BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

domingo, 6 de dezembro de 2009

Smooth Criminal - Os Sapatos Antigravidade


Olá, amigos do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet! Muitas pessoas que assistiram os clips de Michael Jackson sempre suspeitaram de "Smooth Criminal", onde ele e seus dançarinos fazem um dos mais célebres e lendários passos: "Lean", que consiste em inclinar o corpo 45 graus para a frente sem cair. Muitas pessoas antigas que não conhecem as tecnologias atuais insistem que se tratavam de "cabos de aço" ou algo do tipo. Mas então, surge o Caçador de Mistérios para revelar mais este mistério que tornou a crescer e circular pela internet depois de sua morte. Entra em ação o Caçador de Mistérios com Smooth Criminal! Confira o show ao vivo abaixo:

Um dos maiores segredos da carreira de Michael Jackson está no passo "lean", um efeito de "anti-gravidade" que era realizado durante a música Smooth Criminal. Nos vídeos-clipes ou nos shows da época, Jackson e seus dançarinos posicionavam seus corpos em um ângulo de 45º, algo impossível para qualquer humano.

Você imagina como isso era feito?

Segundo uma patente disponível no Google Patents Search, Michael Jackson chegou a patentear nos anos de 92/93 um sapato especial que permitia mudar o centro de gravidade do corpo. Além disso, um engate era responsável por prender o sapato contra o solo, bastava simplesmente deslizar o pé para frente (movimento para trás removia do engate).

Este procedimento de registro foi realizado durante a turnê do disco Dangerous, onde Jackson procurou o escritório de patentes dos EUA para registrar sua invenção. O sapato tem um encaixe que se conecta a pinos que saem discretamente do chão do palco, permitindo que Michael e seus dançarinos se inclinem 45 graus para a frente sem cair.

A patente do invento poderá ser visualizada clicando aqui.

Mas mesmo com bastante ensaios, o passo ainda possuía certas dificuldades e necessitava não somente de treino, mas também de sorte. Uma movimentação errada e já era! Além de estragar a coreografia, poderia se machucar na frente de uma platéia gigantesca. Quer ver um detalhe desta dificuldade? Você assistiu ao clip no começo desta postagem? Então assista e repare no dançarino da frente exatamente no tempo 4:23. Isso mesmo! Ao vivo ele prende seus sapatos na hora de tirar e quase cai em palco. Por sorte e experiência, conseguiu se manter sincronizado com seus companheiros e retomou a dança rapidamente.

A matéria também poderá ser vista na Revista Super Interessante do mês de agosto de 2009 (imagem acima) e no site Google Discovery (imagem abaixo).

Conclusão: o passo não possui cabos de aço. São sapatos especiais criados por Michael Jackson exclusivamente para este passo, como você pode ver na imagem abaixo.

Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima postagem!

Fontes, Imagens e Textos Originais:
Super Interessante 268 - AGO/2009, pág. 23
YOU TUBE
Google Imagens
Google Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative