BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Maldição do Boneco do Fofão


Olá, amigos internautas! Curiosos de todo o mundo, entra em ação o Caçador de Mistérios com um tema repercutido até hoje entre os jovens de pelo menos 20 anos de idade. Hoje, vou explicar o caso da Maldição do Boneco do Fofão!

Vale lembrar ou informar para os mais novos quem era o Fofão.

No início dos anos 80 o programa infantil matinal mais assistido era o "Balão Mágico" e passava na Rede Globo. Os apresentadores eram Simony (que na época tinha uns 10 anos), Cascatinha ( o Seu Geraaaaaaldo, da Escolinha do Professor Raimundo, e atualmente ator da Record) e Fofão (vamos nos concentrar nele depois). Depois se uniram ao elenco Tob, Mike, Luciana, Ricardinho (Crianças que sumiram do mapa) e Jairzinho ( Filho de Jair Rodrigues e cantor atualmente).

Era uma época diferente em que as crianças realmente se comportavam como crianças...Coisa difícil de se entender hoje em dia. Existiam bandas infantis que ganhavam muito dinheiro só fazendo "músicas para crianças" acreditam?

Pois é...E nesse mundo mágico surgiu uma das mais terríveis lendas urbanas brasileiras de todos os tempos, que nos dias de hoje, está espalhada entre tantas na Internet.

A Lenda do boneco amaldiçoado do Fofão!
Vamos agora ao tal Fofão. Quem era ele?


O Fofão era essa figura simpática acima. Ele era um alienígena do planeta "Fofolândia" e no início nem sabia falar. Ele emitia uns grunidos que só a Simony entendia. Com o tempo, aprendeu o português e passou a nos divertir mais.

O Fofão fez muito sucesso e acabou mudando de emissora, tendo seu programa próprio na Bandeirantes (hoje apenas Band).

Seu sucesso se refletia nas vendas de produtos com sua marca. Eram lancheiras, camisas, Shampoos, calçados, revistas em quadrinhos, Lp's (era assim que a gente chamava os "CDs de vinil" da época) e até uns lanches tipo waffles e bombons de gosto horrível da Dizioli que só o próprio Fofão gostava (mas nossas mães faziam questão de colocar essas porcarias na nossa lancheira).



Enfim...Um dos produtos mais vendidos foi o Boneco do Fofão. Foram mais de 4 milhões vendidos. A empresa que o fabricava era a "Mimo", pouco expressiva num ramo em que a "Estrela" dominava. Na época as crianças brincavam de verdade, acredita?

Existiam jogos de tabuleiro, bonecos, carros de fricção ... E não eram digitais! Você podia pegar neles de verdade. Melhor que realidade virtual! Ah! Que saudade da propaganda de fim de ano da Estrela... A gente ficava numa espectativa e...Opa! Desviei um pouco do assunto...Vamos voltar.

Pois é, o boneco foi muito popular. Todas as crianças queriam um! Eu nunca tive...Snif. Mas talvez isso tenha salvado minha vida.



Acontece que, um belo dia, um desses bonecos quebrou. Uma mãe desesperada notou a coisa mais horrenda do mundo. Havia um punhal dentro! Ao sacodir o boneco ela percebeu que a coisa era mais séria. Além do punhal existia uma bela quantidade de velas pretas e outras coisas que ela não soube identificar.
Então ela contou para outra mãe, que contou pra outra... E assim o Brasil inteiro estava sabendo.



Não demorou para surgirem várias histórias tenebrosas envolvendo o boneco. Assassinatos, incêndios , maridos traindo suas mulheres...Era tudo culpa do Fofão e seu boneco amaldiçoado!
Tem gente que jura até hoje que viu o boneco se mexer sozinho inúmeras vezes.
Foi um massacre... Quase todos os bonecos foram destruídos...Muitos deles queimados! Isso a contra gosto das crianças que, influenciadas pelo poder maléfico do boneco, não queriam se separar do brinquedo. Vejam abaixo um pobre boneco enforcado durante o massacre:


Quando eu era criança, minha mão tinha uma boneca que soltava a cabeça. Também neste brinquedo, encontrei um pedaço de cabo de vassoura lascado com uma ponta, que servia para encaixar no corpo. Parecia uma estaca de madeira. Produção barata e sem medir consequências.

Vamos às explicações.

O que realmente existia era uma espécie de haste plástica que conectava a cabeça ao corpo para dar mais estabilidade. Numa das fotos acima ela pode ser vista. Por ter sua ponta afilada, muita gente relacionou a um punhal. E as velas? Bom...o enchimento do boneco era variado. No que abrimos , por exemplo, tinha restos de tecido, alguns pedacinhos de madeira e algo parecido com algodão. Sinceramente não duvido que tenham achado restos de velas em alguns bonecos. Parecia que eles pegavam o que tivesse a mão para encher o bicho. Como eu disse antes, produção barata.Mas, punhal? isso não...

O fato é que essa lenda decretou o fim das vendas do boneco. Mas o deixou famoso para todo o sempre!
Alguns acreditam que a lenda tenha sido criada por uma empresa concorrente para dar fim ao número crescente das vendas do boneco do Fofão.

Em 1988 um filme surgiu. Seu nome: "Brinquedo Assassino".
Nele um psicopata é baleado pela polícia e, antes de morrer, entoa um cântico vodu, passando sua alma para um boneco. Esse boneco era baseado no personagem de um desenho fictício para crianças chamado de "bonzinho".
Um boneco baseado num programa de TV e amaldiçoado. Ah...E em 1988, logo após do massacre dos Fofões. O que tem a ver, Caçador de Mistérios?
Simples...Olhem o boneco assassino (bem conhecido como Chuck)e o Fofão. Comparem.


Alguma semelhança? Incrível, não?

Dizem por aí que a história do filme foi influenciada pela lenda brasileira do Fofão. Sejam honestos? Acham que é só coincidência?

Curiosidades:

•O ator que interpretava o Fofão (Orival Pessini) era o mesmo que interpretava o Patropi (procure imagens dele na internet), que já participou da "Escolinha do Professor Raimundo", "Escolinha do barulho", "Escolinha do Golias" e do "A Praça é Nossa";

•O Fofão ainda vive e faz shows infantis como teatros e apresentações musicais. O site dele é: http://www.fofaoesuaturma.com.br

• Uma famosa jogadora de volley brasileira, Hélia Rogéria de Souza Pinto, é mais conhecida como Fofão por que, quando mais nova, tinha bochechas iguais às do boneco.

Fonte e texto original: http://casossobrenaturais.blogspot.com/2009/06/o-amaldicoado-boneco-do-fofao.html
Fofão Amaldiçoado e assassino? Um pouco de verdade e fantasia , um mal entendido.

21 comentários:

  1. Eu também lembro que na mesma época tinha uma coleção de bonecos chamados Familião, que tinha muita semelhança com o fofão e também se comentava sobre maldição.

    ResponderExcluir
  2. Paralelamente poderiam realmente existir ideias contrarias que disseminaram palpites deveras extravagantes a respeito de tal boneco.
    Particualarmente somente crendices populares.

    ResponderExcluir
  3. MALDIÇÃO DO FAMILIÃO..?????

    NÃO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. na verdade eu tinha um boneco desses soq tamanho grande deveria ter uns 90 a 80 cm de altura e quando fikei sabendo disso decidi abrir ele eu tinha 10 anos.quando abri comecei achorar chorei muito pois avia uma enorme faca/espada chamada kris que serve para sacrifícios humanos e animais donde a alma fika presa a arma e vira sua escrava concordo com a cultura antiga dos druidas e bruxos.e tambem havia uma vela preta na perna direita quando chamei minha mae minha mae n parava de gritar e takamos fogo no boneco soq ele n keimava dai takamos agua benta no boneco e ele keimou n pelo fogo e sim pela agua benta e comessou a sair uma fumassa preta e uns ruidos parecidos com gemidos.eu guardei a kris atéh hj a vela tbm sekiser envio uma foto para voces..

    ResponderExcluir
  5. bah,essa é mtu sinestra!!!!ñ sou dessa época + ñ há qm ñ saiba dessa estoria....
    só de lembra me da arrepios!!!^__^

    ResponderExcluir
  6. EU tinha um fofão tb, ele era viado, falava para mim comer seu cú, senão enfiaria a faca em mim... olah a faca!!

    ResponderExcluir
  7. me manda entao a foto: rony201029@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho meu boneco do fofão até hoje. é dos grandes e varias pessoas já quiseram destroça-lo em busca do tal punhal! rsrsrsrsrsrs
    Nessa época tb tinha a lenda da boneca da xuxa ser assassina, mas a xuxa é umaco à parte, né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Amanda, tudo bem?
    Este boneco é lendário mesmo e imagino a angústia dele ao se deparar com pessoas indignadas! Eu tenho um boneco do Chucky ainda.
    Com certeza a Xuxa é outro caso...kkk

    Abração e grato pelo comentário!

    ResponderExcluir
  10. eu não acredito em lendas, mas se algumas dessas coisas aconteceu não foi boneco mas sim a influencia do diabo...

    ResponderExcluir
  11. Eu também não acredito em lendas e também acho que se alguma dessas coisas aconteceu foi por influencia do diabo. Porém acho que isso tudo foi um boato de uma mãe escandalosa! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Se fosse bestera as pessoas não teriam medo, acredito eu.

    ResponderExcluir
  13. eu acho que esse boneco é demoniaco do inferno

    ResponderExcluir
  14. Eu já acho que a lenda começou depois do sucesso do Chucky, de Brinquedo Assassino: como as roupas eram parecidas, passaram a inventar todo tipo de coisa relacionada ao pobre Fofão 'made in Brazil'!

    Ademais, meu priminho tinha o boneco e, na época, abri e não encontrei nadica dentro! E outra: Fofão era produzido por uma razoavelmente grande fábrica de brinquedos e não era tão mal acabado assim...

    ResponderExcluir
  15. Tenho um boneco fofão na minha casa... ele esta meio velho mais guardo ele até hoje....

    ResponderExcluir
  16. Lembro desta história também, Luiz!

    Agora, a do companheiro anônimo lá em cima sobre a Kris... duvido que ela seja da cultura druídica - até mesmo porque druidas e praticantes das religiões célticas existem até hoje. A Kris, na verdade, é uma adaga da Malásia ou das Filipinas. É só pesquisar na internet que qualquer um saberá disso!

    Mais um motivo para não acreditar em maldições infundadas, e sim no descaso com a produção do brinquedo!

    ResponderExcluir
  17. Olá, El Bardo.
    Realmente a "faca" ou mais precisamente a espada Kris não pertence à cultura druídica, é oriunda da Indonésia. Sua forma é delgada e fina, muito utilizada por maçons e em dança do ventre. Existem punhais semelhantes, porém, para fins ciganos. Creio que seria desperdício demais colocar uma faca/espada destas num brinquedo tão barato e singelo...

    ResponderExcluir
  18. VanSkymaster.
    Não duvido nada de estratégia de Empresa concorrente para dar fim a mega produção e sucesso do boneco.

    ResponderExcluir
  19. minha sobrinha tinha um fofao,na epoca do comentario,resolvemos abrir o boneco,e realmente,havia um punhal de plastico para sustentar o corpo do boneco,mais fica a pergunta,porque em formato de punhal?

    ResponderExcluir
  20. e porque o boneco tem que ter dentro uma peça de plastico em formato de punhal,porque nao oval? estranho...

    ResponderExcluir
  21. Tadinho Do Fofão ! Nada A Ver Isto Com Certeza Foi Uma Tatica Da Empresa Concorrente Pra Barrar A Venda Do Boneco Fofão. Grande Sucesso, Lembro Que Minha Irmã Teve Um Desses Boneco.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative