Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

As Pulseiras do Equilíbrio


Grande boa tarde a todos os leitores, nesse primeiro artigo de 2011 do Caçador de Mistérios!

Um abraço especial a todos os Comentaristas (Cristal, mandando ver nos comentários!) e aos novos Seguidores do blog: Grabiela Hernández, Lucas Faria e Carol! Pode entrar que a casa é de vocês!

Como vocês todos já sabem, no fim do ano passado houve algumas pequeninas mudanças tanto no layout quanto em promoções no aqui no blog, mas como não surtiram o efeito desejado, foram reavaliadas. Vale a pena lembrar que anteriormente eu havia colocado o Quadro de Seguidores no fim da página, para mostrar mais pessoas. Realmente ficou muito melhor, mas infelizmente, é normal que as pessoas não queiram rolar a "rodinha" do mouse até o fim da página. Por conta disso, não entrou nenhum novo seguidor quase durante 1 mês! Daí, vi que o Quadro não deveria sair de onde estava mesmo, pois lá é mais visível. Conclusão, rapidamente novos leitores se tornaram Seguidores.

Outra coisa foi o "fail" do CONCURSO TOP COMENT'S. Realmente temos por aqui ótimos Comentaristas, mas creio que muitas questões nas regras ficariam meio complicadas para serem realizadas. Por isso, o concurso foi CANCELADO. Mas, o Quadro de TOP 10 COMENTARISTAS continua aí do lado esquerdo do blog.

Bem, aproveito para informar que a página "Minhas Facas e Acessórios" já está disponível para visitas. Lá, todos poderão ver os objetos táticos que possuo e utilizo no dia a dia, em complementação à página do meu perfil. Abaixo, uma foto minha e ao fundo minha parede com alguns destes objetos decorativos:


Bem, vamos ao caso de hoje?

A nova onda que atualmente não sai da cabeça das pessoas é uma tal pulseira que dizem ter "propriedades especiais", desenvolvida por "um cientista" da NASA, a Agência Espacial Americana. Essa é a Pulseira do Equilíbrio! Será que a NASA deixou de pesquisar assuntos espaciais para fabricar inexplicavelmente pulseiras para vender aqui no Brasil para qualquer pessoa ou será que se trata de mais uma farsa da internet? Abram alas para 2011, pois agora entra em ação o Caçador de Mistérios!

Criada em 2007, uma simples pulseira de borracha foi (e está sendo) vendida aos milhares no mundo inteiro. Quem as comprava tinha a plena certeza de que o seu uso lhe traria equilíbrio e melhoras significativas em sua saúde.

Pelo menos essa era a promessa por trás do marketing da Power Balance. A pulseira, que teria sido projetada por um ex-funcionário da NASA (sem nome!), melhoraria a circulação e o equilíbrio do usuário.

O segredo, segundo a propaganda estampada na página inicial do site americano da Power Balance, seriam os dois hologramas embutidos no centro do bracelete que, por causa da sua "fabricação especial, baseada nas filosofias holísticas", iriam interagir com campo magnético do usuário. Isso proporcionaria os benefícios citados ao consumidor. O estranho é que um cientista realmente acreditasse em propriedades holísticas, se ele lida com a razão humana.

Apesar da própria Power Balance reconhecer em seu site não ter feito nenhum teste científico com o produto, a aceitação dos consumidores foi imediata! Em dois anos, amparados por depoimentos de muitas celebridades do esporte, como o piloto brasileiro Rubens Barrichello, além dos surfistas Adriano de Souza e Jadson André, venderam-se milhares dessas pulseirinhas. Fora do Brasil, outros nomes importantes do esporte como Shaquile O'neal, do basquete, a ciclista Willow Koerber e o surfista Bruce Irons também aderiram ao uso da Power Balance.

É claro que os depoimentos desses atletas contribuíram para o aumento nas vendas sem que se precisassem comprovações científicas para o tal poder dos hologramas quânticos.

Efeito placebo

Em entrevista ao jornal El País, em maio de 2010, o médico e professor, Jesus Javier Rojo, mostra o resultado de uma pesquisa feita com 79 voluntários na Faculdade de Educação Física da Universidade Politécnica de Madrid. Segundo o doutor Javier, as pulseiras não exercem efeito algum sobre o equilíbrio do corpo humano!

A pesquisa, que foi liderada pelo médico em maio de 2010, durou 2 semanas e os voluntários - estudantes com 23 anos em média - tiveram que realizar 2 testes de equilíbrio. Um teste com a pulseira e outro sem ela. Das pulseiras selecionadas para o teste, metade delas foi retirada os hologramas (que seria de onde sairiam os "poderes") enquanto que o restante dos produtos ficou intacto. Usando o procedimento "duplo cego", todas as pulseiras foram lacradas no local onde aparecem os hologramas. Tanto quem estava aplicando o teste quanto quem estava sendo testado não sabia qual era a pulseira "normal" ou qual era a danificada.

Rojo afirmou que os dados mostraram que os voluntários erravam ou acertavam os testes independentemente de estarem ou não usando as pulseiras com o holograma. "Os resultados indicam que a pulseira não tem qualquer efeito, a não ser o efeito placebo!", diz o doutor.

Aqui no Brasil, o programa dominical Fantástico mostrou uma reportagem testando as propriedades terapêuticas da Power Balance e os resultados foram praticamente os mesmos realizados pelo doutor Jesus, lá na Espanha.


Falsas pulseiras falsas
Além da Power Balance, outras empresas se aproveitaram do sucesso do produto para criar os genéricos da pulseira. Veja aqui nesse fórum e no jornal português Correio da Manhã que há várias versões não oficiais para o acessório.

Caso você não tenha condições ou não queira desembolsar a grana para comprar a pulseirinha, o blog Mídia Digital ensina, na base do "Faça Você Mesmo", como criar sua própria Power Balance genérica - juntando dois hologramas de cartão de crédito com um elástico de cabelos.

O SIC, canal televisivo de Portugal, também pesquisou as tais pulseiras:

O Jornal da Gazeta exibiu uma reportagem sobre as tais pulseiras. Na matéria, a repórter Sabrina Pires entrevista Carlos Silvares, diretor da Power Balance do Brasil, e até faz um teste de equilíbrio na frente das câmeras. Segundo ela (a repórter), ao colocar a pulseira seu equilíbrio melhorou muito!

Efeito placebo? Auto-sugestão?

Uma pedestre também foi testada e, sem saber do que se tratava a tal pulseira, achou que seu senso de equilíbrio melhorou. Coincidência? O Físico Mikiya Muramatsu também fez o teste mas não notou nenhuma mudança em seu corpo.

Assista ao vídeo e tire suas conclusões!

Posição da Anvisa e de orgãos de outros países

No dia 2 de setembro de 2010, a Anvisa proibiu a veiculação da propaganda do produto no Brasil, porém a sua venda continuou liberada. Em Portugal também houve multa de 15 mil Euros em novembro de 2010 e, na Espanha, a multa foi de 350 mil euros, por propaganda enganosa.

Em janeiro de 2011, a empresa Power Balance publicou uma nota em seu site admitindo:

"Em nossas propagandas, nós afirmamos que os braceletes Power Balance melhoram seu vigor, equilíbrio e flexibilidade.

Nós admitimos que não há provas científicas confiáveis que sustentem nossas afirmações, e portanto nós assumimos uma conduta enganosa, em violação da s52 do Trade Practices Act 1974.

Se você acredita ter sido lesado por nossa propaganda, nós pedimos desculpas e oferecemos reembolso integral."
, diz a nota - traduzida pelo jornalista Humberto Oliveira, do blog O Buteco da Net.

Imagem retirada do site powerbalance

Uma companhia de defesa ao consumidor da Austrália (Australian Competition and Consumer Commission) fez uma pressão para que a empresa Power Balance fosse obrigada a eliminar a publicidade do seu site e da sua embalagem, além de devolver o dinheiro aos consumidores que se sintam enganados e remover as palavras "tecnologia de rendimento" do produto.

Em defesa

Em resposta ao contato realizado pelo site E-Farsas, a Assessoria de Imprensa da On The Beach - representante oficial da Power Balance aqui no Brasil - disse ao E-farsas.com (via telefone) que os problemas mencionados junto à Anvisa já foram resolvidos e que a empresa nunca vendeu o produto como pulseira do equilíbrio, trata-se de um acessório esportivo. Segundo a assessoria, apenas os depoimentos sugerem e atestam os tais benefícios.

No mesmo dia do contato telefônico a empresa enviou-os a seguinte nota, que está sendo enviada a toda a imprensa:

"Nota

A On The Beach, distribuidora oficial e exclusiva da Power Balance no Brasil, informa que toda a publicidade realizada no País está em conformidade com as leis vigentes e com a normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Reforçamos ainda que nosso marketing é voltado para a comercialização de um acessório esportivo. Não divulgamos falsas promessas de benefícios. O uso da Power Balance está ligado a decisão pessoal de cada um."


Em minhas análises, vi o que acontece de mais comum com todos os tipos de objetos que servem de amuleto e coisas do tipo. Realmente ninguém vai reclamar no PROCON que uma pedra de cristal não realizou as funções de cura esotérica, vai da crença de cada pessoa. O mesmo acontece com a tal pulseira, mas ela mesmo, não faz nada a não ser enfeitar o braço.

Na primeira vez que você faz o teste a pessoa desequilibra, na segunda vez, já com a pulseira ou com qualquer outra coisa ou mesmo sem nada, a pessoa não desequilibra porque já conhece a força que vai ser aplicada no braço e inconscientemente os músculos compensam a diferença necessária para manter o equilibrio, faça o teste em casa e diga-me o que acha, leitor. A vigarice está no teste, só isso! Se não houver nenhuma estimulação oral ou visual, fica mais difícil de acontecer o "fantástico equilíbrio".

Gente, fica difícil imaginar que o Brasil vai evoluir rapidamente se ainda existem pessoas que caem nesses tipos de golpe de criança. Pagar R$160,00 ou mais numa pulseira de silicone que não vale R$0,50? Brincadeira, não é? Pagam isso até em camelô!

E tem mais: o ser humano tem a cara de pau de tentar ser esperto em cima dos outros em tudo! Basta que tenha uma brecha e ele vai tentar se dar bem ilicitamente. Várias pessoas deram uma de "esperto" comprando essas pulseiras a fim de melhorar o desempenho em suas atividades profissionais. Tem gente que comprou para lutar melhor, pois não se desequilibra quando o adversário ataca. Outros usam no futebol, para obter vantagem.

Mas infelizmente, sai um objeto e entra outro. Muitas pessoas só se contentam quando tem algo para dar "poder" e culpar quando não dá certo. Não é assim mesmo? Se você não vencer a luta, foi culpa da pulseira que estava com defeito! Na verdade, os espertos foram os que venderam as pulseiras...

Conclusão: A pulseira é um acessório. Um enfeite feito de borracha com dois hologramas no centro. Apenas isso! Caso o consumidor fique mais "equilibrado" ou ache que venha a ter mais disposição ao utilizar a pulseira, fique à vontade. Os hologramas não interferem de maneira alguma com o corpo humano. Portanto, mal não fazem! (apenas para o bolso!)Mas creio que os leitores do Caçador de Mistérios irão pensar melhor antes de caírem nestes golpes.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites pesquisados e Textos Originais:
Power Balance - E.U.A
On The Beach/Power Balence - BR
Jornal El País
You Tube - Detetive Virtual
Fórum
Correio da Manhã
Blog Mídia Digital
SIC Television Portugal
You Tube- Vídeo 2
E-Farsas
O Buteco da Net

8 comentários:

  1. Eita cara. Assim q li o inicio bateu na cabeça. "Efeito Placebo", huahua, mas foi bom ter lido o negócio sobre os seguidores, vo fazer o mesmo, por isso q o numero d seguidores do meu blog paro d crescer. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  2. Essa pulseira é falsa mesmo. Meu amigo comprou, caaara, e não vale nada!!

    ResponderExcluir
  3. Quando entrei no teu blog e vi o assunto do post, gritei por dentro "eu já sabia!".
    Desde o primeiro momento que vi isso circulando por ai, principalmente no pulso de artistas de tv, eu bem vi que era mais um bobagem aderida pela maioria das pessoas! Se não me engane, já houve nos anos 80 uma espécie de card que mostrava o nivel de stress da pessoa, e tbm mais tarde, acho que já nos anos 90, um anel com o mesmo intuito. É tanta coisa que essa gente inventa pra vender que até acho engraçado. Estás de parabéns pelo blog, cada vez mais interessante, e o mais importante, desvendando muita bobagem que anda circulando por ai. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla, tudo bom?
    Obrigado por comentar e se tornar mais uma Seguidora do Caçador de Mistérios! Estasmodas realmente vão e vêm em todas as épocas. Sabe, o ser humano é uma criatura muito criativa, pena que na maioria das vezes utiliza isso com más intenções.
    Grato pelas considerações!
    Outro Abraço!

    ResponderExcluir
  5. oie luis
    Adorei o teu blog, muito legal e interessante, és uma pessoa muito inteligente!

    Beijos, Josiane Dias

    ResponderExcluir
  6. Oi, Josiane, tudo bem?
    obrigado pelos elogios e considerações ao Caçador de Mistérios. É uma imensa satisfação saber que a meta do blog está sendo cumprida e a verdade propagada pela rede.
    Grato e Beijos,
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  7. Pulseira do desequilíbrio... rs
    Obrigado pelas boas vindas! Parabéns pelo blog, novamente!

    ResponderExcluir
  8. Assista este vídeo e veja o diferencial das pulseiras do equilíbrio ENERGYCORP.

    www.energycorpbalance.com.br - Divulgue aos seus amigos !!

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.