BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Kleneu66, O Vírus dos Sapatinhos Vermelhos


Boa noite a todos os leitores assíduos do CAÇADOR DE MISTÉRIOS!
Este post especial foi colocado em resposta a uma dúvida "cruel" do nosso leitor Josias Coelho. Trata-se de um e-mail que anda circulando pelas caixas alertando sobre um vírus chamado "Kleneu66". Segundo o e-mail enviado, o vírus é repassado em forma de cartões virtuais com "Sapatinhos Vermelhos dançando" e pode apagar todo o HD do computador. Será verdade ou mais uma farsa da internet? Para enterrar de vez esses vírus, entra em ação o Caçador de Mistérios!

Aqui mesmo no Caçador de Mistérios já expliquei sobre os hoax mais comuns que normalmente trazem informações sobre vírus. Vale lembrar que os verdadeiros spywares, malwares e Cavalos de Tróia existem nos seguintes enunciados: "Imagens Exclusivas do Big Brother Brasil", "Fotos Suas Que Manipularam na Internet", "Lembrei de Você", "Este Vídeo é a Sua Cara", etc.

Porém desta vez, o tal vírus Kleneu66 é um FALSO VÍRUS, isso mesmo, outra FARSA da internet.
Este FALSO VÍRUS surgiu depois de meses sem eclosão aparente de um novo falso vírus de computador.
Caso você receba uma mensagem de alerta sobre um suposto vírus de nome Kleneu66, que viria em um e-mail "com uns sapatinhos vermelhos dançando" e "uma música bem alegre", desconsidere, pois tal vírus não existe.

O hoax pode ser novo, mas o estilo da mensagem é bem manjado para internautas mais experientes. O texto vem com o título "URGENTÍSSIMO", vários trechos com letras maiúsculas e um tom alarmista. A falsa praga virtual seria extremamente maléfica (capacidade de destruir o disco rígido em duas horas), ainda não teria vacina e, "segundo a AOL", entrou em circulação "ontem".

Também está presente a velha recomendação de repassar a mensagem a todos os conhecidos. Ou seja, todos os elementos clássicos de um boato eletrônico estão presentes.

Uma busca em alguns dos principais sites de empresas antivírus (Symantec, McAfee, F-Secure, Trend Micro, Sophos e Panda) não retornou nenhuma informação sobre qualquer código maléfico com o nome Kleneu66.

Em minhas pesquisas descobri que o site da Symantec confirmou e definiu como HOAX esse tal vírus. Clique aqui para verificar a informação.

O Google também não traz nenhum resultado com esta expressão, mas hoje traz uma única resposta ― justamente o link para um blog que apenas reproduz o boato, sem fornecer qualquer explicação adicional. Para um vírus tão poderoso, é um mistério que só o criador da mensagem e a AOL, que nem é especializada em segurança, tenham sido informados de sua existência, antes mesmo das empresas do setor, que investem milhões de dólares neste mercado.

Veja abaixo uma reprodução do hoax (os erros gramaticais não foram corrigidos):

"URGENTÍSSIMO
LEIA AGORA MESMO E PASSE PARA TODO MUNDO QUE VOCÊ CONHECE
Alguém está mandando por aí um e-mail com uns sapatinhos vermelhos dançando é uma musica bem alegre. No e-mail são oferecidas mais de mil musicas. Não baixe nada. É o vírus Kleneu66 !!!
Se você abrir o arquivo em DUAS HORAS seu HD estará limpo e completamente destruído. MUITO CUIDADO!!!!! Não dê download deste arquivo em nenhuma circunstância!
Este vírus entrou em circulação ontem e segundo a AOL, NÃO há antivírus disponível ainda contra o Kleneu66.
Por favor, passe essa mensagem para todas as pessoas de sua lista de e-mail. Se você receber o arquivo já sabe o que fazer: NÃO BAIXE E NÃO ABRA."


Para que alguns leitores do Caçador não venham a cair nestes golpes, passo abaixo uma definição de Hoax, suas características e os mais comuns (com certeza você já recebeu algum. Se não recebeu, pode ficar tranquilo, pois um dia receberá).

O Que São os HOAX VIRUS (Vírus Boato)
Até algum tempo atrás, esse tipo de problema só ocorria nos EUA e em países da Europa. Porém, desde o início de janeiro de 98, traduzidos ou não, estão sendo espalhados também no Brasil.

Os Hoax Vírus (ou como demonstra a tradução desse nome: Vírus Boato) não são vírus na verdade, nem Cavalos de Tróia, nem nada - apenas o mais puro boato.

A intenção é clara. Transmitir e causar pânico entre as pessoas novatas, ou que não conhecem detalhes, verídicos, dos métodos de funcionamento e ataque dos verdadeiros vírus de computador. Em paralelo, por incentivarem os recipientes dos e-mails à retransmitirem os e-mails falsos para todos os amigos e conhecidos, causar um grande tráfego, e consequente congestionamento, na rede mundial.

Os sinais típicos desses e-mails (sempre os Hoax Vírus são transmitidos através de E-Mail) são, basicamente, os abaixo indicados:

1. Sempre chegam por E-Mail;
2. Sempre dizem "JAMAIS ABRA (ou LEIA) UM E-MAIL COM O TEXTO ...";
3. Sempre informam que o vírus causa GRANDES ESTRAGOS - em geral dizem horrores sobre as consequências físicas do ataque do mesmo;
4. Sempre dizem para você retransmitir tal e-mail para todos os amigos e conhecidos ou o maior número de pessoas que puder;
5. Normalmente virá um texto contendo erros de gramática.

Só para fechar uma questão importante:
Vírus são programas de computador, e como tal só podem agir a nível de software (programas), nunca poderão causar estragos ao hardware (o micro, o HD, os drives, o mouse (isto é o mais ridículo!), o vídeo, o teclado, etc...). Não há a mais remota possibilidade prática de qualquer outro problema senão a perda de dados e/ou programas ou lentidão no sistema, possam aparecer como consequência da ação de um VERDADEIRO vírus de computador.

Para você conhecer as verdadeiras características de um virus, acesse o site abaixo:
Super Dicas

Para conhecer as características técnicas dos principais vírus do mundo clique no link abaixo:
Super Dicas

PARA VOCÊ FICAR PREPARADO CONTRA OS FALSOS VÍRUS, VOU LISTAR ABAIXO OS MAIS CONHECIDOS - Esteja a vontade de pesquisá-los na internet:

- BÍBLIA DOS MONGES
- KLENEU66
- NOVAS FOTOS DE FAMÍLIA
- MENINAS DA PLAYBOY
- O VÍRUS DO URSINHO (JDBGMGR.exe)
- A VIDA É BELA
- SULFNBK
- ANTICRISTO
- BICHO DE SETE CABEÇAS
- SCREEN´SAVER DO MACDONALDS
- EVITAR ENVIO DE MENSAGENS NO OUTLOOK EXPRESS
- Win32.IraqWarXP.CIH
- BADTIMES (Este é o mais ridículo)
- MyDoom.C (Este é novo).

Estamos entendidos?
Então, todas as vezes que recebermos estas mensagens, nem perca seu tempo abrindo, exclua-as de sua caixa de entrada. Seus amigos agradecem.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês e especialmente ao amigo Josias Coelho! Até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
Caçador de Mistérios
Wikipedia - Kleneu66
Super Dicas - Hoax
Super Dicas - Características Técnicas de Vírus
Super Dicas
Gironsoft
Symantec

5 comentários:

  1. OLÁ......... GOSTO MUITO DO SEU BLOG... POSSO DIZER QUE JA VIREI A SUA FÃ DE CARTEIRINHA....

    QUERIA PEDIR A VOCÊ, QUE DEDICASSE UM TEMPO SEU A ESCREVER DE UM VIRUS NOVO QUE VEM PELO ORKUT.... ELE DIZ ASSIM: LUTO, CLAUDIA LEITE MORREU NUM ACIDENTE DE CARRO. É ALGUMA COISA ASSIM, E VEM POR MEIO DE COMUNIDADE. QUANDO VOCÊ ENTRA NA COMU, PASSA VIRUS PARA TODOS OS SEUS AMIGOS DO ORKUT, VALE A PENA AVISAR A TODOS... AGUARDO ANSIOSA SUA POSTAGEM.... MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Angélica, tudo bom?
    Agradecido estou eu de receber esta estima e consideração de sua pessoa. São gestos como este que encantam a alma de um blogueiro e o torna um só com seu blog.
    Como está aí no Paraná? Me disseram que tem um pessoal aí que curte o Caçador de Mistérios em peso!
    Todavia, estarei estudando este vírus que mencionou e descobrindo, postarei aqui!
    Mas peço que não clique neste avisos, ainda mais se ele for chamativo e convidar a clicar.
    Beijos!
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  3. opa acompanho o seu blog e devo dizer ele me é de grande utilidade parabéns pelas descobertas que vc vem fazendo e publicando aqui isso vem tirando muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Evandro!
    No que puder melhorar, melhorarei.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sinto-lhes informar pois esta informação apesar de ser falsa traz pequenas verdades, o virus existe mesmo ainda não possui nome, ainda não possui um padrão para a animação, não é nada novo isso e ele realmente apaga todo o conteudo do HD, eu como tecnico de T.I. ja tive em minhas mãos a receita deste virus e realmete não é detectado por nenhum antivirus. Fica o Alerta Cuidado os email's que vcs abrem!

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative