BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CALA BOCA GALVAO


"Bem, amigos" do CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

O título do post não está errado, não. "Tá certo!": CALA BOCA GALVAO! Vamos explicar melhor do que se trata o assunto? "Aja, coração", porque entra em ação o Caçador de Mistérios!

Não é a toa que os blogs mais acessados são justamente os de humor. E tem mais, quanto mais escrachado o humor, mais visitas. Quanto mais cáustica a sacada mais viraliza. E se fala de alguém, já era. Está na boca do povo, ou melhor, nas mãos dos internautas.

É impressionante como as pessoas se mobilizam para "sacanear" os outros. Enquanto o perfil @canaldobem sua a camisa e se mata de tanto pedir ajuda no Twitter para conseguir doação de sangue para salvar alguém, o hoax "CALA BOCA GALVAO" ganha vídeos e cartazes dando ainda mais crédito à nova sensação, com o único objetivo de zoar!

Zoar não só o Galvão mas, também a Rede Globo.

Não é de hoje que Galvão Bueno é sacaneado na web. A comunidade “Eu odeio Galvão Bueno” tem mais de 90 mil seguidores no Orkut. A “Cala a boca Galvão”, criada em 2004, tem cerca de 30 mil – você não achava que a ideia era nova, não é mesmo? Mas por que só agora isso repercutiu assim?

A proximidade da Copa do Mundo fez com que pessoas sensíveis aos inacabáveis clichês do locutor ficassem assombradas nos jogos pela emissora. A maioria gosta de sua narração, por dar ânimo e emoção às partidas da Seleção Brasileiras, mas existem pessoas que criticam demais sua atuação de "narrador fazendo papel de comentarista". Há até quem reclame dele às vezes, alegando que traz "azar" nos jogos, quando rebaixa algum jogador brasileiro, interpreta mal os sentimentos e pensamentos dos jogadores e elogia exageradamente os inimigos.

Os mentirosos de plantão logo começaram a brincar com isso no Twitter e o termo entrou entre os mais citados no Brasil. Até então, ok, era natural. Mas a repetição do termo por alguns brasileiros que não estão identificados pelo sistema como estando no Brasil fez com que o a frase surgisse no TT mundial. Aí, a coisa complicou.
Como isso aconteceu? Na verdade, um grupo não identificado informou aos "gringos" que "CALA BOCA GALVAO" significava "SALVE O GALVAO". Ainda mais: a campanha dizia que cada vez que um internauta digitasse a frase, automaticamente a instituição, denominada "Instituto Galvao" receberia 0,10 centavos como doação. Isso foi suficiente para se tornar uma febre mundial, como acontece com todos os hoax.
O vídeo, que você poderá ver mais abaixo, utiliza uma referência bem criativa para tocar o coração do internauta e até fazer com que estrangeiros tenham um certo ódio dos brasileiros. A referência no vídeo afirma que a cada anomais de 300 mil pássaros GALVAO são assassinados durante as festas de Carnaval, onde supostamente usaríamos as penas verdes do animal nas fantasias. Para que o vídeo tivesse confiabilidade, foi narrado em inglês.

Vejam bem, enquanto o Orkut só tem peso no Brasil, o Twitter é o ponto de encontro das mídias sociais e, acreditem ou não os leigos, fonte de pautas para jornalistas do mundo tudo. O mundo está de olho no Twitter. E o mundo de repente resolveu se perguntar o que significava "CALA BOCA GALVÃO". E cada pergunta era uma nova citação. E o brasileiro, entrou em ação novamente.

Logo o cartaz no topo desta matéria foi criado e divulgado. A pegadinha fez com que alguns gringos engajados passassem a trabalhar pela salvação do pobre pássaro ameaçado de morte. E o CALA BOCA GALVÃO logo tornou-se o termo mais citado no Twitter em TODO O MUNDO. E o brasileiro, entrou em ação mais uma vez.

O vídeo abaixo, criado pelo Não Salvo, em conjunto com Nandopax e NerdsKamikaze, muito bem produzido, caiu na web, viralizando rapidamente. A piada interna brasileira só ganhava mais detalhes como a divulgação da música CALA BOCA GALVÃO gravada por Lady Gaga. Fake, lógico, mas que atiçou os fãs por todo mundo que passaram a desejar a música “exclusiva”. Confira o vídeo abaixo:

A Globo, que até então parecia ignorar o meme, começou a perceber que a coisa talvez fosse mais complicada do que imaginava quando o El País e o NY Times o citou em matérias. Bombou ainda mais.

Chegou a surgir na web a notícia de que por meio de uma liminar a Rede Globo teria tentado tirar o termo dos TT mundiais. Logicamente, para uma empresa que chegou a divulgar uma circular impondo regras para o uso das redes sociais entre seus funcionários, perder o controle de algo assim estava se tornando um problema complicado de se lidar. O que fazer? Partir para a briga? Ser acusada de impor a censura? Tentar combater milhões? Não. O melhor negócio era na verdade a ÚNICA opção: rir.

Como não tinha como diminuir a repercussão do hoax e sabendo que iria gastar fortunas para enfrentá-la a Globo “resolveu” o problema. Ela fez o que toda pessoa inteligente faz quando recebe um apelido: entrou na brincadeira. E não apenas entrou na brincadeira como, de forma magistral, capitalizou em seu favor todo o hype em cima do meme.

Parece que os hippies estavam a frente de seu tempo. Eles já viviam sobre uma bandeira que PRECISA ser adotada por qualquer marca que resolva ser fazer presente nas mídias sociais. Não dá para ser truculento. O internauta é birrento, quanto mais resistência, mais pressão.

Ao levar na brincadeira a piadinha perde parte da graça. Lógico que não vai impedir muita gente de continuar fazendo barulho e muito menos tirar o CALA BOCA GALVÃO dos TTs. Mas agora a Globo faz parte da brincadeira, ela está participando e não coibindo. Ela agora “ganha” com o hype. Um eficiente controle de crise, realizado por uma empresa que já foi resistente ao meio mas que agora parece ter entendido que não há como fugir dele.

Como prova da ceitação do hoax, o quadro Central da Copa, apresentado nos intervalos dos jogos da Copa do Mundo pela Globo comentou o caso com o próprio protagonista da campanha: Galvão Bueno! Veja abaixo o vídeo e o pronunciamento pessoal do até então ameaçado em extinção, GALVAO:

Bem, tem quem ria. Lamentável é ver que algo desta instância repercutiu mais do que muitas campanhas sérias. Quem bom se as mesmas pessoas que se empenharam neste hoax pudessem se empenhar também nas campanhas de doação e assistência às vítimas dos últimos desastres no mundo. Nesse sentido, o assunto foi comentado novamente pelo GALVÃO BUENO no jogo entre Brasil e Holanda, como uma ideia de transformar a brincadeira num apelo real, em prol dos animais em extinção. Parece que um hoax vai evoluir para a condição de verdadeiro.

Portanto, a campanha CALA BOCA GALVAO é FALSA. Trata-se de um hoax, feito para "zoar" o locutor esportivo global Galvão Bueno. Esperamos então como será a campanha real criada a partir desta brincadeira.

E é claro, não posso deixar de postar o vídeo do programa Pânico na TV, que conseguiu fazer com que a faixa confeccionada por eles aparecesse na mídia mundial Por curiosidade, a imagem acima da faixa é deles. Veja o Vídeo abaixo:

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até a próxima postagem! Para o Caçador de Mistérios, comentários são mais valiosos do que prêmios, por isso, esteja à vontade para comentar!

Fontes:
YOU TUBE - Campanha CALA BOCA GALVAO
YOU TUBE - Central da Copa
YOU TUBE - Pânico na TV
Canal do Bem
Não Salvo
Nandopax
NerdsKamikaze

6 comentários:

  1. Oi luiz,tudo bem?
    sempre venho ao blog para ver
    as materias,queria pedir para vc
    postar uma sobre o caso roswell.
    obrigado

    Thiago

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou novo na net, já sabia do "Cala a Boca Galvão" mas não estava entendendo muito bem. Semre que busco informação, sou bem critico em relação à elas. As suas (informações) fazem sentido e acredito que agora entendo melhor o caso. Primeira vez que visito o blog e espero voltar outras vezes.
    Abraço.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  3. CALA A BOCA GALVAO !!!!

    ResponderExcluir
  4. ( Seiya) a falta do que fazer de algumas pessoas é impressionante! de internautas que ainda escrevem " axim" não é de duvidar nada.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Seiya! E é cada uma que aparece por aqui e por aí na rede...

    ResponderExcluir
  6. adoooooooro sua matérias!!e na minah opnião sobre essa só tenho uma coisa pra dizer: odeio futebol, e pessoas como eu sabem que se tem uma coisa pior que futebol (nada contra quem goste) é narrador de futebol. e o galvão é o pior deles.... Até hoje não esqueço ele dizendo uma vez "E AQUI NA CHINA TODOS ESTÃO TORCENDO PELA CHINA",

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative