BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

domingo, 6 de dezembro de 2009

Desenhos Violentos


Olá, internauta! Entra no ar o Caçador de Mistérios! Que foto mais estranha aí em cima, não é mesmo? Mas antes de falar no assunto de hoje, devo avisar sobre a nova melhoria do blog. Trata-se das palavras com links que estou colocando. Agora você não precisa mais copiar a URL das fontes que coloco no final do post. Basta clicar nas palavras e nomes em azul para entrar direto na página. Fica melhor assim? Então está bom. Vamos ao assunto!

Que fotos violentas são estas? Serão imagens excluídas e proibidas de desenhos tão famosos que nos acompanharam durante a infância, com Tom e Jerry, Frajola e Piu-Piu e tantos outros? Será que somente agora liberaram as imagens e os desenhos? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Segue abaixo um artigo sem edições ou correções do blog Kozmic Soldier (imagem abaixo)sobre os dez mais da lista de desenhos violentos até a década de 80:

"26 de março de 2008.
Top 10: Melhores desenhos violentos ou politicamente incorretos

QUANDO O TEMA É violência nos desenhos animados, há sempre aquela discussão sobre a influência que podem exercer sobre as crianças, que são os maiores telespectadores deste tipo de entretenimento, ficando em média 4 horas diárias em frente à televisão (o que equivale ao tempo que ficam na escola). O fato é que os personagens politicamente incorretos existem há décadas. Se você quiser descobrir na prática se esses desenhos corrompem crianças, basta perguntar a seus pais se foram negativamente influenciados por séries como Tom e Jerry ou Manda-Chuva, que passam desde a década de 60. Eles na certa negarão.


ACHO ESSA DISCUSSÃO completamente inútil, bem como aquele bla-bla-bla sobre mensagens subliminares presentes em produções da Disney, por exemplo. Se for para apontar um culpado, prefiro condenar as famílias mal estruturadas. Estas sim são capazes de formar bandidos ou assassinos, colocando em nossas crianças um caráter “mau como o Pica-Pau”, como dizem por aí.
FORJEI UMA PEQUENA lista de 10 grandes clássicos que contém personagens ou enredos mal intencionados. Certamente você conhece a maioria deles:

1. Tom e Jerry [Tom and Jerry, Hanna-Barbera] desde 1940 – O gato sempre acaba esfolado ou decepado. Quando se irrita de verdade, saca uma espingarda para perseguir o provocativo rato, munido de um grande desejo de vingança.
2. Pica-Pau [Woody Woodpecker, Universal Studios] desde 1940 – O protagonista é uma ave inicialmente que vai ao médico receber tratamento. Tornou-se um brincalhão mau-caráter e trapaceiro, fazendo de tudo para matar sua fome.
3. Papa Léguas [Road Runner, Looney Tunes] desde 1949 – O Coiote está sempre caindo de penhascos, sendo atingido por objetos pesados, atropelado ou se explodindo.
4. Os Simpsons [The Simpsons, Fox] desde 1989 – Esta popular família conta com um pai idiota e um filho que apronta de todas, como humilhar o diretor de sua escola. Destaque para o programa preferido de Bart: Comichão e Coçadinha, uma sátira sangrenta de Tom e Jerry.
5. Piu-Piu e Frajola [Sylvester and Tweety, Looney Tunes] desde 1940 – Segue a mesma fórmula de perseguições e situações dolorosas. Frajola caça o passarinho simpático ou o rato mexicano, usando inclusive armas de fogo.
6. Pernalonga [Bugs Bunny, Looney Tunes] desde 1939 – O protagonista é um coelho esperto que sempre escapa das caçadas realizadas pelo Gaguinho, que carrega uma espingarda nas mãos. Há quem olhe com maus olhos quando o Pernalonga se veste de mulher.


7. Manda-Chuva [Top Cat, Hanna-Barbera] desde 1961 – O desenho é sobre uma gangue de gatos de rua que vivem nos becos de Manhattan. Estão sempre fazendo armações para se darem bem e fugindo da polícia.
8. Corrida Maluca [Wacky Races, Hanna-Barbera] desde 1968 – A série se resume a uma competição dos mais variados automóveis. Destaque para o Dick Vigarista, que jamais conseguiu vencer uma corrida e sempre tentava sabotar seus adversários.
9. Pato Donald [Donald Duck, Disney] desde 1934 – O pato mais conhecido dos desenhos animados não é o que se pode chamar de carismático, principalmente quando é passado prá trás pela dupla Tico e Teco.
10. Zé Colméia [Yogi Bear, Hanna-Barbera] desde 1958 – O faminto urso ocupa-se em roubar as cestas de piquenique dos turistas, junto de seu companheiro Catatau, dando trabalho ao pobre guarda florestal do parque.

SENTINDO A FALTA DE desenhos como South Park na lista? Ele não foi esquecido e certamente estaria no topo se eu não tivesse limitado a lista até a década de 80. De lá prá cá a coisa ficou bem mais explícita e violenta, como pode ser conferido no vídeo abaixo, da série Happy Tree Friends (semelhante a Comichão e Coçadinha). O diferencial deste desenho apresentado é que raramente a violência é intencional por parte dos personagens: a carnificina acontece devido a uma série de outros acontecimentos."



Pois é. O desenho Happy Tree Friends já mostra o outro lado, até de um modo exagerado, não é? Mas quem curte desenho animado como eu (eu gosto mais de animes), deve ter também como preferidos Tom & Jerry, que conta a história da eterna briga entre Gato e Rato. Mas como sabemos, sempre quem sai ganhando Jerry. Com isso, o artista inglês James Cauty (foto abaixo), tentou vislumbrar com uma exposição chamada "Splatter" (imagem do logotipo acima)na Aquarium Gallery, em Londres, como seria se os "vilões" se dessem bem em alguns desenhos animados, como Piu-Piu e Frajola. Veja as fotos a seguir:


Nesta escultura Tom se diverte com o que restou de Jerry.

Aqui Pernalonga consegue de vez eliminar o chato do Patolino!

Nesta foto acabam as difíceis perseguições do Coyote contra o Papa-Léguas. Enfim um plano que deu certo! Observe que no desenho original, sempre os pesos ou bigornas utilizados pela empresa A.C.M.E possuem 16 TON. Para detonar o corredor, Coyote usou mais sete toneladas!

Aí está uma imagem que muita gente que não gosta do Bambi gostaria de ver!

Vendo esses quadros e seu conteúdo, me veio a ligação imediata dos personagens que fazem essa sátira macabra em "Os Simpsons", até citados na postagem do Kozmic Soldier acima: Comichão e Coçadinha. O que acharam?

Mas o caso é que este artista plástico quis dar uma chance dos vilões conseguirem alcançar seus objetivos. Um exemplo, no post, Tom e Jerry: o gato Tom nunca conseguiu capturar o seu adversário Jerry, o rato. Mas com os desenhos do artista James Cauty, ele finalmente consegue o que sempre quis. Acima, temos uma parte da mostra, onde se encontram outas peças da exposição.

Esta exposição atraiu a atenção de quem passava em frente a vitrine e motivou muitos comentários prós e contras à expressão do artista. Para os contras, a exposição é de mau gosto e indevida para crianças assistirem, pois deveria de ficar como está. Para os prós a exposição é realista e criativa, pois deve mostrar a realidade por trás dos desenhos, além de ser engraçado o final inesperado. O artista diz que a ideia para a mostra partiu de seu filho, Harry, de 15 anos de idade.

De fato, a exposição Splatter dá asas à imaginação de quem já pensou no que aconteceria de verdade quando os personagens de desenhos animados cometem atos de violência uns contra os outros. Pode até fazer com que imaginemos outros desenhos não citados na exposição. Será que ninguém pensou nisso antes? Já esperavam que o rato, o gato ou o coelho fugissem da facada, do tiro, da bomba, da martelada, da machadada, da tesourada, do enforcamento, da guilhotina, da cutelada...

Juntamente com as ilustrações, são apresentadas esculturas remontando as cenas polêmicas, com mostra a imagem acima.

"É incrivelmente sanguinário. As consequências reais da violência nos desenhos animados são reveladas. Eles massacram uns aos outros", disse o artista plástico britânico James Cauty.


Não é só esta exposição que trata dos cartoons de um modo polêmico não. Existe também uma outra mostra, mas desta vez bem menos sanguinária. É até educativa e sendo bem elaborada, podemos até responder como algumas personagens conseguem realizar façanhas com o corpo, com por exemplo o Papa-Léguas (foto acima). A exposição citada apresenta as mesmas personagens, só que em esqueleto. Confira!


Você já imaginou como seria o esqueleto de alguns personagens de desenhos animados, como o do Pernalonga ou do Pato Donald?! O artista plástico Hyungkoo Lee imaginou e materializou numa exposição chamada Animatus, na Galeria Arario na Coréia:


Estes são Tom e Jerry em forma de esqueleto.

Lee diz que iniciou essa exposição, com a "intenção de analisar as estruturas anatômicas e físicas das personagens, dentro da hipótese de visualizar as suas eventuais anatômias." Ele constrói os esqueletos utilizando uma mistura de ossos de animais e materiais sintéticos, daí essa realidade nas imagens. Veja mais algumas figuras a seguir:

Nem o famoso Mickey escapou da brincadeira.

Acompanhando, seu melhor amigo Pateta.

Os sobrinhos do Pato Donald: Huguinho, Zezinho e Luizinho.

O Papa-Léguas (Lembra muito o Patolino).

Piu-Piu em sua gaiola.

Pernalonga com sua saborosa cenoura.

Pernalonga gritando e provavelmente correndo.

E Para conferir mais esqueletos, veja aqui.

Voltando à exposição de James Cauty, ela ficou em cartaz na galeria Aquarium entre os dias 10 de outubro e 8 de novembro de 2008 e a matéria original pode ser visualizada no site "Comunicadores", na foto abaixo.

Conclusão: desenhos censurados mostrando violência e morte? MENTIRA! Trata-se de uma exposição criativa e bizarra de um artista plástico britânico e seu filho de 15 anos. Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até mais!

Fontes, Imagens e Textos Originais:
BBC Brasil
Google Imagens

Ziks and Icyng

Pudim de Beterraba

Kozmic Soldier
Comunicadores

2 comentários:

  1. Oh god! Que show! Que espetáculo! ashsauhas!!

    Adorei esta postagem! ;D

    ResponderExcluir
  2. Francamente, ninguém nunca viu uma única gota de sangue nestes desenhos. Esses desenhos tem VALORES HUMANOS que ensinam coisas como: O mais esperto, o melhor, o bom, o mais astuto se dá bem, e o pilantra, trapaceiro e mal se dá mau. E tudo com um toque de diversão. Sem dúvida, mil vezes melhor que esses desenhos modernos feitos por intelectuais que desenvolvem teorias sobre como educar um filho, mas sem nunca ter cuidado nem mesmo de um sobrinho enquanto a mãe vai a feira.
    E quanto aos Simpsons, esses desenhos deviam ter censura de 16 anos. Pois tratam de indiretas politicas e assuntos serios do estado americano, e não deviam ser liberados entre crianças.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative