BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sábado, 19 de junho de 2010

A Volta da Escada Milagrosa


Boa tarde, leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet! Para nosso espanto, hoje vamos desvendar um caso apresentado aqui mesmo, no Caçador de Mistérios!

Calma, pois é mais simples do que se possa imaginar. Sempre costumo informar antes que este blog visa PESQUISAR matérias já publicadas em outros sites de mistério. Todas as vezes que vou postar, sempre verifico antes alguns sites de confiança e seriedade, como o E-Farsas, o Ceticismo Aberto, o Quatro Cantos e o Mensagens Subliminares (que atualmente se encontra com um novo layout).

Sempre busco colocar os links destas pesquisas na parte de Fontes e Textos Originais, para os créditos dos sites. Se não encontrarem referências das pesquisas em outros sites, é considerado PLÁGIO. Tem que ter o link dos sites pesquisados.

Bem, mas voltando ao assunto do dia, trata-se do tema "O Mistério da Escada", apresentado aqui no Caçador de Mistérios no dia 25 de novembro de 2009. Para verem a primeira postagem, cliquem no nome do tema acima.

A conclusão do tema apresentada pelo blog foi a seguinte:
"O caso nunca foi investigado pelo Vaticano, mas a lenda ganhou vida. A cada ano, cerca de 200 casais escolhem a capela - e a escada - como cenário de casamento. Por mais incrível que pareça, as fotos são REAIS e a história TAMBÉM! Eu sou Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios! Até a próxima postagem!"

Lamento o engano a todos, pois quando eu estava a pesquisar algumas curiosidades na internet, encontrei no site do E-Farsas a resposta deste caso. Lembrando a todos que provavelmente por eu ser católico, deixei me levar pela primeira impressão e não me contive nos detalhes tanto das fotos quanto da história. Peço desculpas pela parcialidade. Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Vamos ao estudo do caso!
Essa história possui algumas versões e circula desde o ano de 1997.

O texto vem acompanhado de algumas imagens que mostram uma incrível escada que teria sido construída por obra de um milagre! Segundo a apresentação de Power Point, freiras da Capela de Loretto - na Cidade de Santa Fé, no Novo México, EUA - perceberam que a construção da capela estava chegando ao fim e que, sabe-se lá por que, esqueceram de construir a escada que as levariam ao piso superior.

E agora? As freiras ficaram desesperadas!

Foi então que, segundo o e-mail, apareceu um carpinteiro do nada e realizou a obra da escada.

Em pouco tempo o carpinteiro misterioso criou a maravilhosa escada que, de acordo com o texto, não possui apoio para se manter de pé! Um verdadeiro milagre.

Vamos ler abaixo o e-mail original sem edições ou correções gramaticais:

"Recebido em junho de 2007 - (foram removidas as imagens do texto original)
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos. Lá, um mistério que já dura 130 anos atrai fiéis e turistas. Destino: Capela Loretto.
Cerca de 250 mil visitantes por ano procuram a capela em busca de uma resposta. O que torna a capela diferente de todas as outras é que o personagem do suposto milagre ocorrido nela é uma escada.
"Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento", explica uma visitante.
Quando a capela ficou pronta, no fim do século 19, as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior. Elas passaram nove dias rezando para São José, que era carpinteiro.
Um desconhecido bateu na porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe
como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.
Depois, o carpinteiro - que não usou prego nem cola para construir a escada - sumiu sem deixar vestígios. Nem esperou para receber o pagamento.
Uma lenda nasceu na cidade de Santa Fé, que passou a acreditar que o carpinteiro na verdade era São José, enviado por Jesus para atender as súplicas das feiras.
Desde então, a escada passou a ser chamada de "milagrosa", e virou ponto de peregrinação e atração turística.
"Há três mistérios aqui. O primeiro mistério é que não se sabe, até hoje, quem é o homem que construiu a escada, a portas fechadas. Segundo mistério: arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério: de onde veio a madeira? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região", explica o porta-voz da igreja.
Um detalhe só reforçou a crença no suposto milagre: a escada tem 33 degraus, a idade de Cristo. O caso nunca foi investigado pelo Vaticano, mas a lenda ganhou vida. A cada ano, cerca de 200 casais escolhem a capela - e a escada - como cenário de casamento."


Será que isso é verdade?

Antes de responder a essa pergunta, tenho que deixar uma coisa bem clara aqui: MILAGRE é todo e qualquer fenômeno em que a ciência não consegue encontrar explicação. Para os religiosos, o milagre é atribuído à intervenção divina (de Deus ou dos deuses, dependendo da religião!). No caso do cristianismo católico, as autoridades eclesiásticas enviam amostras ou autorizam cientistas a pesquisarem a analizarem objetos e efeitos supostamente milagrosos. Se a Ciência e a Parapsicologia não encontrarem explicação lógica para o fato, começa o procedimento para averiguar e atestar o milagre. Uma observação à parte: faz-se um estudo de 100 anos (neste espaço de tempo substituem-se os pesquisadores, é claro) sobre a vida da pessoa que serviu de instrumento para o acontecimento do suposto milagre. Ela deverá possuir em seu histórico de vida a pobreza, a obediência e a santidade de vida e atos, além de pelo menos ter dois milagres atribuídos (nesse momento, entra a ciência). Somente depois deste estudo minucioso, acontece a canonização da pessoa, levando-a a condição de SANTO ou SANTA.

Não quero, de maneira alguma, "mexer" com nenhuma religião, em especial a minha própria, que é o pivô deste caso. Também não estou aqui afirmando que milagres não existem. Muito pelo contrário, creio que os verdadeiros cristãos católicos deveriam procurar saber mais sobre os milagres de sua Igreja. Só por curiosidade de crédulos e incrédulos: Procurem sobre os Milagres Permanentes conhecidos como "Milagre de Lanciano" e "Nossa Senhora de Guadalupe".

Assim como no E-FARSAS e qualquer outro site de mistérios, a função do autor é a de apurar os fatos e ver o que tem de real e o que tem de falso nas histórias apresentadas. De qualquer maneira, comentários serão bem-vindos, mesmo que sejam "destrutivos"!

Voltando à escada, sim, ela EXISTE MESMO! Fica no Novo México - EUA, na Capela Loretto. A fama da escada é tão forte que fizeram até um filme com ela. The Stairgate ou O Milagre da Fé (título em português), de 1998, conta a história da Madre Madalyn (Barbara Hershey) e de seu sonho de terminar a construção da Capela antes de sua morte. Eis que chega na cidade um carpinteiro habilidoso que consegue terminar a construção da escada e, assim, a irmã pode descansar em paz.

Mas, a única coisa real no texto é isso: A escada existe mesmo. E, apesar de ser uma belíssima construção, não há nada de milagroso nela. Mostraremos a seguir, mas antes, vamos analisar alguns pedaços do texto:

"Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento", explica uma visitante.

Não podemos tomar a opinião de um visitante sem nome. Qualquer um pode dizer o que quiser e acreditar no que quiser. Depois, o texto afirma que após dias de orações, um carpinteiro bateu à porta se oferecendo ao trabalho. Como ele saberia do problema? Imagina-se que, àquela altura do campeonato, a cidade inteira já estava sabendo que a capela estava sendo construída e que faltava uma escadaria, ou será que não?

Até aí, temos apenas suposições! Nada que podemos rebater com provas. Então, eis que surgem os trechos nos quais podemos provar que tudo não passa de lenda:

"..Ele (o desconhecido) construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central."

Nas fotos mostradas na apresentação de Power Point podemos ver apenas um lado (literalmente) da história!

Como podemos notar na imagem acima, não há um suporte central na escada, no entanto, em outras fotos que encontramos na internet, podemos ver que há suportes fixando a escada nas paredes:

Foto: Joe Nickell - CSICOP

A ideia foi, sem dúvida, sensacional! Substituir um único apoio central por vários apoios laterais foi uma jogada de mestre. Construída sem corrimão, a escada parecia uma mola (que era muito instável quando era usada pelas freiras) e teve sua primeira reforma - anos depois - quando o artesão Phillip August Hesch acrescentou o equipamento, dando maior segurança à construção.

De acordo com o escritor Joe Nickell - na página 52 de seu livro "Real-Life X-Files - Investigating the Paranormal", para se evitar acidentes, atualmente a escada está fechada ao público. Pode-se apenas tirar fotos dela. Subir? Nem pensar! Deve ser por isso, também, que ela esteja de pé até hoje!

Voltando ao texto, o milagre estaria também no fato do tal carpinteiro sem nome ter construído a escada sem usar pregos ou cola. Isso também não pode ser considerado milagre. Se fosse assim, muitas das obras construídas pelo chineses, há centenas de anos, seriam também consideradas milagres, visto que técnicas de encaixe - como podemos ver nesse site - são conhecidas pelo homem há séculos.

De acordo com os blogs Sehanopinion e Ghost Stories, a pesquisadora e escritora Tamar Stieber afirmou - em um artigo para a Revista Novo México, em 2000, que o carpinteiro misterioso chamava-se Francois-Jean Rochas. Não sabemos se podemos confiar em apenas um relato, por isso fomos atrás de outros que confirmassem essa história. Os blogs Stony Creek Digest e o Ceticismo.net nos contam que um historiador chamado Jean Mary Cook confirmou a identidade do carpinteiro em seu livro, depois de analisar o obituário de Rochas. Em seu livro "Loretto: The Sisters and Their Santa Fe Chapel" Cook ainda afirma que as irmãs teriam dado 150 doletas em pagamento ao tal Rochas pelas madeiras.

Por último, o texto afirma que não se sabe de onde veio a madeira para a construção dos degraus. De acordo com Joe Nickell, exames feitos com amostras da madeira comprovaram que o construtor teria usado um tipo da família Pinaceae e do gênero Picea. Só não foi determinado nos testes qual dos vários tipos de espruces, porém, sabe-se que são encontradas no Hemisfério Norte.

Portanto, agora sim, a conclusão definitiva:
Uma história muito bonita, porém, não há nada de milagroso nela!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até a próxima postagem! Não esqueça de deixar seu voto para o Caçador de Mistérios no TOP BLOG 2010! Comentários serão bem-vindos!

Fontes e Textos Originais:
O Caçador de Mistérios
E-Farsas

4 comentários:

  1. EU ACREDITO EM MILAGRE, POIS NÃO QUESTIONO A SUA OPINIÃO, MAS HÁ GRANDES DESAFIOS, NO MUNDO MOSTRAR AO HOMEM, QUE DEUS ESTÁ DE OLHO EM NÓS E NOS SURPREENDE COM COISAS MISTERIOSAS.EU SOU MISSIONÁRIA CATÓLICA E DEFENDO MINHA FÉ COM MUITA GARRA.EU ACREDITO EM MILAGRE, POIS EU SOU UM MILAGRE VIVO DE DEUS E DA INTERVENÇÃO E DO OLHAR DE MARIA SANTÍSSIMA. PRECISAMOS INVESTIR NA CARIDADE, QUE É A VONTADE DE DEUS E ASSIM O NOSSO RESGATE SE APROXIMA. NÃO DEVEMOS QUESTIONAR A VONTADE DO ALTÍSSIMO.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post.
    Eu sou católica apostólica romana e sei onde a fé alienada pode levar as pessoas. Acredito que essa escada é sim um milagre, mas não do modo convencional que a maioria das pessoas espera. É um milagre sim, em que Deus quis usar das mão humanas pra realizar a Sua vontade. Claro que Deus ouviu as preces das freiras na interceção de São José. Porém, enviou um homem de bom coração que tinhas as mesmas habilidades dele.
    Fico feliz quando vejo pessoas católicas que não se deixam levar por tudo que os outros dizem.
    Você está de parabéns por, mesmo vendo essas situações não se furta a acreditar nos grandes e nos pequenos milagres que Deus faz em nossas vidas a cada dia.
    Kássia de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Achei tua analise fraca e inconclusiva, uma vez que tudo que foi dito aqui ja foi falado em outos sites. E quais suas fontes sobre o nome do carpinteiro? O tipo de madeiro é encontrado no hemisferio norte... Onde? Ele eh tao grande.
    Tua analise é desnecessaria.

    ResponderExcluir
  4. Só desacreditarei qdo houver, devidamente registrado em cartório, e reconhecido por no mínimo três engenheiros , e três carpinteiros sem vínculo algum entre eles, um estudo comprovando que esta escada, e todo material usado não seja um MILAGRE !! Estamos vivendo um momento em que há muitos "tentando" levar a população para falsos descréditos... na Bíblia já há os alertas... "cuidemos com os falsos profetas", haverá o tempo de tentativas contrárias a tudo que Deus, e Seu Filho, nosso Salvador nos ensinou ...

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative