor do que a atual, e os pescoços sempre apanhavam.
Bancário
Era O Maior jogador do passado, mas tinha se aposentado e vivia apenas de empréstimos, para apenas aumentar sua coleção, já que não jogava mais. Muitos possuem suas coleções até hoje.
Confira baixo a propaganda dos TAZOS do MÁSKARA:


Nos Dias Atuais
Nos dias atuais o tazo é como uma guerra fria. Os que ainda possuem como colecionadores continuam jogando na clandestinidade, e a Elma Chips continua vendendo os Tazos no Mercado Livre Negro e na PoliShop. Até hoje existem provas de assasinatos por causa de Tazos, sendo o segundo maior tráfico do Brasil, perdendo apenas para o tráfico de drogas.

Mas dentro do nosso assunto, persiste a tal lenda do Tazo de Ferro, Gigantazo de Diamante e Gigantazo Rubi. Será que são reais ou será mais um boato popular? Talvez neste momento tenha muitas crianças grandes querendo saber a resposta neste blog. O Tazo de Ferro existe mesmo. E eu tenho um, olhe abaixo:

Parece brincadeira, mas antes de eu conseguí-lo, estava procurando pela internet quem tinha esta lenda ou não. Encontrei um garoto que dizia ter dois tazos de ferro. Ele queria me vender um por 200 reais! Com esse dinheiro eu compraria vários álbuns completos! E eis que um sábado, estava eu andando por uma feira de antiquários e avistei um saco cheio de tazos e outras rodelas em um estandista. Logo perguntei o valor e ele me disse: "10 reais em tudo!"
Logo comprei e por eu estar com bombril na mochila, passei ela em um tazo meio estranho que estava meio enferrujado, dentro do ônibus. Aí você já sabe o resto da história...
Ah, o cara que me ofereceu um tazo por 200 reais ficou muito furioso quando soube!
Confira abaixo o vídeo dos Tazos mais recentes da coleção - Toon Tazo na Copa:


Sobre o Gigantazo de Diamante, várias pessoas afirmam ter, mas em meu álbum do MÁSKARA não tem nenhum lugar para guardá-lo. Porém nesta mesma postagem existe uma prova definitiva de que o TAZO DE DIAMANTE existe! Repare um uma das imagens acima, especificamente na que mostra um álbum azul. No canto inferior direito existem alguns gigantazos prata e bronze, mas ao lados deles também existem alguns AZUIS! São os TAZOS DIAMANTE! Mas o Tazo Rubi é pura lenda.

Depois da febre dos tazos vieram diversas figuras ou semelhantes para ganharem a mesma fama, mas sem conseguirem. O único que conseguiu algo parecido Pokémon, com as Pokécartas (abaixo). Estas fizeram sucesso e até eram jogadas como os TAZOS. Veja abaixo o vídeo das cartas de Digimon, que também ficaram famosas na época:


Portanto, Gigantazo de Diamante: VERDADE! Tazo de Rubi: MENTIRA! Tazo de Ferro: VERDADE PURA! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima postagem!

Fontes e Textos Originais:
Desciclopédia
Mania Brasil
Fórum Tibia BR

17 comentários:

  1. Nossa, eu nem me lembro dessa época e era nova quando teve! XD~

    ótimo post, adorei! *_*

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro muito bem dessa época,
    Excelente post!!
    Lembro que tive a coleção dos tazos do mascara completa. XD!

    Nostálgico.

    ResponderExcluir
  3. aew pessoal meu nome e jhony eu tenho a coleçao completa de taços do yui gi yu de cartaz

    ResponderExcluir
  4. en pessoal sou eu denovo quero les dizer que agora tenho a do pokemon completa pessoal me adiconen to orkut ou jhonyxd@hotmail.com ou Leed2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. olá gostei muito de topico, gostaria de saber se vc tem tazos pra negociar, pode entrar em contato comigo pelo e-mail tencelleandro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha um tazo de diamante do Maskára.
    Ao contrário dos normais a imagem se alterava de acordo com o algulo de visão no minimo umas 7 vezes. A imagem era do Dr. Pretorius.

    ResponderExcluir
  7. Eu também tinha um tazo de diamante. Realmente alterava umas 6 ou 7 vezes e o meu era do próprio Máscara.

    ResponderExcluir
  8. compro a capa do livro ilustrado do maskara . da elma chips .. apenas a capa qe é a frente e o verso do album e os dois parafuzinhos amarelos qe prendem todas as folhas .. !
    entrar em contato leonardoschrago@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ao último Anônimo:
    Olá, amigo. Como você pôde ver, eu tenho este Álbum completo, porém, como eu também sou colecionador, infelizmente não posso vendê-lo. Sinceramente, se eu encontrar outro álbum completo mais barato, aceitarei sua oferta - é claro, um pouco acima do preço que comprarei o novo.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda tenho este tazo de diamante guardado, você gostara que eu lhe enviasse uma foto dele?

    ResponderExcluir
  11. O Tazo de Diamante realmente existe...por incrível que pareça, achei jogado no chão! o.O

    Mantive em segredo até a febre esfriar...também posso mandar uma foto se quiser.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Will Ananias.
    Por favor, se puder enviar a foto, agradeço. Venho procurando algumas raridades, tanto sendo Tazos como filmes raros. E vou ser sincero, está mais fácil encontrar os filmes do que os tazos. Pode enviar a foto pelo e-mail: det.luizramos.fbi@gmail.com.
    Ainda irei fazer uma recontagem de minha coleção, pois há mais de 3 anos que não tiro um tempo para verificá-los. Sei que entraram mais de 100 unidades e alguns álbuns. Grato desde já pela foto.

    ResponderExcluir
  13. eu ainda tenho tazos dos tyny toons do mascara animaniaquis da copa do dbz da liga da justisa mais a unica colesao completa que tenho e do bob esponja

    ResponderExcluir
  14. Ao último Anônimo:
    Se desejar trocar ou vendê-los, pode me contactar pelo e-mail det.luizramos.fbi@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Legal! tem que ter muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo pra escrever tudo isso hein companheiro!!! parabéns...

    ResponderExcluir
  16. Muito legal! Mas bem que podia desvendar como são feitos os Tazos Reflexivos, que mudam a imagem conforme o angulo que é visto. Seria muitooo legal.

    ResponderExcluir
  17. Hey muito Legaal! Mas bem que podia desvendar como são feitos os tazos reflexivos, aqueles que mudam a imagem conforme o angulo que se vê. seria beeem legal

    Abraços

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative