Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet! Entra no ar o Caçador de Mistérios!
Boa noite, amigos, Leitores e Seguidores do portal de mistérios da internet.
E a nossa matéria de hoje começa com um feito inacreditável no esporte: o jogador de baseball, Evan Longoria, salva repórter de tomar uma bolada mortal na cara com um incrível reflexo!
Será verdade mesmo ou só mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Na segunda quinzena de maio de 2011, o vídeo que mostra a ação heróica e rápida de Longoria deu o que falar na web. No Youtube, o filme alcançou mais de 4 milhões de visualizações em menos de 15 dias!
Dando uma entrevista a um programa de TV, de costas para o rebatedor, Evan nota (sabe-se lá como) que uma bola está vindo em sua direção e que ela (a bola) atingiria em cheio a repórter.
Num ato incrivelmente rápido, Longoria pega a bola em pleno ar, salvando a integridade física da moça!
Assista ao vídeo abaixo:
E então, caros Caçadores de Mistérios? Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?
Muita gente achou que o vídeo era falso! E... estavam certos! O vídeo é falso!
Em primeiro lugar, ninguém conhece a tal repórter. A qual emissora ela pertence?
Não há nenhum logo ou marca que determine para qual emissora a entrevistadora esteja trabalhando.
Não foi encontrado nenhum outro trecho da entrevista. Apenas essa.
Os comentários nos vários fóruns e blogs estavam divididos sobre o fato da bola ter feito uma curva estranha como aquela. A verdade é que o trajeto percorrido pela bola é perfeitamente possível.
A bola pode ou não ter sido colocada lá digitalmente. Particularmente, acredito que a bola não estava lá na hora da gravação e só foi adicionada depois, na edição, e com ajuda de computação gráfica.
Em entrevista aqui e aqui, Evan Longoria – que é jogador do Tampa Bay Rays –disse que não houve montagem no filme. Segundo ele, "apenas aconteceu"!
Na verdade, o vídeo é um comercial para a Gillette. Evan Longoria é patrocinado pela empresa!
Note que a marca da empresa aparece o tempo todo, ao fundo, durante a entrevista. Só percebemos depois de prestarmos bastante atenção. Esse tipo de propaganda é chamada de Marketing Viral, onde muitos leitores do Caçador já conhecem desde artigos anteriores. Geralmente, é um vídeo com alguma coisa que chama tanta a atenção e é repassado a muitas pessoas em pouquíssimo tempo. Como se fosse um tipo de vírus.
Muitas vezes, a marca quase não aparece, mas se prestarmos muita atenção podemos notá-la!
Ao recomendar um vídeo desse tipo para alguém, na verdade, está se fazendo uma propaganda para a empresa. No caso da Gillette, ela ganhou 4 milhões de espectadores assim, quase de graça!
O negócio foi filmado no campo McKechnie em Bradenton – sede de um time chamado Pirates e, segundo Longoria, apenas alguns minutos foram necessários para gravar o comercial.
Os funcionários que estavam em serviço no momento das gravações nem sabiam o que estava rolando. Trevor Gooby, diretor de operações do Pirates na Flórida, disse que tem certeza de que os cartazes com o logotipo da Gillette não estavam lá e, com certeza, foram adicionados posteriormente.
Portanto, vídeo falso! Trata-se de um comercial da Gillette.
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Bom dia, Leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os Mistérios da Internet!
No nosso tema de hoje, veremos a repugnante história sobre um grande acontecimento realizado pelo Hamas: o casamento 450 casais. Até aí tudo bem, mas por que repugnante? Trata-se das noivas: a maioria possuía menos de 10 anos de idade e algumas até com 4 anos! Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Vamos ler a mensagem original, sem modificações ortográficas, para que seu conteúdo seja mantido para fins de análise:
"Sent: Tuesday, September 22, 2009 2:39 PM Subject: Os Hamas - Pedofilia
A HISTÓRIA OCULTA DO MUNDO: A PEDOFILIA DO HAMAS A Pedofilia do Hamas
Um evento de gala ocorreu em Gaza. O Hamas foi o patrocinador de um casamento em massa para 450 casais. A maioria dos noivos estava na casa dos 25 aos 30 anos; a maioria das noivas tinham menos de dez anos.
O mundo desconhece uma das histórias mais nojentas de abuso infantil, torturas e sodomização do mundo vinda do fundo dos esgotos de Gaza: os casamentos pedófilos do Hamas que envolvem até crianças de 4 anos. Tudo com a devida autorização da lei do islamismo radical.
A denúncia é do Phd Paul L. Williams e está publicada no blog thelastcrusade.org e é traduzida com exclusividade no Brasil pelo De Olho Na Mídia (ninguém mais na imprensa nacional pareceu se interessar pelo assunto).
Um evento de gala ocorreu em Gaza. O Hamas foi o patrocinador de um casamento em massa para 450 casais. A maioria dos noivos estava na casa dos 25 aos 30 anos; a maioria das noivas tinham menos de dez anos.
Grandes dignatários muçulmanos, incluindo Mahmud Zahar, um líder do Hamas foram pessoalmente cumprimentar os casais que fizeram parte desta cerimônia tão cuidadosamente planejada.
"Nós estamos felizes em dizer a América que vocês não podem nos negar alegria e felicidade", Zahar falou aos noivos, todos eles vestidos em ternos pretos idênticos e pertencentes ao vizinho campo de refugiados de Jabalia.
Cada noivo recebeu 500 dólares de presente do Hamas
As garotas na pré-puberdade, que estavam vestidas de branco e adornadas com maquiagem excessiva, receberam bouquets de noiva.
"Nós estamos oferecendo este casamento como um presente para o nosso povo que segue firme diante do cerco e da guerra", discursou o homem forte do Hamas no local, Ibrahim Salaf.
As fotos do casamento relatam o resto desta história sórdida: O Centro Internacional Para Pesquisas Sobre Mulheres estima agora que existam 51 milhões de noivas infantis vivendo no planeta Terra e quase todas em países muçulmanos.
Quase 30% destas pequenas noivas apanham regularmente e são molestadas por seus maridos no Egito; mais de 26% sofrem abuso similar na Jordânia. Todo ano, três milhões de garotas muçulmanas são submetidas a mutilações genitais, de acordo com a UNICEF. A prática ainda não foi proibida em muitos lugares da América.
A prática da pedofilia teria base e apoio do islã, pelo menos a sua leitura mais extrema e radical. O livro Sahih Bukhari (além do Corão, outra das fontes de grupos como o Hamas) em seu quinto capítulo traz que Aisha, uma das esposas de Maomé teria seis anos quando se casou com ele e as primeiras relações íntimas aos nove. O período de espera não teria sido por conta da pouca idade da menina, mas de uma doença que ela tinha na época. Em compensação, Maomé teria sido generoso com a menina: permitiu que ela levasse todos os seus brinquedos e bonecas para sua tenda.
Mais ainda: talvez o mais conhecido de todos os clérigos muçulmanos deste século, o Aiatóla Komeini, defendeu em discursos horripilantes a prática da pedofilia: Um homem pode obter prazer sexual de uma criança tão jovem quanto um bebê. Entretanto, ele não pode penetrar; sodomizar a criança não tem problema. Se um homem penetrar e machucar a criança, então ele será responsável pelo seu sustento o resto da vida. A garota entretanto, não fica sendo contada entre suas quatro esposas permanentes. O homem não poderá também se casar com a irmã da garota... É melhor para uma garota casar neste período, quando ela vai começar a menstruar, para que isso ocorra na casa do seu marido e não na casa do seu pai. Todo pai que casar sua filha tão jovem terá assegurado um lugar permanente no céu.
Esta é a história que a mídia não conta, que o mundo se cala e não quer ver, ou que não querem que você saiba. Mas agora você está ciente, não tem mais jeito! Vai ficar calado? Cobre os veículos de mídia, aja! Se você não fizer nada, ninguém poderá salvar estas vítimas inocentes do inferno do Hamas e similares.
Publicado por De Olho na Mídia com o título A História Oculta do Mundo: a pedofilia do Hamas."
Para quem conhece sobre a histórias e cultura dos grupos islâmicos, pode achar esta história um tanto estranha, não é mesmo?
A denúncia publicada neste e-mail nos fala que ocorrem casamentos dos membros do Hamas (em árabe: حماس, transl. Hamās, acrônimo de حركة المقاومة الاسلامية Harakat al-Muqāwamat al-Islāmiyyah, cujo significado é "Movimento de Resistência Islâmica") com crianças com idades de até 4 anos. E segundo o texto, isso tudo com a autorização do islamismo fundamentalista, grupo político com ramificações paramilitares.
Tratando-se de grupo paramilitar, que luta contra exércitos poderosos, certamente atrocidades comuns em guerras podem ser encontradas nos dois lados combatentes e que pouco dignificam a raça humana.
Quando começou esta história?
O caso é que desde agosto de 2009, estas imagens de crianças percorrem a Internet com a finalidade de associar muçulmanos de uma maneira geral e a organização Hamas em particular à prática de pedofilia.
O título da mensagem distribuída, assim como o texto original a que ela faz referência, possuem o viés político, uma vez que associam traço cultural do mundo islâmico a uma organização política, o HAMAS. A sua divulgação faz parte de esforço de grupos contrários ao Hamas no sentido de tornar o Hamas mal-visto pela comunidade internacional.
O traço cultural não é a suposta pedofilia citada na mensagem, mas a presença de meninas da família dos nubentes nos festejos, coisa comum nos casamentos católicos realizados no Brasil.
Sobre a definição do termo "Hamas", caiu como uma luva criar essa lenda de pedofilia, que é um longo e obtuso caminho.
O texto original da mensagem em português, hoje não mais disponível, encontrava-se em página de F. Pesaro, vereador da cidade de São Paulo e foi inicialmente publicado no site thelastcrusade.org cujo nome é bastante significativo: A Última Cruzada.
Como todos sabem, as Cruzadas foram um capítulo sangrento da história, tão trágico que até mesmo o papa João Paulo II pediu desculpas aos gregos ortodoxos pelas "crueldades que os seus fiéis infligiram aos ortodoxos durante a Quarta Cruzada" (v. paroquias.org).
O site thelastcrusade.org e o vereador paulista parecem pretender uma nova cruzada contra os árabes.
Mas essa história de pedofilia é uma grande e sórdida mentira. A finalidade é óbvia e dispensa comentários.
Na verdade, as meninas não são as noivas. Elas, as meninas, participam da festa da mesma forma que meninos e meninas brasileiros levam as alianças até o altar nos casamentos realizados nas igrejas católicas.
Os noivos mostrados nas fotos levam as meninas pelas mãos, o que não significa que elas passarão a noite e o resto da vida com eles. Trata-se de costume local em que garotas da família do noivo ou da noiva conduzem o noivo, ou por ele são conduzidas, até o local da cerimônia.
Segundo o Hamas, houve, de fato, em agosto de 2009 o casamento "em massa" de cerca de 450 casais palestinos. A noiva mais jovem tinha 16 anos e a maioria delas tinha mais de 18 anos de idade.
Garotas com dezesseis anos apenas?
Isso mesmo. Aqui no Brasil também é assim. Essa é a idade mínima permitida, para casamento, pelo Código Civil Brasileiro.
A ONU dispõe de quadro em que apresenta a idade mínima para casamento nos países a ela filiados. Segundo o quadro Legal Age for Marriage (Idade Legal para Casamento) a idade mínima consentida varia de 13 a 21 anos. Em alguns estados dos EUA, por exemplo, uma garota de 13 anos pode casar.
Vamos analisar alguns trechos da "denúncia":
"A denúncia é do Phd Paul L. Williams e está publicada no blog thelastcrusade.org e é traduzida com exclusividade no Brasil pelo De Olho Na Mídia"
O Phd, Philosopher Doctor Paul L. Williams é um islamófobo notório. Ele está sendo processado pela McMaster University por haver divulgado o boato de que terroristas islâmicos teriam roubado 90 kg de material radioativo dessa universidade, no Canadá.
A universidade nega que tenha havido o roubo e a editora WND Books/ Cumberland House Publishing, que publicou o livro no qual Mr. Williams afirma a ocorrência do roubo, diz que essa história não tem fundamento. (Those statements were without basis in fact. (V. McMaster's atomic PR fight.)
Segundo a mensagem: "ninguém mais na imprensa nacional pareceu se interessar pelo assunto [além do saite De Olho na Mídia]".
Esta é uma das poucas verdades contidas no texto.
Diz mais:
"Grandes dignatários muçulmanos, incluindo Mahmud Zahar, um líder do Hamas foram pessoalmente cumprimentar os casais."
É natural que dignatários participem de cerimônias desse tipo, até porque significa incentivo ao casamento e à formação de novas famílias. O casamento em massa não deixa de ser um ato político, pois assegura a formação de novas famílias e assegura o crescimento populacional indispensável à ocupação do seu território. Continuando:
"Cada noivo recebeu 500 dólares de presente do Hamas."
Não é verdade. Segundo The Palestine Telegraph, cada noivo recebeu o equivalente a U$ 2.800. As famílias dos noivos são pobres e o Hamas decidiu, além de patrocinar a cerimônia, doar algum dinheiro para as novas famílias. Já segundo o New York Times, os casais mais pobres receberam o equivalente a dois mil dólares enquanto outros casais receberam apenas o equivalente a duzentos dólares.
Alguém pode perguntar: noivos e noivas pobres? e esse carro de luxo que conduz uma das meninas? Boa pergunta, mas já vi casamento de pobre aqui no Brasil em que a noiva chega em carro cedido por algum conhecido, coisa muito comum para não fazer feio numa cerimônia deste âmbito.
The Palestine Telegraph acrescenta que as noivas são viúvas de ativistas mortos durante os ataques de Israel ocorridos no final de 2008 e início de 2009. Muitos dos noivos são irmãos desses ativistas e noivos e noivas têm menos de vinte e cinco anos de idade. A primeira das fotos (imagem acima) foi escolhida a dedo, como se diz. Selecionada de modo a provocar o maior impacto possível.
O rostinho das crianças revela algum tipo de insatisfação, seja por conta do cansaço, por conta da insistência do fotógrafo, sede, sono ou outra coisa qualquer. Mas a primeira interpretação que vem à mente de pessoa mais influenciável é que a carinha triste indica o também triste destino que estaria a esperá-las.
Este arquivo em formato .pps, com teor semelhante e algumas fotos a mais, circula desde fevereiro de 2011.
Veja os vídeos sobre o casamento abaixo. As mesmas imagens servem para diferentes discursos:
Embora fosse uma farsa, este e-mail estava sendo propagado, há alguns anos, aqui no Brasil, inclusive, por jornais que afirmam praticar o bom jornalismo.
Um desses matutinos é o jornal A Crítica, do Amazonas, que resolveu publicar, no dia 24 de abril de 2011, na página A14, do caderno Mundo, a "denúncia" falsa.
A matéria de Paul L. Williams começou a circular em agosto de 2009, porém, só agora, em abril de 2011, com mais de um ano e meio de atraso, o jornal A Crítica resolveu publicar essa matéria caluniosa como se o episódio tivesse acontecido recentemente.
Jornais do Brasil como O Globo e o Estadão falaram sobre o casamento coletivo, mas em nenhum momento eles citam que o casamento foi com crianças. Ao contrário, eles lembraram que o casamento foi para ajudar casais pobres e mulheres viúvas o que é extremamente louvável. Porém, os sionistas inverteram e conseguiram incultar na cabeça de uns que o casamento era com crianças.
Lembro a todos os Leitores e Seguidores do Caçador: É preciso tomar cuidado com a publicação desse tipo de material. É preciso investigar primeiro antes de publicar uma ofensa dessas. E você, leitor, sabe investigar e descobrir se o e-mail que chegou até sua caixa de entrada é um hoax ou não. E na melhor da hipóteses, exclui sem ao menos ler, para evitar vírus.
Incrivelmente, esta notícia chegou até minha pessoa por intermédio de um colega de trabalho, como se fosse real. Fiquei estagnado, pois nunca tinha ouvido falar sobre tal acusação contra o islã. Por isso resolvi pesquisar e deu no que já havia imaginado. Mas ainda assim, com este artigo, poderá haver pessoas que irão acreditar neste e-mail e vão agir com demasiada repressão, o que considero um ato hipócrita, tendo em vista a situação das crianças e adolescentes brasileiras expostas a "músicas" pornográficas e pedófilas em público, sendo assistidas por seus pais como se fosse a coisa mais normal do mundo. O resultado: pequenos monstros sendo criados em casa e crianças sendo mães de crianças.
Conclusão: ser contra ou a favor do Hamas é uma coisa. Outra coisa é a existência do "casamento pedófilo", que na verdade foi pura mentira, um boato da internet.
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Boa noite, Leitores do Caçador de Mistérios, chegou a hora de desvendar os Mistérios da Internet!
Recentemente, anda correndo a notícia de um menino croata e seu questionável poder de atrair objetos com o corpo, que faz com que ele ganhe fama no mundo todo.
Será mais um mutante real em nosso mundo ou só mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Na segunda semana de maio de 2011, o jovem croata Ivan Stoiljkovic, de apenas 6 anos de idade, ficou famoso ao afirmar que possui estranhos poderes. Além de atrair objetos no seu corpo, ele diz possui os dons da auto-regeneração e da cura. Igualzinho aos personagens da série X-Men!
Ivan Stoiljkovic se transformou em celebridade na cidade de Koprivnica, na Croácia, onde mora. Seus parentes contam que o menino magnético precisa se concentrar muito para conseguir produzir o efeito e, assim, consegue colar moedas, colheres, celulares e até frigideiras em seu corpo nu. De acordo com a família, Ivan consegue grudar até 25 quilos em seu tórax!
Snezana Stoiljkovic, mãe do menino, conta que: "Há uns meses atrás, a avó de Ivan viu na TV um menino que estava fazendo coisas desse tipo. E então ele (o Ivan) tirou a camiseta e perguntou se poderia fazer isso também. A vovó colocou então coisas sobre ele e elas ficaram grudadas!".
Veja no vídeo abaixo uma matéria sobre o garoto:
Ivan também teria outros poderes. A família do menino afirma que seus ferimentos curam rapidamente, sem deixar cicatrizes. Além disso, o jovem croata teria também o poder de curar outras pessoas. As dores de estômago de seu avô são minimizadas quando Ivan coloca as mãos sobre a barriga do velho. Os familiares juram de pé junto que o imã humano também teria acabado de vez com a dor na perna de um vizinho que havia sofrido um acidente de trator.
Será que isso é real?
A notícia que você leu acima é um resumo do que saiu em vários jornais no mundo. Ou seja, a notícia é real. O garoto existe mesmo!
E os poderes, são reais?
Para responder a isso, vamos dividir poder por poder. A família do garoto diz que ele possui os seguintes poderes:
a) Regeneração acelerada;
b) Cura de doenças;
c) Magnetismo;
Os dois primeiros poderes da lista estarão fora do escopo da pesquisa do Caçador de Mistérios nesse momento. Nos vídeos não há nenhuma prova de que ele tenha sarado rapidamente ou que tenha realmente curado alguém.
Podemos ver apenas o menino colocando a mão em uma perna, porém não dá para saber (pelo vídeo) se o "paciente" foi curado ou não. Tampouco dá para saber e a perna estava realmente "doente".
Ninguém feriu o jovem croata só para ver se ele sararia rápido mesmo! (Seria maldade isso, né? Eu sei!)
Com o poder "a" e "b" descartados, vamos ao terceiro e mais curioso poder de Ivan Stoiljkovic, o magnetismo corporal.
Para que serve um poder desse tipo? Curar dores, tudo bem... É útil. Agora, cá para nós, atrair objetos com o corpo é um poder sem muita serventia, não é?
Ivan também não pode ser chamado de imã, pois ele não só atrai metais, como também celulares e até vidro!
Note também que o garoto só faz as suas demonstrações sem camiseta, ou seja, os objetos (todos com superfície lisa!) ficam grudados diretamente na sua pele. Mais precisamente, no óleo da sua pele.
Ivan não é o único que consegue fazer esse truque. No Youtube podemos encontrar várias pessoas que conseguem repetir o mesmo efeito. Há, inclusive, outro garoto – até meio parecido com Ivan, o sérvio Ivkovic Bogdan, de 7 anos de idade.
Bogdan, assim como Ivan, também teria o poder de atrair objetos para o seu corpo. O poder também só funciona se ele estiver sem camiseta! Veja no vídeo abaixo:
O caso curioso e intrigante é que as chamadas pessoas magnéticas têm algumas características em comum. Geralmente têm pouco pelo no corpo. Isto é importante porque alguns fios de cabelo que fiquem entre a pele podem reduzir o atrito com o objeto.
Note também que tanto Bogdan quanto Ivan são gordinhos e suas barriguinhas ajudam a descansar parte do peso dos objetos no peito dos meninos. De acordo com Benjamin Radford, editor da revista Skeptical Inquirer, "Na maioria dos vídeos, as pessoas estão sempre se inclinando ligeiramente para trás e nunca para frente." Radford também explica que "se pendurassem uma bússola no pescoço dos garotos, a agulha teria que apontar em direção a eles. Em vez disso, ela continua apontando para o norte que é o pólo magnético da Terra".
Sadie Crabtree do James Randi Education Foundation (JREF), uma organização que financia a investigação científica das alegações de acontecimentos paranormais, disse que o efeito é muito simples. "A pele é naturalmente um pouco pegajosa, e alguns tipos de pele são provavelmente mais oleosas do que outros".
James Randi, o cético famoso que fundou a JREF, demonstrou que os poderes "magnéticos" das pessoas somem quando elas são polvilhados com talco.
Alguns dias depois de Ivan fazer sucesso na web, um grupo de especialistas e céticos se uniu no Facebook para provar que o menino croata não possui habilidades sobrenaturais. Os membros do grupo "Somos todos Magneto Boy" mostra fotografias de pessoas com objetos de metal que adere às partes de seus corpos, algo que, dizem os especialistas, todo ser humano é capaz de fazer.
Portanto, o garoto não é magnético! Ivan Stoiljkovic é, no máximo, pegajoso!
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Boa tarde, Leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!
Uma mensagem temerosa e escatalógica anda circulando pela web e conta a história de um bebê que teria nascido em Itaguaí com as mãos coladas. Segundo o texto, ao abrir as mãos do neném, encontraram a mensagem avisando a volta de Jesus!
Será uma das mensagens do Apocalipse ou apenas mais uma farsa da internet? Céticos, Não-Céticos ou Não-Tão-Céticos-Assim, entra em ação o Caçador de Mistérios!
Vamos ler abaixo a mensagem original, sem edições ou correções ortográficas que comprometam os elementos principais para a investigação de sua veracidade:
"JESUS ESTÁ VOLTANDO Num hospital publico de Itaguaí (RJ), nesse fim de semana que passou, nasceu uma menina com as mãos coladas,como se estivesse orando. Os médicos disseram para os pais que iriam operar as mãos daquela menina iria dar uma anestesia. A peração foi muito fácil porque parece que as mãos estavam coladas apenas por uma pele. Quando abriram a mão daquela criança. Vocês nem imaginem o que estava escrito.. JESUS ESTÁ VOLTANDO! Os médicos começaram a chorar e todos que estavam no hospital. O bairro de Itaguaí está num movimento só. As pessoas que estavam afastadas da igreja estão voltando e outras aceitando Jesus como unico Salvador. Deus trouxe aquela criança ao mundo somente para transmitir aquela mensagem, depois de algumas horas ela morreu. JESUS está voltando O PR.JULIO, recebeu esta mensagem e estou REPASSANDO!!! O SENHOR dos Senhores, está voltando. Quem esta afastado volte; quem não o confessou que o faça!"
Será verdade mesmo que isso aconteceu?
Em 2007, essa história apareceu na internet. Recebemos por e-mails, lemos em blogs e sites e fomos bombardeados com a notícia pelo Orkut.
O texto chama a atenção pelo tom alarmista e confidencial com que foi escrito. Uma criança teria nascido com as mãos coladas, como se estivesse orando. Como as mãos estavam coladas "apenas por uma pele", os médicos teriam feito uma cirurgia de emergência para abrí-las e o que havia entre as duas mãos fez com que todos caíssem no choro: Uma mensagem que dizia apenas: "Jesus está voltando!".
Ainda, de acordo com o texto, a pobre criança teria morrido horas depois.
Amigos, leitores, a trágica história é falsa! Não há registro do acontecido em nenhum jornal ou em sites de notícias.
Vamos analisar alguns pontos do texto. Logo no início, temos:
"Num hospital publico de Itaguaí (RJ), nesse fim de semana que passou, nasceu uma menina com as mãos coladas, como se estivesse orando."
Quando ocorreu o fato?
Não se sabe! Todo ano recebemos essa história. Como o texto não é datado (fala apenas que foi nesse fim de semana que passou), o leitor não sabe quando teria acontecido o "milagre" e, dessa forma, repassa a mensagem achando se tratar de uma notícia nova.
Em qual dos hospitais públicos de Itaguaí aconteceu isso?
Itaguaí tem mais de um hospital?
Logo mais, no próximo parágrafo:
"Quando abriram a mão daquela criança. Vocês nem imaginem o que estava escrito.. JESUS ESTÁ VOLTANDO!"
Como estava escrito?
Em português? Era um papel? Estava tatuado na pele?
Muitos dirão que para a se ter fé não há a necessidade de provas. Mas, nesse caso, a total ausência de provas coloca toda a mensagem em descrédito.
Mais abaixo, no texto:
"O bairro de Itaguaí está num movimento só."
Afinal, Itaguaí é uma cidade ou é um bairro?
O autor do texto se atrapalha um pouco nesse trecho. Itaguaí é uma cidade que fica aqui no estado do Rio de Janeiro, a 73 km da capital.
Continuando...
"Deus trouxe aquela criança ao mundo somente para transmitir aquela mensagem, depois de algumas horas ela morreu."
Os médicos fizeram biópsia na criança?
E os pais do bebê? Alguém os entrevistou para saber "o que estavam sentindo naquele momento"?
Uma notícia dessas teria saído em vários jornais e seria uma comoção até os dias de hoje, concorda? Além disso, a Igreja já teria se pronunciado a respeito.
Ao buscar por notícias a respeito, tudo o que encontramos são blogs e sites que repetem a mesma história. No site do portal Itaguaí foi noticiado que o tal boato foi tão forte em 2007 que muitos na cidade ficaram preocupados. Não pelo fato, mas pelo boato. Na época, nada foi encontrado de verdade na história!
Perto do final do texto, temos:
"JESUS está voltando O PR.JULIO, recebeu esta mensagem e estou REPASSANDO!!!"
Quem é o PR. Julio? Julio de quê?
E-mails com hoaxes geralmente usam nomes de pessoas ou de empresas para gerar mais credibilidade ao texto. Nesse caso, foi inserido um "PR Julio".
Se Jesus está voltando mesmo não cabe neste momento e neste espaço ao Caçador de Mistérios discutir. Lembro que sou Catequista Católico, porém, cada religião trata do assunto de uma forma e cada um é livre para acreditar no que quiser. Estamos apenas analisando o teor do texto. Texto falso, por sinal!
Algumas versões vêm acompanhadas de uma foto. Apesar da imagem estar lá apenas para ilustrar a história, o leitor desatento pode achar que o bebê da imagem é o mesmo do texto.
Não é.
A foto mostra um neném maior. O fato teria ocorrido com um recém-nascido. Essa história lembra um pouco a lenda criada em cima de uma notícia falsa criada há mais de 30 anos pelo extinto jornal paulista Notícias Populares. O Bebê Diabo teria nascido na região do ABC – em São Paulo – e também trazia consigo promessas do fim do mundo (imagem acima). No link anterior, você poderá ler a verdadeira história narrada por um dos repórteres envolvidos no caso.
Outra versão dessa corrente do bebê com mãos coladas vem com a imagem abaixo: A foto seria uma prova do tal milagre?
Seria, se fosse real. Trata-se de uma montagem feita sobre a foto de uma notícia de um bebê que nasceu com 8 quilos! O pequeno grande Muhammad Akbar Risuddin nasceu no dia 20 de setembro de 2009, na Indonésia e tem o título de maior recém-nascido daquele país.
Perceba na foto real abaixo que o braço foi afinado digitalmente e foram escritas algumas palavras sobre a mão da criança: Portanto, história falsa. Esse "milagre" não aconteceu!
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Boa tarde, Leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os Mistérios da Internet!
A modelo Ângela Bismarchi afirmou em entrevista que vai fazer a cirurgia que a tornará a primeira brasileira com 3 seios no Brasil! Não está lendo errado não, é isso mesmo: 3 SEIOS! Entra em ação o Caçador de Mistérios!
No dia 31 de março, uma entrevista polêmica apareceu no Youtube. No vídeo, a modelo Ângela Bismarchi afirma que está disposta a fazer uma operação nada convencional: vai implantar mais um seio e, se não errei nas contas, ficará com 3 peitos! Vejo o polêmico vídeo abaixo:
Famosa pelas inúmeras operações estéticas a que se submeteu, a modelo e empresária atualmente é uma das mulheres que mais "mexeu" em seu corpo. Em sua lista de cirurgias há até uma operação para reconstrução de hímen, além das de aumento de seios e lipoaspirações.
Em seu site oficial, Ângela afirma que fez "apenas" 13 cirurgias. Poucas, de acordo com ela.
Com tantas transformações corporais, não era de se duvidar que o vídeo pudesse ser real.
Porém, para nosso alívio, a notícia era falsa!
O vídeo foi feito pelos humoristas do site Sensacionalista para promover a estreia deles no canal de TV Multishow.
Tudo poderia terminar por aqui. Uma brincadeira bem bolada e engraçada.
Acontece que, alguns dias depois, o programa TV Fama – exibido na Rede TV – acabou mostrando a notícia como sendo real! Veja a "matéria" abaixo:
Essa não é a primeira vez que o Sensacionalista conseguiu enganar a imprensa:
Sobre a modelo, depois desta notícia, os internautas mais criativos não perderam tempo começaram a publicar uma série de montagens mostrando como deveria ficar Ângela Bismarchi depois do implante. Abaixo, uma das imagens: Portanto, a modelo Ângela Bismarchi não irá implantar mais um seio. Essa foi mais uma brincadeira do Sensacionalista!
Vamos prestar mais atenção, imprensa querida do nosso Brasil. Passem antes aqui no Caçador de Mistérios...
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
No dia 23 de março de 2011, o usuário do Youtube knobbylives postou um vídeo de qualidade duvidosa que mostrava uma figura muito desfocada que ele afirma se tratar do lendário Pé-Grande, atravessando uma estrada na Carolina do Norte!
Será uma prova da existência desta criatura ou só mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Assista ao vídeo abaixo e tire suas conclusões:
Apesar da pouca resolução, o filminho de apenas 5 segundos teve mais de 2 milhões de visualizações.
Em entrevista à rede de TV MSNBC, Thomas Byers disse que "Em certo momento do vídeo o bicho soltou um som gutural rosnando e olhou para mim", afirmou o autor do vídeo que jura também que até tirou umas fotos das pegadas do bicho.
O norte-americano alega ter filmado no dia 23 de março a criatura atravessando uma estrada no condado de Rutherford, no estado da Carolina do Norte (EUA), segundo reportagem da emissora "News Channel 36".
Byers contou que estava entre quatro e seis metros de distância do suposto "pé-grande" quando o flagrou atravessando a estrada. "Foi tudo muito rápido", disse ele, destacando que, na hora, não havia entendido direito o que tinha visto. Segundo ele, o "pé-grande" teria mais de 2 metros de altura e 130 quilos.
Mas, se você ficou assustado com esse vídeo, pode ficar tranquilo!
O filme é falso!
Apesar de fazer fama com seu filminho, Thomas Byers não conseguiu convencer muita gente.
A própria Bigfoot Field Researchers Organization (uma espécie de ONG que pesquisa relatos sobre o Pé Grande) encontrou algumas falhas na história e no vídeo de Thomas.
Segundo o Digital Report News, a Organização de Pesquisas sobre o Pé Grande confirma a fraude no vídeo. "O traje é tão ruim que o cinegrafista teve de borrar a imagem... O YouTube está repleto de obras de arte toscas como essa.", afirma a organização.
A baixa resolução do vídeo, de fato, denuncia a fraude!
Além disso, se a câmera usada tinha mesmo pouca resolução, é provável que o cinegrafista tivesse que se aproximar muito do Pé-Grande. Como o bicho era muito agressivo (segundo Thomas), não sobraria nada do cidadão.
O Knobby – apelido dado ao bicho – fez tanto sucesso que uma série de paródias foi feito com ele. Uma delas pode ser vista no filme abaixo:
Outras notícias sobre supostos encontros com criaturas semelhantes ao "Pé-Grande" surgiram na rede, como o caso do norte-americano Tim Peeler, que disse em entrevista à emissora "WCNC-TV", que teria visto o "Pé-grande" na semana passada no condado de Cleveland, no estado da Carolina do Norte (também). O homem afirmou que a criatura tinha mais de 3 metros de altura. Peeler chegou a fazer um desenho (imagem acima) para mostrar como ele seria. Além da altura, o homem contou que ele tinha seis dedos em cada mão. Quando o policial Mark Self chegou para atender a ocorrência, o suposto "Pé-Grande" já tinha sumido na mata.
Será que deu tempo, lucidez e distância para ele perceber que o Pé-Grande tinha seis dedos em cada mão? Outro norte-americano, Rick Lunsford, de 52 anos, organizou uma "caçada" no condado de Wilkes, no estado da Carolina do Norte (novamente), na tentativa de encontrar o "Pé-Grande", segundo reportagem da emissora de TV "WTSP". Lunsford alega que viu a criatura quando ele tinha 20 anos. De acordo com ele, o "Pé-grande" teria entre 1,8 metro e 2,4 metros de altura. Este senhor chegou a publicar um "retrado falado" da criatura (imagem acima).
Já não é a primeira vez que o Pé-Grande é notícia aqui no Caçador de Mistérios. Na primeira vez, mostramos a verdade sobre o vídeo mais famoso, clássico e polêmico sobre esta criatura, que enterra de uma vez por todas a lenda do Big Foot. Para ler esta matéria, clique aqui.
Portanto, vídeo falso! Certamente trata-se de alguém vestido de gorila.
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Muito boa tarde, Seguidores e Leitores assíduos do Caçador de Mistérios!
Um grande abraço para o amigo Martins, do Serviço de Identificação, por passar grandes momentos de conversa e de troca de conhecimento sobre os temas mais polêmicos e curiosos do mundo pessoalmente comigo, além dele ser o leitor mais assíduo do Caçador. Felicidades!
Desta vez, um e-mail que circula pela web desde 2010 afirma que o mês de julho terá 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos e que outro igual a esse só acontecerá daqui a 823 anos!
Será que veremos este fenômeno somente esta vez na vida ou é apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Para entender melhor este caso, vamos ler a mensagem original curtinha que anda rondando as caixas de e-mail dos internautas e colocando astrólogos em euforia. Vale lembrar que as mensagens originais não edito e nem corrijo ortograficamente, para poder manter os elementos principais para investigação de veracidade. Segue abaixo:
"Amigos, Olha aí que coisa inusitada: "nós nunca mais veremos um mês de Julho" como em 2011. Ou alguém de nós viverá mais 823 anos? Boa sorte a nós todos!!! Julho/2011 D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Este ano, Julho terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como 'money bags'. Passe para 8 boas pessoas e o dinheiro aparecerá em 4 dias, baseado no Fengshui chinês. Quem parar não recebe, diz a lenda! Bom, não custa tentar ...."
Quer ganhar um dinheiro fácil?
Basta repassar esse e-mail para os seus amigos! Mas será que é verdade ou mentira?
Segundo o texto, o mês de julho de 2011 terá 5 segundas, 5 sextas, e 5 domingos e esse "fenômeno" ocorrerá novamente só em 2834!
Seria bom se fosse verdade... Acontece que o e-mail é falso!
O mês de julho de 2011 realmente terá 5 de cada sexta, de cada sábado e de cada domingo. Essa parte é real. Só essa.
Daqui a 823 anos, ou seja, em 2834, o mês de julho será assim: Money bags não são raros!
O acontecimento classificado como raro no texto não é tão raro assim: tivemos o tal fenômeno em 1988, 1994 e em 2005 e teremos novamente em 2011, 2016, 2022 e 2033...
Na verdade, não só o mês de julho fica desse jeito. Todos os meses com 31 dias passam por isso em ciclos de 6 anos e 5 anos.
Outro detalhe interessante é que em algumas versões o texto afirma:
“Passe para 8 boas pessoas e o dinheiro aparecerá em 4 dias, baseado no Fengshui chinês.“
Esse parágrafo é muito estranho e está aí apenas para confundir ainda mais o leitor.
O calendário chinês não tem nada a ver com o calendário gregoriano. Algumas adaptações e alguns cálculos são necessários para se adaptar um ao outro, mas é bem complicado, conforme é mostrado aqui:
O Facecrooks, entidade regulatória de redes sociais, afirma que procurou em vários sites especializados em Fengshui sobre alguma ligação entre o tal money bag e o aumento de sorte e nada foi encontrado.
O calendário gregoriano tem esse nome em homenagem ao Papa Gregório XIII que, no dia 24 de fevereiro do ano 1582 promulgou o novo calendário para substituir o calendário juliano.
Essa não é a primeira mensagem do tipo a circular pela web. Versões usando os meses de agosto e outubro também são encontradas no Google.
Portanto, não há nenhuma relação entre os meses com 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos e o Fengshui. A mensagem é falsa! O fenômeno não acontece a cada 8 séculos! Não repasse essas correntes!
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Boa tarde, Leitores e Seguidores do Caçador de Mistérios!
Um texto anônimo afirma que todos os presos tem direito a um auxílio bem gordo do governo,como se já não bastasse termos falta de verba nas necessidades públicas!
Será isso possível ou só mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Vamos ler a mensagem original, sem correções ortográficas ou edições que comprometam sua integridade:
"A B E R R A Ç Ã O DIVULGUEM AO MÁXIMO
Incrível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
As Centrais Sindicais estão chiando com o possível "aumento" do salário mínimo p/ R$ 545,00 porém não estão discordando do aumento do "´salário presidiário" para R$ 810,00 !
Será que os sindicalistas e os petistas acreditam que um criminoso merece uma remuneração superior a de um trabalhador ????
INCENTIVO À CRIMINALIDADE ! !
A REFERIDA PORTARIA JÁ FOI REVOGADA PELA DE Nº 333, DE 1º/06/2010
NA QUAL O VALOR DO SALARIO FAMILIA PRESIDIARIO PASSOU A SER DE R$810,18 ! ! ! E TEM MAIS. . .
NO CASO DE MORTE DO "POBRE PRESIDIÁRIO", A REFERIDA QUANTIA DO AUXÍLIO- RECLUSÃO PASSA A SER "PENSÃO POR MORTE".
O GRANDE LANCE É ROUBAR OU MATAR PARA SER PRESO E ASSIM SUSTENTAR CONDIGNAMENTE A SUA PROLE.
ISTO É INADMISSÍVEL ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !
É mais um dos muitos absurdos desse país e por isso a Previdência Social está sempre quebrada e não tem verbas para pagar decentemente quem trabalhou uma vida toda!
É REVOLTANTE !!!!!!!
Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?
Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.
Ou seja, (falando agora no popular pra ser entendido) Bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos, ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$3.991,50 da Previdência Social. Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário? Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias.
Isto é um incentivo a criminalidade. Que politicos e que governo é esse????? Não acredita? Confira no site da Previdência Social.
Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
Pergunto-lhes:
1. Vale a pena estudar e ter uma profissão? 2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$510,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família? 3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado? 4. Viver recluso atrás das grades de sua casa? 5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso, recebe uma bolsa de R$798,30 para seu sustento? 6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?
MOSTRE A TODOS O QUE OCORRE NESSE PAÍS!!!"
Essa mensagem, que vaga pela web desde 2009, mostra alguém insatisfeito e indignado com um auxílio que governo estaria concedendo aos presos no Brasil inteiro, o "salário presidiário"!
Segundo o texto – que não é assinado por ninguém! – todo preso teria direito a receber da Previdência Social R$798,30 por cada dependente seu. Ou seja, se o preso tivesse 3 filhos, receberia mais de 2.300 reais do governo.
Realmente, um absurdo... Se fosse verdade!
Isso mesmo, a mensagem é falsa!
Em um trecho do texto, o autor escreve:
"Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso."
De fato, o Auxílio Reclusão existe desde 1960! No entanto, o benefício é único e independe da quantidade de filhos que o preso possui.
Não importa se ele tem 4 ou 5 dependentes. O valor do auxílio é sempre o mesmo.
Também é bom ressaltar aqui que a ajuda não é dada ao preso e sim à sua família.
De acordo com o Ministério Público, "o objetivo é garantir a sobrevivência do núcleo familiar, diante da ausência temporária do provedor".
Outra coisa importante que precisa ser explicada é que a família terá direito ao benefício caso o preso tenha contribuído ao INSS, pois o cálculo do auxílio é feito sobre o último salário do preso e esse valor não pode ultrapassar R$ 862,11 (de acordo com a Portaria nº 568, de 31/12/2010).
Os dependentes do preso perdem o direito ao benefício mensal caso o detento mude para o regime aberto ou tente fugir da prisão.
De acordo com um matéria publicada no site da Defensoria Pública da União, o auxílio é condicionado à Previdência Social e exige que o sujeito preso tenha contribuído para o previdência.
"O que poucos sabem é que quando alguém comete um crime, só ele pode pagar pelo que cometeu, já que uma pena é intransferível. Quando se é preso, sua família não pode sofrer por sua culpa e se ficar comprovada a dependência de algum membro, então pode-se solicitar o Auxílio Reclusão. Assim sendo, não sai do bolso de ninguém o Auxílio Reclusão, mas da contribuição que o preso pagou enquanto trabalhava, como qualquer outro brasileiro. Não é para incentivar vagabundos, já que tais não pagam a previdência. Também não é para cada membro da família dependente, mas um benefício único. Antes de sair repassando as coisas, leia e pesquise a informação. Quando não lemos, passamos atestado de ignorância."
O Portal Terra publicou uma matéria em 2009 afirmando que os familiares dos presos receberam, em média, R$ 586,51 em junho. Esse valor estava acima do que era pago, na época, como salário-maternidade, de R$ 519,01, também em média.
De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), o INSS pagou 26.490 benefícios de auxílio-reclusão na folha de janeiro de 2010, em um total de R$ 15.587.580,00. O valor médio do benefício por família, no período, foi de R$ 588,43.
Valor médio pago foi bem maior que o do salário mínimo na época! Pelo menos essa parte do texto apócrifo é verdadeiro...
Esse dinheiro não sai dos nossos bolsos, como afirma o e-mail, já que a Previdência só paga às famílias dos presos que contribuíam para o Instituto.
Mais um detalhe importante: a cada três meses, os dependentes têm que apresentar na Agência da Previdência Social, a declaração do sistema penitenciário atestando a condição de preso do segurado.
Em 2010, a mensagem voltou a circular com uma nova introdução, ainda mais indignado. Ainda com muito mais letras maiúsculas, que como leitores assíduos e com uma certa perícia técnica aprendidas aqui no Caçador de Mistérios, vocês seriam capazes de identificar como hoax. Caso ainda você não saiba identificar um hoax ou uma corrente de e-mail, clique e leia as postagens abaixo:
Voltando ao nosso tema, na nova versão (ou na versão "ampliada"), o autor afirma que:
"As Centrais Sindicais estão chiando com o possível "aumento" do salário mínimo p/ R$ 545,00 porém não estão discordando do aumento do "´salário presidiário" para R$ 810,00 ! Será que os sindicalistas e os petistas acreditam que um criminoso merece uma remuneração superior a de um trabalhador ????"
Quais são as Centrais Sindicais as quais o autor estariam se referindo? E os petistas, quem são?
E o que dizer sobre esses trechos?
"O GRANDE LANCE É ROUBAR OU MATAR PARA SER PRESO E ASSIM SUSTENTAR CONDIGNAMENTE A SUA PROLE."
e
"…Bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos…"
É extremamente preconceituoso todo o texto – principalmente esses parágrafos!
Não se pode, de maneira alguma, generalizar toda a massa carcerária dessa forma. É a mesma coisa que se afirmar que "todos na favela são traficantes!". Isso sim, é inadmissível...
Como toda corrente que se preze, essa também pede para ser repassada para o maior número de pessoas possível!
Portanto, o Auxílio Reclusão existe e o objetivo do benefício é o de garantir à família uma ajuda durante o período em que o chefe estiver preso, independente da quantidade de dependentes que ele possui. Se você é contra ou a favor, deixe seu comentário abaixo com os seus argumentos. Ofensas serão automaticamente descartadas, como já foram algumas mensagens.
Estamos adotando estas medidas de segurança por motivo de que o blogueiro, além de se responsabilizar pelas suas postagens, também se responsabiliza pelos comentários colocados dos leitores. Agradecemos a compreensão.
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Um texto que circula há anos pela web conta a história de uma passageira que se recusou a se sentar ao lado de um negro em um voo da companhia aérea TAM, onde o incidente termina com final feliz.
Será que ocorreu mesmo este ato repugnante de preconceito ou será apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
Vamos conferir a mensagem original abaixo, sem edições ou correções ortográficas que modifiquem sua estrutura:
Versão de 2009 "Aconteceu na Tam, pessoal, é verídico !!! Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo. - Qual o problema, senhora? - pergunta a comissária... - Não está vendo? - respondeu a senhora; vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira. - Por favor, acalme-se - disse a aeromoça; infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível. A comissária se afasta e volta alguns minutos depois. - Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua: - Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável. E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: - Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe.. E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé. Se você é contra o racismo, envie esta mensagens aos seus amigos, mas não a delete sem ter mandado pelo menos a uma pessoa."
Versão mais antiga "A seguinte cena aconteceu em um voo da British Airways entre Joanesburgo (África do Sul) e Londres. Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo. - “Qual o problema, senhora?”, perguntou a comissária. - “Não está vendo?” – respondeu a senhora – “vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira”. - “Por favor, acalme-se” – disse a aeromoça – “infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível”. A comissária se afasta e volta alguns minutos depois. - “Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe económica. Temos apenas um lugar na primeira classe”. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua: - “Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe económica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável”. E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: - “Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe…” E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé."
Então, será que história é real ou não? Em 2009, esta mensagem interessante acima começou a viajar pelas nossas caixas de entrada. Segundo o texto, uma passageira de 50 anos embarca numa aeronave da TAM e, ao chegar em seu lugar, ela se recusa a se sentar ao lado de um passageiro negro na classe econômica.
De acordo com o e-mail, a comissária resolveu o problema da passageira depois de conversar com o comandante. Depois de um tempinho, a comissária teria dito para a senhora:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se sentar na primeira classe. Porém, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável."
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária diz:
"Portanto, senhor, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe!"
O texto, no final, conta que todos ao redor aplaudiram a atitude da comissária e, como toda boa corrente, pede para que repassemos a história aos amigos.
A mensagem é muito interessante e em muitos casos acabamos por acreditar nesse tipo de texto como sendo reais sem nem ao menos nos darmos o trabalho de checar antes de repassá-lo adiante.
Sem dúvida, é uma história bem bonita para ser contada em uma roda de amigos.
Uma parábola com final feliz para todos aqueles que lutam contra o racismo. Mas a história não aconteceu de verdade.
Isso mesmo! A história é falsa.
A empresa de aviação citada, a TAM, não confirma a história.
O site E-Farsas entrou em contato – via e-mail – com a TAM questionando sobre a veracidade do texto.
A resposta da empresa foi:
"FALE-37510367
São Paulo, maio de 2011
Prezado Sr. Gilmar,
Recebemos seu e-mail enviado ao serviço Fale com o Presidente e agradecemos sua atenção em entrar em contato conosco.
Soubemos de suas observações com relação ao fato mencionado, porém gostaríamos de esclarecer que a TAM não possui nenhum registro do ocorrido.
Queremos que saiba que permanecemos, como sempre, à disposição para conhecer suas opiniões.
Atenciosamente,
Equipe Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A
rbl/dm Av. Jurandir,856 – Lote 4 – 6° andar – Hangar VII – Jd Ceci – 04072-000
Como era de se esperar, a notícia também não saiu em nenhum jornal ou site.
Em qual vôo que isso aconteceu?
Pesquisando um pouco mais, Gilmar descobriu que essa história é uma variação de outra mais antiga só que o caso teria acontecido com outra empresa, a British Airways em um vôo entre Johanesburgo e Londres.
Nesse fórum, em inglês, um membro postou a história, que teria acontecido na British Airways, mas também foi desmentido pelo SAC da empresa. Abaixo, a versão em inglês:
"On a British Airways flight from Johannesburg, a middle-aged, well-off white South African Lady has found herself sitting next to a black man. She called the cabin crew attendant over to complain about her seating. "What seems to be the problem Madam?" asked the attendant. "Can't you see?" she said " You've sat me next to a kaffir. I can't possibly sit next to this disgusting human. Find me another seat!" "Please calm down Madam." the stewardess relied. "The flight is very full today, but I'll tell you what I'll do-I'll go and check to see if we have any seats available in club or first class." The woman cocks a snooty look at the outraged black man beside her (not to mention many of the surrounding passengers). A few minutes later the stewardess returns with the good news, which she delivers to the lady, who cannot help but look at the people around her with a smug and self satisfied grin: "Madam, unfortunately, as I suspected, economy is full. I've spoken to the cabin services director, and club is also full. However, we do have one seat in first class." Before the lady has a chance to answer, the stewardess continues ... "It is most extraordinary to make this kind of upgrade, however, and I have had to get special permission from the captain. But, given the circumstances, the captain felt that it was outrageous that someone be forced to sit next to such an obnoxious person." With which, she turned to the black man sitting next to the woman, and said: "So if you'd like to get your things, sir, I have your seat ready for you..." At which point, apparently the surrounding passengers stood and gave a standing ovation while the black guy walks up to the front of the plane. .. people will forget what you said .... .. people will forget what you did .... .. but people will never forget how you made them feel."
Essa variante foi traduzida de uma piada em inglês e em algum momento foi mudando até chegar nessa versão usando o nome da TAM.
Portanto, a história é falsa. Histórias como essa povoam a internet há anos. Algumas tentam até passar alguma mensagem final. A maioria dessas mensagens só existe mesmo para apoderar dos nossos e-mails para depois ficar nos mandando spam.
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
- Detetive Profissional;
- Escola Catequética;
- Parapsicologia e Religião;
- Criador e Identificador de Psicotécnico e Mensagens Subliminares;
- Marketing Viral e Social.
É escritor do livro Portal do Amanhecer,que reflete sobre Textos Reflexivos,Poesias do Cotidiano,Psicologia e Dinâmicas e seu sistema denominado Gestão de Marketing Pessoal(GMP),ainda não publicado.
Fez parte da Coordenação de Catequese e Pastoral da Juventude, atuou como catequista de Perseverança (adolescentes)e ministrou Formações para Auxiliares da Catequese em sua paróquia, desde 2001.
Vírus do Ursinho E-mails circularam dizendo que o aplicativo “jdbgmgr.exe”, o qual possui um ursinho como ícone, era um vírus e que deveria ser apagado imediatamente do computador. O arquivo em questão não era vírus, mas sim um componente necessário do Windows.
Microsoft Firefox Uma montagem muito bem elaborada de um site mostrava o novo Microsoft Firefox 2007 Professional. A montagem era tão bem feita que muitos usuários acreditaram.
A Cobra do Mc Donald's A estória era a seguinte: em um restaurante da rede McDonald’s em Goiânia, uma criança estava brincando em uma piscina de bolinhas. Ela reclamou várias vezes para a supervisora do brinquedo de que havia tomado choque, porém a funcionária alegava que o brinquedo não tinha nenhum tipo de ligação elétrica. Na terceira vez que a menina reclamou, desmaiou. A mesma morreu por envenenamento, e após esvaziarem a piscina de bolinhas, acharam um ninho de cobras no local. Tal fato teria, segundo a lenda urbana, provocado o fechamento de quase todos os estabelecimentos da rede na cidade.
Esta lenda urbana surgiu nos EUA. A mesma estória se repete inúmeras vezes, com algumas pequenas mudanças. Sites tomaram conhecimento do assunto, investigaram e chegaram à conclusão de que tudo não passava de mais uma farsa.
Caixa de Leite A mensagem dizia que o número que fica na parte inferior das embalagens de leite indica a quantidade de vezes que o leite foi retomado, repasteurizado e colocado à venda novamente. Pela lei, o leite cru não pode sofrer duas vezes tratamento térmico. Em termos econômicos, repasteurizar o leite sairia muito mais caro para as empresas. A Tetra Pak divulgou uma nota desmentindo o caso, afirmando que o número em questão é impresso no momento da produção da embalagem e refere-se ao posicionamento da bobina utilizada.
Coca Cola Light + Mentos Várias pessoas receberam um e-mail relatando o caso de uma pessoa que havia ingerido Coca-cola light com uma pastilha Mentos sabor hortelã e morrido. Segundo o e-mail, a junção desses produtos ocasionava uma explosão. Mais uma mentira. O especialista da USP que é citado no e-mail não existe. A Coca-cola divulgou uma nota afirmando que “ao ingerir uma bebida gasosa, esta entra em contato com a comida e o máximo que pode ocorrer é uma pequena expansão do gás dentro da boca, que se dissipa rapidamente, não ocorrendo nada com intensidade semelhante ao experimento que se observa na internet.”
Menina Sequestrada
Você já deve ter recebido vários e-mails com essa foto, não foi? Pois é, este anúncio, com esta foto dessa criança linda aí ao lado, circula na internet há mais de 8 anos. Nunca apareceu nenhum parente dessa menina pra autenticar isto, em lugar nenhum do Brasil. Já foi comprovado que o anúncio é mentiroso e que não tem o menor sentido. Todo mundo fica morrendo de pena da criança e sai retransmitindo. Não tem o menor fundamento.
Agulha Contaminada
Em 1998, circularam e-mails dizendo que um indivíduo foi ao cinema, sentou-se em uma poltrona e foi espetado por uma agulha. Junto desta havia um bilhete dizendo que a pessoa acabara de contrair o vírus HIV. Segundo a Dra. Vânia Maria Bessa Ferreira, no fórum do site da Ong Viva Cazuza, "só haveria risco, ainda que teórico, se esse objeto fosse uma agulha contendo sangue contaminado. Ainda assim, a passagem da agulha pela roupa teria eliminado o sangue. Portanto, não há com o que se preocupar."
Moedas Comemorativas de R$1 valem mais!
Esta história deixou os funcionários do BC cansados de responder a mesma coisa. Afinal, a moeda de R$ 1 comemorativa dos quarenta anos do Banco Central do Brasil está sendo trocada por algum valor nele? Está, sim. Vale uma nota de um real! Ou duas moedas de R$ 0,50!!! Você ainda pode escolher!
Qual o Objetivo Principal dos Golpistas?
Eles querem que você envie o maior número possível de e-mails, para que possam captar, através de programas especiais, todos os endereços da sua lista de amigos e conhecidos. Nos fazemos de bobos toda vez que saímos retransmitindo para as pessoas tudo o que nos enviam pedindoretransmissões. Para precaver você disso, veja a próxima lista de lendas e golpes virtuais:
O MSN e o ORKUT vão ser pagos
Mentira. Não existe nada nesse sentido e você não precisa fazer nada, digitar coisa alguma e muito menos sair espalhando isto para as pessoas. Ignore os e-mails que chegam falando nisto, mande-os para o lixo.
A Microsoft está dando dinheiro para quem enviar mais e-mails
Mentira também. A Microsoft, a AOL e empresa nenhuma dão dinheiro a ninguém por retransmissão de e-mails.
"Jovem encontrado numa banheira com gelo"
Mentira. Apesar de termos, sim, que ter todos os cuidados com os assaltos, que de fato existem, como os batedores de carteiras, os bancos e todo tipo de bandido, não devemos dar crédito a essa conversa de que bandidos pegaram um garoto, abriram-lhe a barriga, injetaram sangue contaminado nele e o deixou numa banheira cheia de gelo. Isto não aconteceu.
"O deputado Jutahy Magalhães é o autor da lei que inibe as investigações de corrupção no executivo e legislativo" Há mais de cinco anos que este mesmo e-mail anda circulando pela Internet e as pessoas continuam a reenviar. Dizem que foi o Franklin Martins que escreveu. Pode conferir na postagem “Lei Contra Corrupção”, que irei postar em breve. Ele já desmentiu isto, várias vezes. Bobagem. Joguem no lixo.
"Faz muito tempo que não lhe vejo, aí estão as minhas fotos"
"Estudamos juntos, acho que você não se lembra mais de mim. Veja as minhas fotos". Outros dizem que hoje está morando em Londres e que está com saudades de vocês. Jogue no lixo também, são vírus perigosos. Não aceite e-mail de ninguém mandando abrir fotos. Por incrível que pareça, o mesmo golpe é aplicado também nas ruas por vendedores espertos. Eles te abordam com a frase: "Não está lembrado de mim?" Chegam a comentar coisas pessoais e acabam lhe oferecendo o produto para "divulgação", mas no final, a mercadoria é paga.
Cenas do Big Brother que a Globo não mostra (esta aparece muito no Orkut)
Querem dar a você a impressão de que é alguma gravação com os participantes do Big Brother transando. Mentira, não existe, é vírus.
Veja o Paparazzo inédito da Mulher Melancia, Sandy, Daniela Cicarelli, Aline Moraes...
Antes eles diziam que era da Carla Perez, Sheyla Melo e as famosas da época. É outra forma de enviar vírus. Não abra. Lixo!
A Nokia vai lhe dar um celular de graça
Não tem sentido, é conversa fiada também. Bote isto na sua cabeça: Empresa nenhuma dá prêmio a ninguém, muito menos paga alguma coisa a quem quer que seja, por retransmissões de e-mails.
Cobranças da EMBRATEL, TELEMAR e TELEFÔNICA por e-mail
Não dê confiança. A Embratel e nenhuma dessas companhias cobram ninguém por e-mail. Não abra, jogue no lixo.
A MICROSOFT descobriu um novo vírus devastador que vai danificar o seu HD
Mentira. A Microsoft não anda divulgando e-mails falando de vírus. Todas as providências contra ameaças ao sistema operacional ela coloca nas atualizações do Windows e você baixa gratuitamente no site dela, pela opção UPDATE.
SERASA, SPC e Receita Federal
Estas empresas não mandam e-mail para ninguém. Jamais digite o seu CPF para atender a uma dessas mensagens. Recentemente, no período de declaração de imposto de renda, milhares de pessoas se prejudicaram no Brasil por causa disto. A Receita Federal nunca manda e-mail para ninguém.
Confirmação da sua compra na Gol, TAM, Submarino, Lojas Americanas
Eles mandam para você, dizendo que a compra está confirmada. Não dê confiança, nem se preocupe em responder dizendo que não comprou nada (é isto que eles querem). Simplesmente apague e não dê a menor importância.
Se não mandar esta prece/mensagem/corrente para dez pessoas você vai se prejudicar
Só gente muito supersticiosa e boba para acreditar numa coisa desta. Religião séria e crença racional não fazem isto com ninguém, é picaretagem. Jesus não vai se envergonhar de ninguém que não retransmitir mensagens pela Internet.
Se não enviar, vai ter azar no amor
Somente pessoas muito mal humoradas, pessimistas, ciumentas e de mal com elas mesmas vão ter azar no amor. Não é enviando e-mails feito doido que você vai conseguir relacionamentos amorosos. Cuide de você, jogue fora o baixo astral, elimine o ciúme e, por favor, não vá se encontrar com ninguém que tenha conhecido na rede há uma semana ou em lugar indecente.
Dieta para Emagrecer, do Chico Xavier
Mentira. Em tempos de lançamentos de filmes nacionais, voltam os velhos golpes. Chico Xavier nunca escreveu dieta para ninguém. Ele nunca se envolveu em coisas que só dizem respeito à Medicina.
Hospital dos Olhos de Sorocaba
Este e-mail existe há mais de cinco anos. Enviam centenas de vezes. Você já procurou entrar em contato com o pessoal de Sorocaba?
Criança pobre precisa de ajuda para fazer transplante de medula
Mentira também. Se não tem identificação onde você possa comprovar, jogue fora.
Viagra, Cialis, Levitra, Valium e outros medicamentos
Não dê a menor importância e jogue no lixo. Ainda que fosse verdade, o fato do emitente do e-mail ser anônimo já caracterizaria uma grande oportunidade de serem produtos falsificados que poderiam lhe causar seríssimos danos à saúde. Somente pessoas muito ingênuas para se deixarem levar por medicamentos contrabandeados e baratos demais. Já existem registros de homens que morreram, de fato, porque compraram esse medicamentos falsificados, anunciados pela internet. Atualmente está sendo veiculado oficialmente o projeto do VIAGRA GENÉRICO, o que pode ajudar a amenizar os golpes de internet, por motivo do baixo custo. O Caçador de Mistérios lembra que TODO O MEDICAMENTO DEVE SER CONSULTADO PELO MÉDICO . AUTO MEDICAÇÃO PODE LEVAR À MORTE.
Cartões Virtuais
A ideia é boa, são bonitinhos quando verdadeiros, mas eu, particularmente, não abro nenhum. Apago todos. A possibilidade de ser vírus é grande demais, já que os bandidos virtuais aproveitam-se exatamente das boas ideias, aquilo que todo mundo gosta, para mandar os seus venenos. Digo aos meus amigos: Se quiserem me mandar alguma mensagem de elogio, parabéns ou qualquer tipo de carinho, que escrevam e coloquem suas marcas combinadas, porque se for em cartão virtual sem marca eu não abro.
No ORKUT - Vote na minha foto; Vi este filme que é a sua cara; Cenas do Big Brother; Veja esta mensagem que preparei para você...
Apague tudo. Ali é outra forma dos bandidos mandarem vírus. Quem desejar mandar mensagem para uma pessoa amiga, que escreva a mensagem sem esconder nada. De surpresas na internet, já estamos cheios. Por mais que não tenha criatividade, copie uma já pronta, bonitinha, mas escreva, pois será melhor e mais bem visto. Aproveito para informar que todos que possuem orkut e tiveram seus perfis hackeados, avise rapidamente aos seus amigos ou crie algum símbolo que identifique sua mensagem verdadeira. Se você receber alguma mensagem caluniosa, de mal gosto, preconceituosa ou algo parecido de algum amigo, ainda mais os que não costumam entrar em contato, desconfie. Letras também muito coloridas são indício de fraude. Mas antes de tudo, entre em contato com a pessoa antes de reclamar das ofensas, pois ela pode estar hackeada.
Alexandre Garcia (ou outro artista global) foi demitido da Globo
Mentira. O Alexandre está mais firme do que nunca na Globo, é um nível de profissional que a Globo não pretende perder nunca. O pior é que tem tanta gente desavisada que, mesmo o vendo no Jornal Nacional, ou outro programa global sai multiplicando esta mensagem ridícula que circula há tanto tempo.
Arnaldo Jabor demitido da CBN
As pessoas precisam deixar de ser ingênuas. Se entrarem no site da CBN ou escutarem a CBN, vão ouvir o Jabor lá, todos os dias. Como é que ainda passam em frente uma mentira dessa?
Rede Globo declara ao Imposto de Renda doações do Criança Esperança
Mentira tão ridícula que o criador não sabe nem distinguir UNICEF de UNESCO. A Globo nunca pegou em um centavo do dinheiro doado ao Criança Esperança, que vai todo para a UNESCO.
Fraude no Programa do Luciano Huck
Querem dizer que é montagem o quadro "lata velha" do programa. Conversa fiada também, tudo aquilo ali é autêntico e a Globo jamais seria tão ingênua de se expor tanto com fraudes tão baratas e mesquinhas.
Intimação da Polícia Federal
Como é que pode alguém acreditar que a Polícia Federal possa intimar alguém por e-mail? O pior é que tem gente que tem medo da própria sombra e fica apavorada com isto. Ou realmente treme de medo por entrar em sites que destruiriam sua reputação pelo resto da vida.
Cartão Virtual da TIM, Claro, Vivo, Oi...
Se algum amigo quiser me agradar, por favor, não me mande cartões virtuais que eu não abro nunca. Existem intenções de carinho, sim, só que os bandidos aproveitam-se disto para mandar vírus. Não costumo abrir torpedos e nada disso e sugiro que você evite também.
Telegrama do Correio
Entrando no site dos correios você vai verificar eles desmentindo o envio de telegramas pela internet.
Veja o que fizeram com as suas fotos no ORKUT
Não vá ver, não ligue, não caia neste truque. É também armadilha. Apague tudo sem ler.
Você é o 1.000.000 visitante de nossa página!!!; Clique aqui e ganhe na hora R$1.000,00 (ou outro valor chamativo).
Mentira. Se clicar, faz com que instalem programas espiões, no seu computador, que podem ter acesso às suas senhas e logins, além de espalhar vírus, malware, spyware e outros do mesmo gênero. Não clique em nenhuma delas. Isso serve também para pequenas caixas com fot texto de mulheres que simulam enviar mensangens para você em sites pornográficos. Normalmente são caixas em cor vermelha e que piscam, ou que surgem do rodapé da barra.
Dicas Importantes para não cair em Golpes
1 - Grandes empresas não operam através de correspondências do tipo "corrente".
2 - A Ericsson e a Nokia NÃO estão distribuindo celulares grátis.
3 - Bill Gates não está lhe oferecendo US$1.000 e a Disney não está lhe dando férias grátis.
4 - Não existe uma companhia de alimentos infantis que está enviando cheques.
5 - A Procter & Gamble não faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo também não é satânico.
6 - A Mirabilis não vai lhe enviar o ICQ 2000 se você enviar mensagem para todos seus amigos.
7 - A MTV não lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondências para um monte de pessoas.
8 - Neiman Marcus não vende receitas de biscoitos a US$200. E se caso o fizesse, nós todos já a temos. E mesmo que você não tenha, pode pegar uma cópia em: http://www.bl.net/forwards/cookie.htmlSó então, se você tiver usado a receita e achado que os biscoitos são ótimos, fique à vontade para repassá-la.
9 - Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo algum(ns) dos foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio que caíram sobre a costa leste americana, você acha REALMENTE que esta informação chegaria ao público através de algum e-mail?
10 - Não existe os vírus "Good Times", "Bad Times", "Budweiser", DUNpws (Fotos da Feiticeira sem máscara); etc. Na verdade, você NUNCA, mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar se um site confiável de uma companhia real o tenha identificado. Tente em: http://www.symantec.com/avcenter/vinfodb.html E mesmo assim, pense duas vezes antes de passar adiante. E você não pega um vírus de por e-mail APENAS LENDO-O, só se você abrir o ARQUIVO infectado ou feito o download de um ARQUIVO!
11 - Se você está usando Outlook, Internet Explorer, ou Netscape para escrever um e-mail, desabilite o "HTML encoding." Aqueles que usam Unix shells não poderão lê-la e não se interessam em salvar o attachment que você enviou para vê-lo com um web browser, até porque, você provavelmente está enviando uma cópia da receita do biscoito do Neiman Marcus, ou sobre o vírus Good Times, ou qualquer outro spam.
12 - Se você estiver realmente pensando em passar adiante aquela mensagem, que já está no décimo degrau da pirâmide (ou na décima geração) para um amigo, pelo menos tenha a decência de cortar aqueles 8 quilômetros de cabeçalhos de todo mundo que a recebeu nos últimos 6 meses. E você também não vai ficar doente se retirar todos os ">" que começam todas as linhas. Além disso, se a mensagem já estiver rodando há muito tempo é provável que ele já a tenha recebido.
13 - Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail não irá ajudar esta causa de jeito nenhum. Se você quiser, entre em contato com o seu representante no legislativo, ou com a Anistia Internacional ou com a Cruz Vermelha. Como regra geral, e-mails "abaixo assinados" geralmente são falsos e não significam nada para quaisquer pessoas que tenham algum poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado.
14 - Não existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que permita às companhias telefônicas de chamadas à distância cobrar uma taxa a mais de você pelo uso da Internet.
15 - Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é tão fácil quanto rabiscar os muros de uma área de lazer públicas. Não acredite automaticamente em tudo... Faça como o Caçador de Mistérios: ASSUMA que é falso, até que seja provado que é de verdade.
16 - Pense sinceramente: quais as chances de você encontrar uma criança, ou mesmo um adulto, que desapareceu de casa. Uma em um Trilhão. Evite mandar este tipo de e-mail, é uma informação inútil que apenas enche ainda mais as caixas postais enquanto você tenta um desencargo de consciência.
17 - Evite mensagens de confirmação de recebimento de e-mail. Este gesto apenas incomoda e não traz nada de concreto. A mensagem significa que o e-mail chegou ao destino mas não dá a certeza de que realmente foi lida pelo destinatário.
Mistérios entre os animais
Pó de asa de borboleta pode cegar? - Ao manusear uma borboleta, fragmentos da asa deste inseto podem ficar presos na sua mão. Se você coçar o olho depois, é possível que ocorra uma reação alérgica e nada mais. Aconteceria o mesmo se entrasse poeira no olho. Além do mais, você já soube de algum cego por causa do pó de asa de borboleta?
Gambá bebe cachaça? - Em alguns lugares do interior, para evitar que o gambá ataque as galinhas, algumas pessoas deixam um copo de cachaça perto do galinheiro. Elas pensam que, assim, o animal vai consumir a bebida, ficar bêbado e não conseguirá correr atrás da criação. Mal sabem elas, no entanto, que o bicho pode esbarrar na bebida, derramá-la e sequer atacar as galinhas. O que ocorre, na verdade, é que o gambá é um animal noturno e fica bastante sonolento ao ser perturbado durante o dia, dando a impressão de que está bêbado. Daí que vem a expressão “bêbado como um gambá”.
Sucuris podem comer um boi?- Algumas fotos na Internet mostram enormes cobras engolindo bois. Porém, elas não passam de montagens. As maiores sucuris, que podem medir até doze metros, conseguem apenas comer bezerros ou animais de porte semelhante. Por mais que elas tentassem, não conseguiriam abrir a boca o suficiente para engolir um boi.
Sapo lança veneno nos olhos das pessoas? - O sapo cururu tem duas glândulas chamadas paratóides que ficam atrás de seus olhos. Nelas, realmente há uma substância venenosa, porém, o bicho não tem capacidade de lançá-la em ninguém. O que pode acontecer é um cachorro desavisado morder o sapo nesse local. Quando acontece isso, a glândula é espremida e o líquido sai.
Aranha que faz teia não é venenosa? - Não é bem assim. Apenas as aranhas que fazem teias simétricas, aquelas bonitinhas, com desenho uniforme, não são venenosas. Aranhas que têm veneno também fazem teias, só que as que produzem são meio “bagunçadas”. A viúva-negra, por exemplo, é uma aranha extremamente venenosa e faz teias. Também não se aproxime demais tentando “criticar” a teia de uma aranha incomum para saber se ela é venenosa, pois sua confirmação infelizmente poderá vir o mais rápido possível!É importante saber também que alguns animais podem ser realmente perigosos. No zoológico, as crianças são orientadas a não mexer com animais sem saber quais os riscos que eles podem oferecer. Às vezes bichos aparentemente inofensivos, como insetos, podem transmitir graves doenças. Então, nada de aprisionar insetos em vidros para mostrar aos amigos ou levar pequenos bichos para casa sem conhecê-los muito bem. Isto também serve para lacraias de 20cm que vivem em matos e quartéis. Além de ser uma prática perigosa, animais mortos cheiram mal. Estamos combinados?
Pequenos Mitos e Mistérios Populares
Manga com leite faz mal? MITO! Essa história é bem antiga, além de ser uma questão histórica! Tudo começou no tempo da escravidão. Em algumas fazendas, as senzalas eram cercadas por mangueiras às quais os negros tinham livre acesso. Para evitar que os escravos roubassem o leite das vacas, produto de consumo exclusivo do senhor e de sua família, disseminou-se a crença de que a mistura da fruta com o leite causava muito mal à saúde, podendo até levar à morte. Logo, eles nunca poderiam ingerir os dois alimentos ao mesmo tempo. E deu certo não é? Até hoje existem pessoas que falam que essa mistura agride o organismo. Mas não se preocupe! Manga com leite não causa indigestão e nem faz mal! Além do mais, sorvete de manga leva leite, vitamina de manga tem leite...
Apontar estrela faz nascer verruga no dedo? Apontar para uma estrela, segundo o conceito popular, poderia causar o surgimento de uma verruga na extremidade do dedo infrator. Qual a origem dessa crendice? É fácil de entender. O calendário judaico é regido pela lua e o despontar da primeira estrela marca o início de um novo dia, especialmente se esse dia for o Shabat (nosso sábado). Antes da expulsão da Espanha de 1492 e da conversão forçada de Portugal de 1497 era comum que as crianças judias, ao entardecer das sextas-feiras, ficassem procurando no firmamento o brilho da primeira estrela, indicativa da chegada de um dia muito especial. Era a Estrela D'Alva, também conhecida como Vésper, mas que, na realidade, não é exatamente uma estrela, mas sim o Planeta Vênus, que por brilhar com mais intensidade se destaca dos outros corpos celestes. Quem apontasse primeiro provavelmente ganharia a admiração dos mais velhos e, quem sabe até, algum presente. De uma hora para outra esse gesto simples passou a ser denunciador da condição judaica e a primeira coisa que as precavidas mamães fizeram foi assustar seus filhos com a possibilidade do surgimento de uma baita verruga na ponta do dedo. A Inquisição, felizmente, já acabou há bastante tempo, mas a crendice ainda persiste em muitas regiões desse imenso país. Por isso, não se preocupe quando vir uma criança ou adulto apontando para o céu. Mesmo porque já se sabe que as verrugas são causadas por vírus e os dermatologistas dispõem de eficazes tratamentos para erradicá-las.
Pôr a mão diante da boca ao bocejar O gesto atual de tampar a boca quando bocejamos não obedece singelamente à intenção de educação de não mostrar o "bocão", esconder a arcada dentária ou ainda o desejo de não espalhar os germes, senão que tem um significado mais profundo. No livro Superstitions, de Sperenza Wilde lê-se que fazer o sinal da cruz diante da boca ao bocejar impedia que o diabo se introduzisse no corpo e estabelecesse nele sua morada. É por esta razão pelo que as mães fechavam a boca do bebê ou faziam o sinal da cruz diante dela quando o viam bocejar. Deste costume ancestral deriva o gesto atual de tampar a boca.
Bater na madeira Durante muitos século antes do cristianismo, os Celtas rendiam culto às árvores por considerá-las os templo da santidade e a principal apresentação dos deuses na Terra. A árvore servia com meio para enviar a doença, ou o mal à terra. Também se recorria a ela se a má sorte visitava um homem sob a forma de demônios. Nestes e outros casos o sacerdote druída celebrava uma série de ritos e cultos nas chamadas ramadas sagradas, locais equivalentes às igrejas atuais. Existe ainda quem diz que as crendices referentes à madeira também advêm do material que foi feita a cruz de Jesus. O resultado destas crenças é o nosso costume de bater na madeira como sinal de boa sorte.
Abrir o guarda-chuva dentro de casa A origem deste temor se remonta à época em que os reis orientais e africanos usavam sombrinhas para proteger-se dos raios solares. Devido a sua conexão com o astro rei e porque também sua forma simboliza o disco solar, abrí-lo num lugar sombreado, fora dos domínios do Sol, era considerado um sacrilégio. A crendice ganhou mais força quando os guarda-chuvas chegaram a Europa e começaram a ser empregados quase exclusivamente pelos sacerdotes nos enterros, sem outro fim que se proteger das severidades do tempo.
Vestir-se de preto nos funerais O antiqüíssimo costume de usar roupas pretas nos funerais, muito difundida em toda a cultura ocidental, significa uma manifestação de respeito para o defunto. No entanto, a procedência desta tradição não é tão clara. Diferentes estudos antropológicos coincidem em assinalar como sua possível origem o medo ancestral dos vivos de serem possuídos pelos espíritos dos mortos. Assim, nos ritos funerários os homens primitivos pintariam seus corpos de negro para impedir, ao ficar camuflados, que o alma do falecido encontrasse um novo corpo onde assentar-se.
Ferradura pendurada na porta Procedente da Itália, a crença de que uma ferradura pendurada numa porta atrairia boa sorte e energias do céu. A ferradura simboliza a força do cavalo e sua enorme utilidade, ao menos em tempos passados, nos trabalhos do campo e nas guerras. Virada para o lado direito e em posição horizontal representa o C, inicial de Cristo.
Dizer Saúde ao espirrar Os egípcios e gregos viam no espirro um presságio. Assim, era bom espirrar pela tarde, enquanto fazê-lo ao levantar-se da cama ou da mesa podia ser de mau agouro. Aquele que espirrasse ao nascer era considerado abençoado. O espirro para a esquerda era um sinal trágico e vice-e-versa. Em todos os casos, os gregos exclamavam Viva! e que Zeus te conserve! Por sua vez, os romanos empregavam a expressão, Salve! E seriam os primeiros cristãos quem substituíram a invocação a deuses pagões. Conta-se que durante a epidemia de peste em Roma no ano 591, sob o pontificado de Gregorio I, os afetados morriam espirrando, e que de tal circunstância proveio o Deus te abençoe! que mais tarde se simplificaria como Saúde!
Passar por baixo de uma escada Esta e outras crendices associadas às escadas estão relacionadas com o medo ao cadafalso, aquele local onde se aplicava a forca aos condenados. Antigamente, devido à grande altura que este costumava ter, era necessária uma escada para colocar a corda do enforcamento na posição correta, bem como para retirar depois o cadáver do condenado. Qualquer um que passasse por baixo da escada corria o perigo de dar de frente com o morto. Daí vem a crendice.
Sexta-feira 13 Desde tempos remotos, o número 13 foi fatídico, devido principalmente à morte violenta que sofreram vários deuses pagãos décimo terceiros da Antigüidade e, como não, à sorte do décimo terceiro convidado no Última Ceia, Judas. Por outro lado, a sexta-feira adquiriu no mundo sua reputação de dia nefasto, devido à morte de Jesus. Obviamente, a coincidência do número 13 e da sexta-feira não podia ser de pior agouro.
Colocar flores nas sepulturas Na atualidade, enfeitam-se as sepulturas com flores como mostra de afeto, mas a intenção original não era outra que a de proporcionar algo vivo com o fim de dar felicidade. A coroa circular, colocada sobre a tumba ou a porta principal do cemitério, encerrava simbolicamente o espírito e impedia-o de voltar.
Pérolas da Internet - 50 Motivos para Você Não Sair de Casa Sem Uma Câmera