BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

domingo, 24 de outubro de 2010

Ovni de Araraquara


Boa tarde a todos os amigos do CAÇADOR DE MISTÉRIOS, pois chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!
Saudações aos novos Seguidores do blog: André Luis [Fokeo] (Amigo do Anime Shinta -Abração!), TD 2010, Chico Junior e Iziel! Sejam todos bem-vindos!

Bem, provavelmente vocês já devem ter notado que algumas coisas mudaram no layout do blog. Algumas destas modificações aconteceram mais na lateral da página:
- Foi adicionada uma ferramenta que contabiliza quantas páginas estão sendo acessadas ao vivo durante a semana vigente, por isso será possível de visualizar o número de visitas aumentando mesmo que você não atualize a página;
- O melhor das novidades são os "Posts Relacionados", que aparecerão ao final de cada postagem. Serão três posts escolhidos aleatoriamente. Dê uma olhada neles, pois é sempre bom ler algo que passou despercebido ou simplesmente RELER!
- Os anúncios no final da lateral foram apagados por motivo de desatualização;
- Criei um TOP 10que indica as 10 postagens mais acessadas na semana do Caçador de Mistérios. Se caso você ainda não as leu, faça parte deste ranking e leia também;

Vale lembrar que o menu "Competências Profissionais de Luiz Ramos" se trata na verdade de um currículo meu e é atualizado a cada semana, para incluir algum curso novo ou atividade que concluí. Vale a pena conferir e tirar suas dúvidas com relação às minhas áreas de conhecimento, onde em sua maioria me permite redigir sobre temas específicos.

Também a cada nova postagem, eu já incluo o link em último lugar na lista de matérias do Arquivo de Mistérios. Por isso, se caso deseja ler um por um, recomendo este recurso, pois dessa forma, não irá se perder nas postagens do Caçador. Provavelmente irei realizar mais modificações, mas que não afetarão a qualidade em que são postadas as temáticas.

Bem, vamos ao tema de hoje?

Para quem estava com saudades de desmascarar UFOS e OVNIS, o tema de hoje trata justamente disso. Hoje iremos abordar sobre o polêmico OVNI de Araraquara! Será uma prova incontestável de que eles nos visitam (especialmente em São Paulo) ou será apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

O vídeo abaixo mostra um ovni sobrevoando alguns prédios em Araraquara - Interior de São Paulo - Brasil. Segundo o filme, o fato aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2008. Veja que imagens impressionantes:

O vídeo é realmente intrigante! Assistindo a esse vídeo, algumas perguntas vêm à tona:

1 - Será que esse vídeo é verdadeiro?
2 - O que os caras estavam fazendo, filmando alguns prédios a esmo, em pleno carnaval - em Araraquara, será que não tinham nada melhor para fazer?
3 - O que estariam fazendo os ET's em Araraquara, em pleno dia de carnaval, dando um passeio em torno dos prédios?
4 - Se o dia estava nublado, como projetou uma sombra consideravelmente nítida sobre o prédio?
5 - melhor: Por que o vídeo começa com o endereço de um site?

Para responder à primeira pergunta, basta analisar o vídeo com mais atenção. Dá pra ver uma pequena falha: aos 17 segundos, o disco começa a descer para ir por trás dos prédios... veja nos detalhes abaixo que, aos 18 segundos, o disco está na frente do prédio, quando já "deveria" estar atrás:

Na imagem acima, o disco está indo para trás do prédio.

Nesta imagem, por falha de computação gráfica, ele fica à frente do prédio.

No momento seguinte, ele já está atrás do prédio!

Mas, se o vídeo não é real, então...

Trata-se de uma campanha de uma série de 3 comerciais para promover a agência Smash de publicidade. Podemos notar, logo aos 2 segundos do filme, o logotipo da empresa no desktop do computador, como podemos ver no detalhe da imagem abaixo:

Podemos ver, no desktop, o símbolo da empresa. Em algumas cópias desse vídeo, esses segundos iniciais foram removidos do filme original, para parecer real!

Esse tipo de propaganda chama-se Marketing Viral e é uma alternativa bastante eficaz, pois é muito barato e corre de boca em boca com uma rapidez incrível, sendo em alguns casos muito melhor do que vários outros meios de comunicação. Só para se ter uma ideia, em menos de uma semana, milhares de pessoas já haviam visto o vídeo no Youtube e essas imagens foram notícia em muitas emissoras, como a Record News, a Globo e outras.

Mas o que é mesmo um Marketing Viral?
Vamos relembrar:


Marketing viral nada mais é do que a conhecida propaganda boca-a-boca em tempos de Internet. Para fazer uma campanha de marketing viral no lugar de dinheiro você precisa de ideias. Uma ideia boa pode atrair a atenção das pessoas que vão fazer o trabalho de propagar a informação para outras pessoas em um ciclo crescente como uma bola de neve. Parece o comportamento de um vírus que é transmitido de pessoa para pessoa.

O YouTube tem sido muito usado para divulgação deste tipo de ação. Empresas e pessoas criam vídeos interessantes permitindo que o internauta os divulgue entre amigos e conhecidos. Temos exemplos de vídeos que em poucas semanas foram vistos por milhões de pessoas.

Veja o exemplo de um vídeo criado por uma empresa que vende peixe em lata, que já foi tema do Caçador de Mistérios, chamado de "Urso Lutador". O vídeo mostra um homem "roubando" um salmão de um urso que pescava tranquilamente em um rio. A situação e a reação do urso surpreendem e o vídeo se torna uma experiência divertida que todos querem compartilhar.


Todos os vídeos que exploram essa capacidade viral de divulgação possuem características comuns. Veja:

1) Todos os vídeos de marketing viral transmitem emoções fortes. Eles sempre estão transmitindo situações de humor, amor, ódio, felicidade, tristeza, medo, compaixão, excitação, surpresa, etc. Exploram situações e ideias bobas ou ideias sublimes e de grande sabedoria. Marketing viral precisa ser 100% emoção.

2) Todos os vídeos possuem situações inesperadas ou surpreendentes. No exemplo do urso ficamos surpresos com a reação "humana" dele diante da pessoa que tenta levar seu peixe.

3) Os bons vídeos não precisam de diálogo para serem entendidos. Os melhores vídeos de marketing viral podem ser compreendidos por qualquer pessoa sem diferença de língua.

4) Os vídeos de marketing viral não estão preocupados com propaganda. Você encontrará o produto ou a marca da empresa no final do vídeo ou durante as situações em segundo plano. O foco estará sempre na história. O objetivo primário é transmitir uma boa história, uma experiência emocionante para quem assiste. A experiência deve ser interessante ao ponto da pessoa sentir vontade de divulgar isto para seus amigos e conhecidos.

Outras dicas importantes que você deve seguir para fazer seu próprio Marketing Viral:

Não faça spam. Divulgue o link no YouTube e em outros sites que hospedam vídeos. Informe a novidade para donos de sites que costumam divulgar este tipo de vídeo, principalmente Blogs. Normalmente os editores destes sites têm interesse em divulgar conteúdo interessante. Converse com eles. Permita que o vídeo seja compartilhado. Colocando no YouTube você torna ele público e facilita a divulgação. Vale lembrar que não devem criar Virais que prejudiquem ou comprometam pessoas ou coisas. Tenham respeito ao criarem.

Veja outros exemplos:
Criado pela Sony. Milhões de bolinhas coloridas. Um vídeo emocional.


Você já viu cantores de RAP assim?


Diversos efeitos especiais:


Depois do Photoshop não existe mulher feia. Propaganda da marca DOVE.


Aproveitando a ideia da Sony. Agora a ideia é vender uma bebida com sabor de frutas.


Abaixo, alguns dos passos para a elaboração do vídeo do OVNI de Araraquara:


O filme parece ter sido inspirado, como foi bem observado por Kentaro Mori, do site Ceticismo Aberto, em um vídeo de um disco voador filmado em agosto de 1997, no México, pois ambos são bem parecidos:


Neste caso, os dois vídeos apresentariam um suposto Disco Voador nas características abaixo:


O segundo vídeo da propaganda mostra uma outra situação: nele podemos ver dois discos sobrevoando o telhado de uma casa e um deles ainda arrasta um objeto(aparentemente, uma vaca! outros afirmam ser uma sonda!) para dentro da nave:

Araraquara parece ser uma cidade-alvo de virais e Lendas Urbanas, como já publiquei aqui no Caçador na matéria "O Retorno da Kombi Branca".

Mas sobre o OVNI de Araraquara, o terceiro vídeo da campanha ainda não foi ao ar, mas estamos no aguardo! É bom frizar que os produtores dos vídeos não agiram de má-fé. Apenas criaram uma campanha interessante, o que demonstra que o pessoal da agência possui duas ferramentas que são indispensáveis nesse tipo de negócio: inteligência e criatividade!

Portanto, o vídeo NÃO É REAL! Trata-se de parte de uma campanha para uma agência de publicidade!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
Caçador de Mistérios - Urso Lutador
Caçador de Mistérios - O Retorno da Kombi Branca
YOU TUBE - OVNI Araraquara Original
YOU TUBE - OVNI Araraquara 2
YOU TUBE - UFO do México
UFO do México
Mundo Smash
Marketing Viral - NeoSite
E-Farsas
Ceticismo Aberto

2 comentários:

  1. Seu blog é assaz interessante, realmente instigador...gostaria de que visitasse o meu e, também, fosse meu seguidor, já q sou uma das suas há mto tempo.
    Participe:
    http://degustaravida.blogspot.com
    Sucesso em suas descobertas e beijão

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Tida, é com grande estima e consideração que venho participar de seu blog como seguidor. Fico muito grato por estar em minha caminhada no Caçador de Mistérios e digo-lhe que gosto muito de livros também, especificamente na área de Motivação e Liderança. Um pouco de literatura, fantasia e administração. Cheguei a escrever um livro, mas ainda preciso registrá-lo. Caso queira ler alguns textos, poderei enviar a você. Mas entre as histórias que mais me motivam estão "O Pequeno Príncipe", "Onde Vivem os Monstros" e livros de Dale Carnegie.
    Irei ler suas postagens e terei a certeza de que terei leituras de altíssima qualidade.
    Beijos e Felicidades!
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative