BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tornado na Baixada Fluminense


Boa tarde, leitores do Caçador de Mistérios!
Imagens no maior site de vídeos, You Tube, mostram um tornado se movimentando na Baixada Fluminense. Será possível mesmo esta imagem acima ou é apenas mais uma farsa da internet? Se segurem, porque entra em ação o Caçador de Mistérios!

Antes que façam novos HOAX com mais uma calamidade na Baixada Fluminense, divulgo aqui, em paralelo com outros sites e programas de imprensa o que de fato aconteceu.

Por volta das 17h20 da tarde de quarta-feira (19/01/2011), eu me encontrava em casa, redigindo alguns trabalhos de Pedagogia e me preparando para sair para dar uma palestra sobre Profissionalismo. Na verdade, era para eu estar às 17h, mas devido ao tempo, achei melhor aguardar um pouco.

Como os últimos dias esquentaram muito aqui na região onde moro (São João de Meriti), é normal que qualquer pessoa tenha desejado que chovesse um pouco, menos na Região Serrana.

Pois bem, eis que o tempo começa a se fechar e percebo algo meio estranho no clima. Já havia presenciado isso antes em um bairro próximo, quando estava acompanhado de minha noiva. naquela ocasião, o céu havia ficado esverdeado e achei estranho demais. Estávamos numa praço comendo um lanche. Logo, falei para irmos depressa para casa, pois o céu estava estranho demais e se fosse uma tempestade, seria das "brabas".

Não deu nem cinco minutos, começou a chover granizo, alguns até meio grandes.

E nesta quarta-feira não foi diferente. Achei que a chuva estava fazendo muito barulho na lage. Deveriam ser pingos bem grandes. Quando olhei, lá estava o granizo denovo.

Choveu muito mesmo. Uma porta de vidro que estava na minha área foi arremessada contra a outra parede e quebrou a metade do vidro. Vários vasos de planta foram derrubados e mudados de posição. O telhado dos animais de minha vizinha foi arremessado não se sabe para onde. Uma porta da varanda de outro vizinho foi quebrada ao meio. Granizos rasgaram um plástico que eu tinha posto entre um muro e o teto da varanda.

Mais tarde depois de uns 15 minutos quando a tempestade passou, saí às ruas para me dirigir ao destino da palestra e vi um pouco dos estragos: árvores estraçalhadas, quebradas ao meio, muitos galhos grandes na pista, lixo arrastado pelo caminho, plantas retorcidas, inundação numa parte baixa de um viaduto, comércios fechados...

Muitas pessoas estavam comentando no ônibus sobre a chuva de granizo. No trajeto, ruas estavam alagadas, o que tornava impossível de alguns automóveis atravessarem em segurança. Mas até então, parecia ter sido apenas uma grande chuva...

Um dia depois, eu soube através do noticiário n ainternet e na TV que o fenômeno que ocorreu se tratava da passagem de um tornado, que atingiu mais a cidade de Nova Iguaçú. Mas como assim um tornado?

Parece mentira, mas é a pura VERDADE. Segue abaixo as informações completas sobre o fenômeno climático.

Os municípios de Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense foram atingidos pela ventania no início da noite de quarta-feira, às 18h30. O fenômeno climático assustou os moradores. Meteorologistas dizem que pode ter sido um tornado e informam que apesar deste tipo de formação ser muito incomum no país, principalmente no Rio de Janeiro, ele pode ser perigoso, mas apenas provoca estragos maiores quando toca o chão.

Abaixo, a reportagem:


Assim como aqueles vistos nos filmes americanos, o tornado assustou os moradores da Baixada Fluminense aqui do Rio de Janeiro. Algumas ruas ficaram sem luz e várias casas foram destelhadas. O vento, segundo testemunhas destruiu totalmente um muro de 800 metros de extensão, levou animais e utensílios domésticos como botijão de gás. Duas crianças disseram que se machucaram. Uma delas disse que foi levada por quase um metro e depois caiu no chão.

Em Nova Iguaçu, no bairro Lagoinha, a Defesa Civil informou que houve 42 chamados por causa de casas destelhadas e quedas de galhos e árvores. Uma família ficou desabrigada e alguns moradores feridos com a queda de casas, telhas e árvores. Dos 13 bairros atingidos, os mais afetados foram Lagoinha e Jardim Paraíso.

Abaixo, um vídeo postado pelo usuário Lallynhabb(You Tube) em Jardim Paraíso:


No Centro do Rio de Janeiro, os bombeiros também foram chamados por moradores que estavam assustados com a forte ventania. Vejam o vídeo abaixo do usuário w1TenMinutes (You Tube):


A Light informou que alguns bairros de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias ficaram sem luz durante a noite, além de ruas de Bangu e Campo Grande, na Zona Norte. Apesar da volta da energia nos bairros atingidos, algumas equipes ainda trabalham em ruas da cidade para resolver problemas pontuais. A assessoria de imprensa da companhia responsável pela distribuição de energia em Nova Iguaçu ainda informa que o fornecimento nos bairros de Guadalupe e Barros Filho, na capital fluminense, que também estavam prejudicados, estão normalizados.

Outros moradores gravaram no celular imagens do fenômeno em que mal podiam acreditar. A ventania durou vinte minutos.

Abaixo, um vídeo gravado pelo usuário VagnerFesta (You Tube):


A telespectadora Moniqui Matos da Silva, que também mandou imagens para o Jornal Hoje, contou sobre os momentos de pavor e que teve que sair de casa com a família toda.

"O vento conseguiu levar as telhas todinhas que você não vê nem vestígio delas", diz um morador.

"A gente foi parar do outro lado da rua, me arranhei um pouquinho, meu irmão também", comenta outra moradora.

Na manhã da quinta-feira (20/01/2011), os moradores tentavam consertar os estragos. Uma árvore tombou deixando a raiz exposta e destruindo parte do telhado da casa de dona Eni. Quarto, cozinha e o banheiro foram destruídos. "Eu nunca vi um vento daquele", afirma Eni.

"Estou totalmente surpreso. Quando me disseram que aconteceu um tornado, eu duvidei. Depois, vendo as imagens e ouvindo os depoimentos dos estragos e das pessoas que sofreram a ventania, então eu não teria nenhuma dúvida em afirmar que se trata de um tornado", diz Izimar Azevedo, meteorologista UFRJ.

Como se formam os Tornados
Os tornados vão do nível zero, com ventos de 110 km por hora ao nível cinco, com mais de 500 km por hora.

Tudo começa com uma nuvem de tempestade, associada a ventos fortes. O ar quente e leve, sobe. Encontra um ar mais frio. No momento em que os dois se chocam, se forma uma área de rotação por causa da diferença de temperatura e pressão entre eles.
Mas só é considerado tornado quando a ponta toca o solo e quando há destroços retorcidos. A imagem não mostra o funil tocando o chão, mesmo assim o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais acredita que tenha sido um tornado. A Defesa Civil ainda vai fazer um levantamento dos estragos causados pelo fenômeno.

Segundo meteorologistas, este fenômeno deu-se pelo aquecimento e umidade do ar e seria de baixa intensidade.

Portanto, tornado no Rio de Janeiro, VERDADE!

Mas na verdade, gostaria que não fosse. Depois dos atentados terroristas de traficantes, a morte de centenas de pessoas, as invasões dos morros, a enchente em Angra dos Reis, a calamidade pública e devastação da Região Serrana, um tornado na Baixada Fluminense... E aí, me vem a mente a pergunta que não quer calar e nem ficar entalada na garganta:

"GENTE, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O RIO DE JANEIRO?"
AINDA TENS O TÍTULO DE CIDADE MARAVILHOSA?


Sites Pesquisados e Textos Originais:
Terra
R7
G1 – Jornal Hoje
Jornal do Brasil
Jornal O Fluminense

4 comentários:

  1. Pois é Luiz ta parecendo que todas os fenômenos da natureza está se dirigindo para o Rio, mas aki na minha cidade antes de ontem uma forte chuva castigou minha cidade o mais impressionante que em certos momentos é como se a chuva se consentrasse e atigisse com violencia certos locais da cidade como uma jução de ventos contrarios, o curioso que apos isso a chuva passou rapidamente eu sai de casa subi em uma caixa d'agua alta e percebi que mesmo fenomeno ocorria em linha reta pelo resto da cidade e apos isso a chuva ia passando tambem é isso que tá me intrigando.

    Até a próxima Caçador!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog!
    Já estamos seguindo =).Caso se interesse por cultura oriental,dê uma olhada no nosso.

    ResponderExcluir
  3. Achei excelente essa postagem, ela e pequena e objetiva além de ser fácil de ser compreendida. Parabéns por esse ótimo blog, vou tentar me inspirar no seu blog para tornar o meu melhor se quiser olhar o meu blog o link esta logo a baixo:
    http://derlandreflexivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa tarde, Derland!
    Ótimo seu blog, que nos traz sempre uma palavra de lição de vida. Foi dessa forma que escrevi meu livro Portal do Amanhecer, onde com o tempo, eu mesmo fui criando muitas histórias reflexivas. Caso queira dar uma olhada num exemplar me informe seu e-mail e eu envio.

    Mas continue, pois antes mesmo de fazermos um blog para nos orgulharmos do serviço realizado, devemos colocá-lo de forma que o público se identifique cada dia mais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative