BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mortos Que Andam na Indonésia


Boa noite, estimados leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a Hora de desvendar os mistérios da internet!
Boas vindas aos novos Seguidores: Friends4ever, Carla Kuhnen, Silvia Araujo Motta e Tamyres Ribeiro! Desejo-lhes muitas felicidades e espero que a cada dia, este espaço que pertencem a vocês possa estar melhorando cada vez mais. Bem vindos à família do Caçador de Mistérios! E vamos o nosso episódio de hoje.

No dia 19 de setembro deste ano, nosso leitor Lucas Franco me enviou um e-mail que mostrava uma fotografia muito intrigante e de certo modo, assustadora. A fotografia é a que está logo acima. Ao que parece, trata-se de uma morta-viva andando! Não aparecem marcas de fotomontagem ou qualquer outro tipo de falsificação. Será que desta vez é um mistério sem solução? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Segue o e-mail original do amigo Lucas Franco:

"Encontrei essa foto na internet e queria saber um pouco dela já que está na cara que se trata de uma farsa,aqui vai a história :
Na Indonésia (especialmente em Toraja), um cadáver é acordado deixando-o que ande a pé até seu túmulo (é raro, mas ainda é realizado).

O cadáver é acordado usando magia negra. Isso é feito em Toraja porque as sepulturas/cemitérios são colocadas em montanhas calcárias (o que conserva melhor os corpos).

O corpo anda por si só, e é orientado por um especialista em magia negra que fica atrás dele. Mas existe uma proibição: o cadáver não deve ser nomeado. Uma vez que comandado o cadáver cai e não é capaz de andar novamente.

Então Caçador de Mistérios ,que negócio é esse?"


Bem, confesso que olhando a foto quebrei a cabeça mesmo, pois não havia nada de anormal na imagem, como eu disse antes. O que me veio subitamente foi maquiagens, mas haviam detalhes que creio, nenhuma maquiagem faria tão bem. Confesso também que deixei este caso arquivado, tamanha a autenticidade.

Mas, "Elementar, meu caro Lucas". Não existe nada de anormal e alarmante que cedo ou tarde não se revele...

Essa história começou a circular pela internet desde agosto de 2010 e conta que em Toraja - na Indonésia - os mortos caminham de verdade pelas ruas. O texto acima (compilado com o e-mail do leitor Lucas) vem acompanhado da foto no topo do artigo.

Mas antes de explicar este misterioso fenômeno, vamos entender do que se trata o termo Zumbi. Para ilustrar (e relembrar) disponibilizo abaixo o novo clip Michael Jackson: "Thriller" (editado), onde nos dá uma ideia do que é um zumbi.


Gostaram? Pois bem, Zumbis, de acordo com as lendas que os cercam, são vítimas da tetradoxina, um composto de: veneno de peixe, veneno de sapo, ervas e secreções de cadáver em decomposição, seguidos de palavras e encantamentos bruxescos.

Essa substância na verdade é uma toxina produzida nas gônadas (órgãos que produzem as células sexuais)e outros tecidos viscerais de alguns peixes da classe Tetraodontiformes, à qual pertencem o peixe fugu japonês ou baiacu. Esta toxina e a saxitoxina são dois venenos dos mais potentes conhecidos, sendo a dose letal mínima de cada uma delas, no camundongo, de aproximadamente 8 ug/kg. São fatais para o homem. Ocorre também na pele de salamandras aquáticas, bodião, sapo Atelopus (da Costa Rica), determinados polvos, estrela-do-mar, anjo-do-mar, porco-espinho e caranguejo xantídeo.

O primeiro sintoma de envenenamento é uma dormência/paralisação dos lábios e da língua, que aparece entre 20 minutos a 3 horas depois da ingestão do baiacu. O sintoma seguinte é o aumento de parestesia de face e extremidades, que pode ser acompanhada de sensação de leveza ou flutuação. Dor de cabeça, rubor facial, dor epigástrica, náusea, diarreia e ou vômito podem ocorrer. Dificuldade para andar pode ocorrer nessa fase que evolui para o aumento da paralisia, com dispnéia (dificuldade de respirar). A fala é afetada e a pessoa envenenada apresenta comumente cianose (cor arroxeada) e hipotensão, com convulsões, contração muscular, pupilas dilatadas, bradicardia (batimentos lentos do coração) e insuficiência respiratória. O paciente, embora totalmente paralisado, permanece consciente e lúcido até o período próximo da morte. O óbito ocorre dentro de 4 a 6 horas, podendo variar de cerca de 20 minutos a 8 horas. Depois dessa, acho que nem zumbis conseguem se levantar.

Zumbi (do termo kongo nzambi, significando fantasma)na cultura haitiana era o indivíduo a quem foi administrada uma droga que induz a um estado próximo ao da morte, e que um feiticeiro vodu exuma para colocá-lo a seu serviço.

Laënnec Hurbon

O processo de zumbificação equivale a uma condenação: segundo a lenda, existia no Haiti o costume de desenterrar as pessoas para transformá-las em zumbis que se tornam escravos de quem os zumbifica. O zumbi, segundo Laënnec Hurbon (Doutor em Teologia e Sociologia - um dos mais brilhantes intelectuais do Haiti), é um indivíduo mantido em estado letárgico. Após sua morte, é retirado do cemitério, passando a trabalhar como um escravo para seu proprietário nos campos de cana ou em outros trabalhos. Alguns relatos dão conta de que às vezes pode ocorrer que saiam do estado cataléptico e de total submissão a seus
amos, que voltem ao lugar onde estão suas tumbas, que escavem e regressem
definitivamente ao reino dos mortos.

Nas lendas podia-se acreditar que os zumbis eram almas penadas, ou seja, aqueles que voltam da morte, ou que sejam apenas doentes mentais que o imaginário popular, em uma sociedade de cultura predominantemente oral, toma por zumbis.

Mas e sobre o zumbi da foto?

Das várias versões que acompanham a fotografia, o que se diz basicamente é que, por meio de magia negra, os corpos viram zumbis e saem de suas tumbas, andando - como quem não quer nada!
Mais um detalhe: ninguém pode chamar o defunto pelo nome sob o risco de o morto cair no chão e não se levantar mais!

O que há de verdade nessa história?

Não há nenhuma indicação de que a imagem tenha sido alterada! O que não significa, necessariamente, que ela seja real! Pode-se mentir em uma fotografia sem o recurso da manipulação digital.

O blog Extraordinary Intelligence levanta a hipótese de que a mulher que aparece na foto pode, na verdade, estar viva e sofrendo de alguma doença - como a lepra (hanseníase). Os argumentos: Como os caixões são muito estreitos, seria impossível as mãos da morta estarem cruzadas daquela forma. A cabeça caída para frente demonstra também que o corpo teria ficado repousado em algum travesseiro muito alto, diferente do caixão mostrado à direita na foto!

A cerimônia
Tana Toraja é o nome de uma região que fica na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Há muitos e muitos anos seus moradores acreditam que, quando alguém da família morre, esse ente é levado para o céu e lá é julgado. A crença local também prega que o morto só se dá bem em seu julgamento lá no céu se ele tiver sido bem sucedido em vida!

O "sucesso" do falecido é medido pela quantidade de espíritos de animais que o levam até o céu. Por isso, nos meses de julho e outubro, acontecem as cerimônias fúnebres, onde são sacrificados muitos animais em nome de cada um dos mortos.

Segundo o jornal Singapore News Online, as famílias só poderão participar dos funerais em Tojara quando já possuírem dinheiro suficiente para toda a cerimônia. Só para se ter uma ideia, animais que serão sacrificados, como búfalos, chegam a custar mais de 3 mil dólares!

A Chefe de cozinha, Barbara Kerr - em visita à Toraja - conta em seu blog:

"Na cidade de Rantepao, a maior de toda a região, existe um grande mercado de animais para serem vendidos com esta finalidade. Lá, porcos ficam amarrados por dias, em macas de bambu, com cordas super apertadas por todo o seu corpo, e já prontos para serem levados para o abate. Grunhem sem parar, e o som emitido por eles mais parece ao de um campo de tortura. É bem triste de se ver, pois se estes mesmos porcos não têm escapatória, que ao menos pudessem passar seus últimos dias de vida com um pouco menos de dor e de sofrimento. Entretanto, para os moradores locais, tão habituados com tudo isso, eles não passam de mais um pouco de proteína."

De acordo com o relato de Barbara Kerr, o funeral pode durar apenas algumas horas ou se estender por vários dias, regado a danças, comilança e o abate de muitos animais.

Cerimônia do funeral
O site Today 24 News, também conta que a cerimônia fúnebre em Tojara é, sem dúvida, o evento mais caro e complicado da região. A maioria das famílias (quase sempre é pega de surpresa com a morte do ente) pode a demorar até 5 anos para juntar o dinheiro necessário para o ritual e, enquanto isso, os defuntos ficam guardados, esperando...
Os corpos são envolvidos em várias camadas de pano e guardados dentro das Tongkonan, que são residências provisórias criadas para esse fim.

Métodos de sepultamento:
O site Toraja Cyber News explica que há 3 métodos de sepultamento: No primeiro - que é o mais simples e barato -, o caixão pode ser colocado em uma caverna. No segundo método, é esculpido um túmulo de pedra e o terceiro método consiste em pendurar o morto em um penhasco. É interessante ressaltar que o falecido leva consigo tudo o que, segundo a crença, ele irá precisar em sua outra vida. Se a pessoa que morreu é de família rica, será enterrado em um túmulo de pedra esculpida ou será pendurado um penhasco rochoso. A construção do túmulo também é demorada e, por isso também, o defunto só é transferido para a sua morada muito tempo depois (às vezes, demora-se anos!).

E o morto anda mesmo?

A resposta é: Não! Não anda!

Há muito tempo atrás, quando o acesso às aldeias de Toraja eram escassos e os povos locais tinham pouco (ou nenhum) contato com o resto do mundo, havia a lenda de que o morto levantava do seu túmulo provisório e saia andando para sua morada definitiva. No entanto, isso nunca foi documentado. No caso da fotografia que está circulando pela internet, o seu autor, diante de um episódio tão peculiar, poderia ter tirado outras fotos ou, quem sabe, até filmar o acontecido. Podemos ver que havia um celular apontando para o "fenômeno", no canto esquerdo:

Também, segundo a lenda, o morto não deve ser tocado, chamado pelo nome ou encarado diretamente. Na imagem, pode-se ver que a senhora estava sendo amparada pelo braço.

Corpo sendo amparado pelo familiares

Ainda, de acordo com o Toraja Cyber News, essa prática da "caminhada com os mortos" caiu de moda há anos. Hoje em dia, os corpos são levados de carro.

Portanto, não se preocupem, leitores! A história é FALSA! A cerimônia com os mortos existe, mas não há nada de zumbis e defuntos que andam sozinhos.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
CVE- Saúde
Cemitério SP
Desmorto
Revista Brasil de Literatura
Irmandade D'Ilú Sabbath - Vodu Primitivo
Toraja Cyber News
E-Farsas
Wikipedia - Tongkonan
Today 24 News
Basilico
Extraordinary Intelligence
Singapore News Online

10 comentários:

  1. Nossa muito bom!Mas é assustador o estado dessas pessoas Meu Deus!

    ResponderExcluir
  2. logo agora que eu estava acreditando meu amigo luiz
    parabens pelo seu site sempre que possivel eu venho ver suas peripécias pela internet

    ResponderExcluir
  3. Ao último Anônimo:
    Muito obrigado pela comentário, amigo! Venha sempre que puder, que a cada postagem procurarei expor o que há de mais simples que as pessoas se alarmam tanto. Boas festas!

    ResponderExcluir
  4. HISTORIA CINISTRA MUITO BOM PARABENS PELO SITE ESTA MUITO BOM

    ResponderExcluir
  5. o celular do canto esquerdo da foto foi manipulado. notem que o dedo indicador do homem que está segurando o celular está atrás do braço do homem que está segurando o braço da suposta morta.

    ResponderExcluir
  6. aindabem que nao existem zumbis pois eu tinha trauma ate de olhar para semiterios de medo dele

    ResponderExcluir
  7. Muito rodeio nas suas explicações. Seja mais sucinto que conseguirá mais leitores.

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que seja falsa. Por que está escrito que o Diabo tem poder de fazer cair fogo do ceu, quanto mais fazer morto andar.
    O casa de não poder chamar o morto pelo nome e por que o cerebro vai tentar retomar as memorias mais falta a vida e faltando a vida o corpo cai e não mais levanta.
    Eu creio que seja verdadeira está história, assim como muitas outras virão e eganarão multidões que pensarão que "esssas" serão sinais de Deus.

    ResponderExcluir
  9. mais voce nao explico nada sobre a foto como um cadaver fica de pé como na foto??? acho q vc deveria ter pesquisado ou dado alguma prova pra poder fala q é falso.

    ResponderExcluir
  10. E na outra foto o homem segura realmente um corpo morto, mas não foi dito que não se pode tocar os cadáveres? Não explicou nada.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative