BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

As Engrenagens de Debret


Jean-Baptiste Debret ou Debret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848) foi um pintor e desenhista francês. Integrou a Missão Artística Francesa (1816), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura.
Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana, adotada em 19 de novembro de 1889.
A Revolução Francesa necessitava de engenheiros que entendessem de fortificações; foram, então, escolhidos alguns dos alunos mais brilhantes para o curso de Engenharia. Debret foi um dos escolhidos, tendo estudado engenharia por cinco anos. Contudo, apesar da carreira de engenheiro, Debret voltaria à pintura.
Mesmo com este histórico experiente, sobretudo na área da engenharia, Debret não pôde escapar de um erro fatal em uma das suas mais famosas obras de arte: O Engenho (foto acima). Logicamente este erro não tira seu brilho nem o menospreza, apenas torna-se um curiosidade observada por poucos detalhistas.
O mistério deste quadro é justamente a mecânica das engrenagens. Note que o mecanismo está invertido! Será que Debret não percebeu o erro?
O Engenho: desatenção do autor.

3 comentários:

  1. Aparentemente não há erro, pois o mecanismo funciona dos dois lados. Um dos escravos coloca a cana entre os dois cilindros do moedor e puxa a outra que foi colocada pelo outro escravo entre o cilindro do meio e o oureo que gira ao contrario

    ResponderExcluir
  2. Percebi o erro e pensei:"A cana jamais será muída dessa forma, escravos burros! Por isso que a economia açucareira no Brasil entrou em crise".
    Na época, falei com o meu professor sobre as engrenagens, mas ele me disse que eu não era pintor e nem engenheiro, por isso minha observação era irrelevante e equívocada.
    Hoje sinto a minha observação respaudada pelo artigo do Caçador de Mistérios.
    "Debret,um humano"

    ResponderExcluir
  3. VanSkymnaster.

    Este tal de Maurício só pode ser da família de Debret, kkkkkkkkkkkkk, acho que foi por este erro banal que Debret voltou da engenharia para pintuta, a menos que tenha alguma explicação lógica do erro se foi proposital ou não, mas isto só quem poderia responder era o próprio Debret, no entanto fica a dúvida do tal erro.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative