BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Restaurante Brasileiro Que Serve Carne Humana


Boa tarde, Seguidores e Leitores do blog Caçador de Mistérios! Que foto estranha acima, não é mesmo?

Ontem choveu granizo aqui na Baixada Fluminense (RJ), mas hoje abriu um dia de sol. Esperamos que esta chuva não tenha chegado á Região Serrana e que o sol possa ter ajudado na reconstrução e demais serviços da cidade.

Um grande abraço e boas vindas ao novo Seguidor Ademir Junior! Obrigado por estar conosco nesta jornada! Vamos para a matéria de hoje?


No final de agosto de 2010, uma história começou a circular pela rede dizendo que um restaurante iria abrir suas portas oferecendo em seu menu Carne Humana! Será mesmo verdade algo tão repugnante e bizarro ou apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Antropofagia, segundo a Wikipedia, é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar o que não se aplica ao canibalismo na maioria das vezes associado ao comportamento predatório. Observe-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintamente.

Um dos grupos canibais mais famosos são os Astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Eles comiam os prisioneiros de guerra e outras vítimas, numa prática conhecida como exocanibalismo ou exofagia, ou seja, canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes. O canibalismo que consiste no ato de consumir parte dos corpos de seus parentes e amigos mortos, é chamado de endocanibalismo.

Em outras ocasiões, a Antropofagia foi considerada necessária para a sobrevivência, mesmo que tenha sido contra a vontade dos que comeram.

Em 1846, um grupo de 90 pessoas liderado por George Donner ficou preso em uma nevasca no alto de Serra Nevada, na Califórnia. Os sobreviventes tiveram que comer a carne de seus companheiros mortos para permanecerem vivos.

Uma história semelhante ocorreu em 1972. Um avião da Força Aérea do Uruguai, que transportava a Selecção de Rúgbi, despenhou na Cordilheira dos Andes. Apenas 16 pessoas se salvaram. O estoque de alimentos a bordo acabou rapidamente e o único meio encontrado pelo grupo para sobreviver foi recorrer aos corpos dos colegas mortos.

Do modo de vista legal, o canibalismo de humanos, quando não se trata de uma situação limite, enquadra-se como crime de mutilação e profanação de cadáver e um grave desrespeito pela dignidade da pessoa humana. Segundo os valores da sociedade ocidental, é um ato repugnante e imoral.

Logo, pudemos perceber que esta notícia, enquadrada nos valores da sociedade ocidental gerou repercussão e polêmica mundialmente, sendo assunto para vários sites e blogs, como o Minuto30.com (foto abaixo)

Mas então? Esta notícia é verdadeira?

Não, não é verdade! Ainda bem que a história é FALSA!

De acordo com a notícia, a inauguração de um restaurante canibal em Berlim, estaria causando enormes protestos e revolta em toda a capital alemã. Apoiados na cultura Wari, o restaurante estaria convocando pessoas dispostas a doar parte do seu próprio corpo para a grande inauguração.

Apesar de ser noticiada em vários meios de comunicação respeitadíssimos como os jornais Folha de São Paulo e o inglês The Guardian, por exemplo, a história é, na verdade, mais um HOAX - um boato eletrônico - jogado na rede.

Segundo investigação da dupla de jornalistas Pedro Aguiar e Laisa Beatris, do Opera Mundi, tudo começou depois de uma entrevista feita pelo jornal sensacionalista alemão Bild com o vereador Michael Braun.

Braun, que é vice-presidente do diretório municipal do Partido Democrata Cristão de lá, disse que havia recebido e-mails de moradores denunciando um tal restaurante Flimé (foto do site acima)e que, segundo as denúncias, havia planos de se abrir uma filial em Berlim. Mas o fato é que nem ele mesmo estava acreditando muito nisso!

Logo em seguida, vários jornais e revistas publicaram a notícia, tanto em suas versões impressas quanto online! E a mentira correu o mundo.

No site do restaurante Flime há uma explicação para a culinária wari. Segundo o texto, comer significa um ato espiritual, onde ganha-se a mente e a força da criatura comida!

Alguns vídeos foram postados no You Tube por usuários que, curiosamente, postaram apenas um vídeo cada, veja o primeiro abaixo - postado por Fernanda30394 (cadastrada no You Tube o dia 17 de agosto de 2010!):

No vídeo mostrado acima, a cena mostrada durante a manifestação contra o canibalismo sugere que tudo aconteceu em Rondônia mas, na verdade, a filmagem foi feita na frente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, mostrada na foto abaixo:

Além do mais, no vídeo o nome da cidade é citado errado duas vezes: primeiro, como "Guarajá Mirim" e depois como "Guajirim-Mirim". Tanto o dono do restaurante - o "brasileiro" Eduardo Amado - quanto a repórter, tentam (em vão) disfarçar o sotaque português. Por mais que a repórter seja mais preparada tecnicamente, ainda assim não engana um autêntico brasileiro.

Em matéria publicada no dia 27 de agosto de 2010, o jornal O Dia Online afirma que a Polícia Federal já está investigando essa história do restaurante que estaria servindo carne humana aos seus clientes e que, para o delegado da PF em Guajará-Mirim, Julio Mitsuo Fujiki, a notícia sobre a existência do restaurante "não passa de uma piada de muito mau gosto" e que já estão tomando as medidas cabíveis.

Segundo O Dia, o prefeito Atalibio José Pegorini, em nota oficial, afirma que desconhece a existência de um estabelecimento desse tipo e o Chefe de gabinete da prefeitura da cidade, Décio Keher Marques se pronunciou também que o lugar descrito "não existe". O prefeito informa também que "abriu uma comissão para averiguar a veracidade do objeto noticiado nesses meios de comunicação, assim como recorrerá judicialmente sobre os danos casados ao município. "

O domínio "flime-restaurante.com" foi criado no dia 11 de agosto de 2010, ou seja, no fim do ano passado! Isso poderia significar duas coisas: Ou os donos do restaurante só se preocuparam em criar um site para o estabelecimento há pouco tempo - devido a enorme repercussão - ou o restaurante também nunca existiu! É uma enorme coincidência o domínio e os usuários que postaram os vídeos no You Tube terem criado suas contas na mesma época.

A notícia sendo falsa, fica uma dúvida no ar:

Qual a intenção disso tudo? Será algum viral de algum novo produto? Será apenas brincadeira de algum desocupado?

Finalmente, há poucos dias da inauguração do tal restaurante, a verdade foi revelada:

Tudo não passou de uma campanha realizada por ativistas do grupo vegetariano VEBU contra o consumo de carnes no mundo! De acordo com o texto exibido no próprio site do falso restaurante (imagem abaixo), "Cada pedaço de carne é uma parte da humanidade".

Portanto, a história é FALSA! Tudo não passou de uma campanha publicitária, porém, feita por uma organização a favor do vegetarianismo! Abaixo, a foto do manifesto:


Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados e Textos Originais:
Wikipedia - Antropofagia
Folha de São Paulo - Notícia Falsa
Jornal Inglês "The Guardian" - Notícia Falsa
Opera Mundi
Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro
E-Farsas
YOU TUBE - Vídeo de "Falsa Reportagem"
Restaurante Flime
Jornal O Dia Online
Flime Restaurante.com - Domínio Falso
VEBU

Um comentário:

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative