BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os Mistérios da Pareidolia


Olá, internautas, amigos e visitantes! Primeiramente venho pedir desculpas por a ausência de postagens por muito tempo. Não ache que este blog foi apenas fogo de palha! Enquanto eu não postava, estava pesquisando e montando novos posts para exclarecer aqui, onde suas dúvidas terminam. Tudo planejado para que o tema deste blog não saia de seu rumo. Se perceber, coloquei na barra lateral alguns mistérios populares, mas tentei colocar de uma maneira que não fuja do assunto e entre em outros mais vastos ainda que são a "superstição", as "lendas urbanas", etc. Mas pois é, estou voltando com casos novos e curiosos. Para seu deleite, vamos resolver os misteriosos casos da Pareidolia!
Observando a foto acima, você já deve estar sacando o que significa este nome diferente. Sobre a pareidolia, eu já havia falado um pouco numa postagem anterior, onde coloquei a figura de um relógio que a mente humana interpreta como se ele estivesse "triste". Mas se você não leu, explicarei bem rápido: Pareidolia é um fenômeno mental onde nós conseguimos interpretar imagens misturadas, figuras sobrepostas, formas desconhecidas em algo que nós conhecemos. Exemplo: A maioria das pessoas já puderam ver desenhos nas nuvens. Mas na verdade, as nuvens apenas estão na direção de outras, formando desenhos. Observe a foto abaixo:



O problema é que em muitos e diversos casos a pareidolia mexe tanto com a mente do povo que começa a entrar no campo da religião. Como você sabe, sou catequista e digo que respeitamos a fé do povo, mas a fé também deve vir acompanhada com o bom senso. Em todos os momentos de milagres, foi feito para passar uma mensagem a todos os presentes, para a humanidade. Tinham um sentido, uma mensagem para todos. Nunca para um só ou sem fundamento ou sentido. E milagres são raros e testados pela Igreja e pela Ciência, onde são constatados que nenhuma ação física, química, biológica, natural ou artificial pudesse realizar tal feito. A pareidolia é a resposta de muitos casos ditos "sobrenaturais". De fato existe milagre destas naturezas e até maiores, porém a maioria não passa de pareidolia. E o fenômeno se estende também àquelas músicas que tocada ao contrário tem mensagens satânicas, àquelas fotos com um fantasma, etc. Para os que não viram a postagem chamada "O Rosto de Marte", recoloco a figura do relógio aqui:



Ele está triste, não? Coitadinho... O que será que houve?
Relógio triste? Isso é um objeto inanimado...Como pode estar triste ou alegre? O problema é a tal pareidolia, que faz você associar os formatos com expressões humanas.
Agora que você sabe o que é, vamos tocar o assunto para o nosso lado e associar a pareidolia ao sobrenatural.
Esta imagem é sobre a história da mulher que vendeu uma torrada mofada por 28.000 dólares. Ela inventou uma história fantasiosa e vendeu para um cassino a torrada da Virgem Maria:



Depois dessa esperta, apareceram vários casos de pareidolia envolvendo torradas ou outros alimentos. Essa foto abaixo foi de um pedaço de peixe empanado que um canadense guardava congelado. Divulgou logo depois de saber da venda da torrada e quis lucrar também. Vejam! É Jesus!



O negócio da pareidolia ficou tão lucrativo que um cara resolveu fazer torradas santas em série e ganhou uma graninha boa.



Num café em Nashville, EUA, um cliente achou que esse pão doce lembrava a Madre Tereza de Calcutá. Mostrou aos donos do estabelecimento que colocaram num pote e deixaram em exposição. Acabou sendo roubado.



Essa não serve muito para a gente, mas esse carneiro abaixo nasceu com uma mancha que lembra o nome de Deus em árabe. Criou comoção no local ainda mais por que seu nascimento foi no dia da morte do líder espiritual do Hamas.



Em Chicago, EUA, uma mulher jura que essa mancha na tartaruga do neto é a imagem da Virgem Maria (de novo ela!).

Já essa outra tartaruga preferiu o inimigo. E tem uma história interesante. Ela foi a única sobrevivente de um incêndio de um Pet Shop em Frankfort e seu nome é Lucky. A dona acredita que a imagem no casco lembra o rosto do demônio e, segundo ela, não era visível antes do incêndio.



E esse jacaré? Dizem que Deus (God) está sempre do seu lado!



Para mim, essa foto abaixo é o caso de pareidolia mais perfeito que existe. A primeira vista não tem quem não veja a figura do rosto de Jesus Cristo. Mas olhem com cuidado. O que seria a testa de Jesus é um chapéu de um garotinho. Os olhos são sua cabeça. O nariz é a manga da camisa. O bigode é o braço do garoto. Os cabelos, uma moita. Conseguiram ver? Perfeito, não?



Se estiver meio difícil de visualizar o menino de chapéu, encontrei uma foto colorida artificialmente desta mesma imagem. Confira melhor abaixo e compare com a foto em preto e branco:



Ah! Aqui os casos são inúmeros! Um interessante é a conhecida música "Noite de Prazer" do grupo musical Brylho, apesar de não ter a ver com o sobrenatural, me diverte até hoje. Numa parte dela temos: "Na madrugada, vitrola rolando um blues, tocando B.B. King sem parar...". Mas 99% da população, apesar de ouvir isso, entendia: "Na madrugada, vitrola rolando um blues trocando de biquini sem parar...". Eu me encaixo nesses. O fato é que B.B. King, apesar de famoso na área, não era muito conhecido do povão... Então nosso cérebro tentava criar a frase mais coerente para o que ouvíamos. E na música de Djavan "Oceano"? Na letra temos: "Amar é um deserto e seus temores...", mas quase todo mundo cantava: "Amarelo deserto e seus temores...".

Já a pareidolia nas músicas tocadas ao contrário tem um nome específico, "Backmasking". Aqui no Brasil temos vários casos clássicos, a maioria enolvendo as músicas de Xuxa.
Uma pareidolia bem conhecida é a que aconteceu nas Torres Gêmeas na hora do atentado terrorista. A quem diga ver a face de um demônio nas fumaças e fogos:



E abaixo mais fotos conhecidas:







Concluindo, a pareidolia é uma coisa interessante, amigos. Ela inclusive é usada por psicólogos em seus exames. Sabem aquelas manchas que eles mostram aos pacientes e pergutam: O que você vê aqui? Eles chamam de Teste Rorschach.
Pois é...A pareidolia em uso pela cura mental.
Espero que tenham gostado. A fé é importante... Mas ela deve ser procurada nos lugares certos e não em coisas sujas e mofadas sem sentido. Eu, o Caçador de Mistérios alerto novamente: não acredite de cara em tudo o que vir.
Nessas andanças em procura de pareidolias santas, encontrei uma foto de um cachorro e espero que os cristãos que aqui visitam não cometam um pecado ao vê-la:



Até a próxima!

Um comentário:

  1. Cara foi muito bom, sempre acreditei que devia ter uma explicação para as coisas que via e vejo nos objetos, paredes, pedras etc. por aí. Bem esclarecedor.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative